Case management: The participation of nurse in the firstattendiment at emergency department

Abstract

Problema: Chefiando um serviço privado de emergência voltado para o atendimento a clientes de alta complexidade, vivencio cotidianamente várias condições que afetam a assistência e o gerenciamento no serviço de emergência, uma delas é o tempo de espera do cliente de emergência que aguarda em média 40 minutos pelo atendimento médico. Encontram-se na recepção da emergência clientes de baixa complexidade categorizados de tipo I e II sem risco de vida, com sinais vitais estáveis e de alta complexidade categorizados de tipo III e IV, com sinais vitais instáveis e instabilidade hemodinâmica1 que as principais situações patológicas atendidas na emergência, o limite entre a demanda e o tempo de atendimento significa aumento de agravos como: seqüelas e risco de vida, principalmente tratando-se das emergências cardiológicas e neurológicas e com o objetivo de diminuir o impacto desta problemática, inserimos enfermeiros plantonistas da unidade de emergência para o controle da porta de entrada dos clientes adultos de clínica médica, iniciando o atendimento da demanda no primeiro atendimento, identificando, priorizando e agilizando condutas prioritárias de emergência para os clientes de complexidade clínica I, II e III. Com base nesta experiência prática, sinto a necessidade de aprofundá-la e validá-la criando dados e informações para que se substancialize o processo de trabalho do enfermeiro no primeiro atendimento, segundo o modelo de Gerenciamento de Caso, definido como: "uma modalidade muito utilizada pela atenção gerenciada americana podendo ser considerada como uma forma particular de revisão prospectiva e concorrente. Pode ser definido como uma equipe de saúde (em algumas organizações um único profissional) que se responsabiliza pela atenção do paciente durante todo o processo clínico e faz julgamentos sobre a necessidade da atenção e sobre os serviços prescritos e recebidos2".

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054872
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

References

Caneti, M. et.al. Guidelines Amil Resgate saúde: Abordagem e Transporte do Paciente Crítico., Rio de Janeiro: Atheneu; 2003.

Gonzales, R, et. al. Gerenciamento de Caso: Um novo enfoque no cuidado à saúde. Rev. Latino Am. Enfermagem. 11(2): 227-31. Março-Abril; 2003. Available from: www.eerp.usp.br/rlaenf

Rampazzo, L. Metodologia Científica: para alunos de graduação e

pós-graduação. São Paulo: Loyola; 2002.p.51-52.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array