Sujeito rodoviário e o mundo da vida de quem trabalha: estudo descritivo

Resumo

Trata-se de um projeto de dissertação para o Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde, teorização de saberes e práticas do cuidado. Objetivos: compreender os impactos causados na saúde do sujeito que trabalha no transporte coletivo (ônibus) com ênfase na visão dos motoristas acerca da qualidade de vida; interpretar o que o motorista de ônibus considera como “qualidade de vida” aplicável à rotina dele; propor medidas que resgatem a qualidade de vida do sujeito rodoviário. Método: pesquisa de campo não experimental, do tipo descritiva e abordagem qualitativa, realizada no leste fluminense do Rio de Janeiro. Serão realizadas entrevistas, em novembro e dezembro de 2013, tendo como alvo 250 motoristas de ônibus, por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados serão tratados com ênfase na fenomenologia com base na teoria de Maurice Merleau-Ponty e teoria freudiana.

HTML (Inglês)
HTML (Espanhol)
HTML
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
PDF
EPUB (Inglês)
EPUB (Espanhol)
EPUB

Referências

Brasil. Lei nº. 12.587, de 3 de Janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União 4 Jan 2012.

Associação Brasileira de Qualidade de Vida [homepage in the internet]. Qual o significado de qualidade de vida no trabalho? [cited 2013 June 28]. Available from: http://www.abqv.com.br/imprensa/Content.aspx?id=384.

Oliveira EB, Lisboa MTL. The impact of noise for the nursing workers health and the work process. Online braz j nurs [internet]. 2007 [Cited 2013 June 30]; 6(3): [about 3 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/1237. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20071237.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.