Risco para amamentação ineficaz da unidade de terapia intensiva neonatal

Abstract

O problema da pesquisa refere-se ao prematuro internado com risco de desmame precoce. A enfermeira, por sua vez, faz parte do primeiro momento da amamentação, e por isso deve incentivar cada vez mais as mães, ajudando e orientando esse processo, que pode ser gratificante, prazeroso e ao mesmo tempo doloroso e gerar muitos conflitos. egundo Spark; Taylor e Dyer(1) na qual a mãe ou recém-nascido sente insatisfação ou dificuldade no processo da amamentação. Pretendo com esse estudo trabalhar junto às mães dos recém-nascidos internados, a fim de fornecer orientações e de proporcionar segurança, para que as mesmas se sintam capazes de continuar aleitando o seu bebê durante o período de internação do mesmo. Uma vez que o diagnóstico de enfermagem é feito, especifica-se um resultado a ser alcançado e cria-se com isto uma obrigação: a de intervir e a de avaliar a eficácia da intervenção realizada(2) Uma das medidas chave para a mudança é o Aconselhamento para Lactação, prescrição de enfermagem definida por McCloskey e Bullechek(3) interativo de ajuda para auxiliar a manutenção da amamentação bem sucedida. Segundo Bueno; Teruya(4) aconselhar e aconselhamento. Aconselhar é dar conselho é dizer à pessoa o que ela deve fazer; enquanto o aconselhamento é uma forma de atuação do profissional com a mãe onde ele a escuta, procura compreendê-la com seus conhecimentos, oferece ajuda para propiciar que a mãe planeje, tome decisões, se fortaleça para lidar com pressões, aumentando assim sua autoconfiança e auto-estima.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054867
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

References

Spark, S M.; Taylor, C. M.; Dyer, J.G. Diagnóstico em Enfermagem. Rio de Janeiro. Reichmann & Affonso Editores, 2000.

Garcia, T. R.; Nóbrega, M. M. L.; Carvalho, E. C. Nursing process: application to the professional practice. Online Braz J. Nurs (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2004 August; 3(2) Available in: www.uff.br/nepae/objn302garciaetal.htm

McCloskey, J.C; Bulechek, G. M.Classificação das Intervenções de Enfermagem. 3 ed. Porto Alegre: Artimed, 2004.

Bueno, L. G. S; Teruya, K. M. Aconselhamento em amamentação e sua prática. J. Pediatr 2004 agost/set; 80 (5): 126- 130.

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Políticas de Saúde. Normas de Atenção Humanizadas do Recém-nascido de Baixo Peso. Legislação Brasil; Área de Aleitamento Materno. Brasília; 2000.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array