v12sup 4536pt

RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

 

A consulta de enfermagem na visita domiciliar do banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro: um espaço de ações educativas

 

Márcia Rocha da Silva Alves1, Simone Cruz Machado Ferreira1, Marilda Andrade1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivos: Desenvolver instrumento padrão para consulta de enfermagem no domicílio da mulher; caracterizar a consulta na visita domiciliar, estabelecendo sua articulação com as ações educativas desenvolvidas pela enfermeira e; analisar a prática desta consulta, considerando a ótica da mulher doadora.
Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Teve como cenário o banco de leite humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói, RJ. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 mulheres, cujos dados foram agrupados em duas categorias.
Resultados: Categorias analíticas: A visita domiciliar e a prática educativa da enfermeira; A consulta de enfermagem no domicílio sob a ótica da mulher nutriz. Elaborado instrumento padrão para consulta de enfermagem.
Conclusão: A ações educativas da enfermeira na visita domiciliar possuem três eixos principais: o incentivo ao aleitamento materno, os cuidados necessários ao bebê e à mãe, e a coleta de leite humano realizada de forma segura.
Descritores: Enfermagem; Bancos de Leite; Visita Domiciliar; Educação em Saúde.


 

INTRODUÇÃO

O desconhecimento da prática da amamentação só é percebido no ato de amamentar e tem como consequência: dúvidas, medos, angústias e insegurança. Entretanto, a enfermeira pode ser uma facilitadora neste processo, auxiliando a mulher-nutriz com conhecimento científico, estabelecendo uma relação de ajuda e trocando experiências e vivências no contato com a mulher.

Assim, realizar a consulta de enfermagem no domicílio da mulher doadora significa uma assistência prestada ao indivíduo, à família e à comunidade, de modo sistemático e contínuo, com a finalidade de promover a saúde mediante o diagnóstico e tratamento precoces, retratando as ações educativas realizadas pela enfermeira e determinando como esse profissional deverá agir.(1)

Empreender a consulta de enfermagem significa estar realizando um atendimento integral à criança, à mulher, à família e à sociedade, indo além das intercorrências, considerando a questão educativa, o que lhe permite prevenir precocemente os agravos à saúde.(2)

A visita domiciliar entendida como um espaço de ações educativas realizadas pela enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro (BLH/HUAP) concretiza-se mediante a consulta de enfermagem na qual se busca ouvir, orientar e retirar dúvidas acerca da amamentação, avaliar a mulher nutriz e seu bebê, e também coletar seu excesso de leite. Como este processo não se resume apenas ao binômio mãe-filho, os familiares presentes devem se estimulados a participar, compartilhando da experiência com a mulher.

 

OBJETIVOS

Desenvolver um instrumento padrão com conteúdo técnico-científico com estratégia para a consulta de enfermagem no domicílio da mulher; caracterizar a consulta de enfermagem na visita domiciliar, estabelecendo sua articulação com as ações educativas desenvolvidas pela enfermeira do BLH/HUAP e; analisar a prática da consulta de enfermagem desenvolvida na visita domiciliar, considerando a ótica da mulher doadora para elaboração de um instrumento técnico-científico padrão.

 

MÉTODO

Pesquisa descritiva do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa.(3) O cenário do estudo foi o BLH/HUAP, uma vez que a visita domiciliar é uma prática institucionalizada nesta unidade que promove o aleitamento materno e a coleta do leite humano, utilizando como estratégia as orientações da enfermeira no domicílio da mulher. Assim, as entrevistas foram realizadas nas casas das nutrizes, aproveitando-se o momento da consulta de enfermagem na visita domiciliar. Os sujeitos deste estudo foram 22 mulheres cadastradas, entrevistadas no período de janeiro a outubro de 2012. Para identificar as depoentes, utilizou-se o pseudônimo Maria, por entender que Maria, mãe de Jesus, foi a mulher que deu o maior exemplo de mulher que doa. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com nº CAAE: 0308.0.258.000.111.

 

RESULTADOS

O estudo apresenta duas categorias analíticas: A visita domiciliar e a prática educativa da enfermeira e; A consulta de enfermagem no domicílio sob a ótica da mulher nutriz. Em síntese essas categorias se referem às ações educativas realizadas pela enfermeira na casa das mulheres entrevistadas e sua importância no contexto dessas depoentes. As reflexões deste estudo resultaram num roteiro orientador da consulta de enfermagem, que possibilitará melhor abordagem para orientação da mulher nutriz em seu domicílio.

 

CONCLUSÃO

A visita domiciliar é uma estratégia utilizada pela enfermeira do banco de leite para que se efetive a consulta de enfermagem e favoreça a sua prática educativa, cujo conteúdo possui três eixos principais: o incentivo ao aleitamento materno, os cuidados necessários ao bebê e à mãe, e a coleta de leite humano realizada de forma adequada para o devido aproveitamento de seu produto.
Desta forma, as ações educativas implementadas pela enfermeira no domicílio da mulher seguem uma sequência prevista na consulta de enfermagem, porém, a partir da avaliação realizada na mesma, passa a ter especificidades que atendam às necessidades percebidas. Neste movimento de reflexão, apreende-se que existem mulheres que precisam ser mais orientadas quanto à amamentação, pega, cuidados com as mamas, enquanto outras desconhecem os procedimentos envolvidos na coleta e conservação do leite e, ainda, as que temem não saber cuidar bem de seus bebês, por não entenderem o que precisam e, assim, não cumprir bem seu papel de mãe.

 

REFERÊNCIAS

1. Carvalho SC, Silva CP. Reflexo da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Consulta de Enfermagem. Revista Rede de Cuidados em Saúde [ Internet ]. 2008 [ cited 2013 Sept 6 ] 2 (2): [ about 5 p. ]. Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/viewFile/91/101  

2. Kalinowski LC, Favero L, Carraro TE, Wall ML, Lacerda MR. Postpartum primipara at home and associated nursing care: Grounded Theory. Online braz j nurs [ Internet ]. 2012 Nov [ cited 2013 Sept 7 ] 11 (3): 701-19. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3852. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20120046

3. Figueiredo, NMA. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis; 2007.

 

 

LUGAR, DATA DE DEFESA: Rio de Janeiro, Brasil. 21 de dezembro de 2012.

EXAMINADORES: Prof. Dr. Marilda Andrade (Presidente da Banca Examinadora); Eng. Dr. Danielle Aparecida da Silva (Membro Examinador); Prof. Dr. Simone Cruz Machado Ferreira (Membro Examinador).

REFERÊNCIA: Alves MRS. A consulta de enfermagem na visita domiciliar do banco de leite humano do Hospital Universitário Antônio Pedro: um espaço de ações educativas. Niterói. Dissertação [ Mestrado em Enfermagem ]  - Universidade Federal Fluminense; 2012.

 

 

Recebido: 30/08/2013
Revisado: 05/09/2013
Aprovado: 07/09/2013