Reabilitação em dependência química: Pesquisa-intervenção numa organização militar de saúde.
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Arquivos suplementares

REABILITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA: PESQUISA–INTERVENÇÃO NUMA ORGANIZAÇÃO MILITAR DE SAÚDE

Palavras-chave

Problema
O uso abusivo do álcool e outras drogas constitui um grave problema de saúde pública
fato que reflete o aumento do número de dependentes químicos entre os militares do Exército Brasileiro. Objetivos
Objetivou-se investigar as implicações do uso Problema
El uso abusivo de alcohol y otras drogas contituye un grave problema de salud pública
hecho que refleja el aumento de números de dependientes químicos entre los militares del ejército brasileño. Objetivos
El objetivo es investigar las implica Substance dependency Alcohol Drinking Brazilian Army

PlumX Metrics

Resumo

Problema: O uso abusivo do álcool e outras drogas constitui um grave problema de saúde pública, fato que reflete o aumento do número de dependentes químicos entre os militares do Exército Brasileiro. Objetivos:Objetivou-se investigar as implicações do uso de drogas por estes militares, bem como os atravessamentos presentes no processo de reabilitação. Método: Estudo qualitativo descritivo, realizado num Centro de Recuperação do Exército Brasileiro. Coleta de dados: Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação direta e do olhar da pesquisadora, que iniciou um movimento de implicação a partir da utilização de um diário de campo. Resultados: A análise dos dados será construída a partir das categorias emergidas e após a aproximação das falas dos sujeitos entrevistados, dos gestos, do vivido e da troca de impressões e experiências. O período de duração desta pesquisa será de dois anos.


https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S013
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

PASSOS E H, SOUZA T P. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de guerra às drogas. Psicologia e sociedade. 2011 Abr -Jun; 23( 1 ) 154-162.

Ribeiro M, Laranjeira R. O tratamento do usuário de crack, avaliação clínica, psicossocial, neuropsicológica e de risco: terapias psicológicas, farmacoterapia e reabilitação nos ambientes de tratamento. Ed. Casa da Leitura Médica. São Paulo:2010.

Oliveira E, Mendonça J. Family member with chemical dependency and consequent burden suffered by the family: descriptive research. Online Brazilian Journal of Nursing, NorthAmerica,11,apr.2012.Availableat:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3480. Date accessed: 24 Jun. 2012.