Atendimento inicial ao queimado: conhecimento de estudantes de enfermagem - estudo transversal
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Palavras-chave

Nursing Assessment
Schools Nursing
Emergency Nursing
Public Health Evaluación en Enfermería
Esculeas de Enfermería
Enfermería de Urgencia
Salud Pública Avaliação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Enfermagem em Emergência
Saúde Pública

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Resumo

Problema: A literatura científica tem apontado lacunas no conhecimento de enfermeiros sobre o atendimento às vítimas de queimaduras. Objetivo: Verificar o conhecimento teórico de estudantes de enfermagem sobre o atendimento inicial ao queimado em unidades de urgência. Método: Estudo transversal com 107 alunos de enfermagem de quatro instituições de ensino superior da Região Metropolitana de Maringá (PR), utilizando um questionário semiestruturado para coleta de dados. A associação foi avaliada por meio do teste qui-quadrado, considerando nível de significância p≤ 0,05. Resultados: Apenas 22,4% dos estudantes apresentaram conhecimento satisfatório. Houve associação entre conhecimento satisfatório e pertencer à instituição pública (OR= 3,1; p= 0,01444), ter realizado assistência de enfermagem no atendimento inicial a vítimas de queimaduras (OR= 3,6; p= 0,006530) e ter presenciado o atendimento inicial ao queimado (OR= 2,7; p= 0,03431). Conclusão: O desconhecimento dos discentes revela a necessidade de repensar estratégias de ensino que promovam melhorias referentes ao conhecimento desses acadêmicos.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144744
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