Rede de apoio social à doadora de leite humano: estudo transversal

Resumen

Os principais objetivos deste estudo são conhecer como a rede de apoio social tem sido estruturado para a doação de leite humano e compreender como a informação oferecida aos doadores potenciais são percebidos por eles. O apoio social é entendido como um grupo de atores diferentes, incluindo pessoas e instituições. Mapeamento da rede social de doação de leite humano é um procedimento estratégico que representa grande importância para os atores sociais envolvidos no processo de doação de leite: familiares participantes na dinâmica da família, bem como sistemas externos, que têm importante influência sobre interações e comportamento da doação. Essas interações representam um instrumento seguro e ativo para assegurar que é possível tornar visível e valioso os vínculos sociais relacionais e recursos e material para apoiar a doação. Esta pesquisa pode fornecer elementos para compreender o comportamento da doação e sustentar campanhas educativas relacionadas à doação de leite humano, contribuindo para fortalecer a rede social do doador e planejar ações estratégicas.

Descritores: Milk, Human; Gift Giving; Health Public Policy.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20113535
HTML (Português (Brasil))
HTML
HTML (English)
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Citas

Griboski RA, Guilhem DB, Branco JDC. Adolescent, Sexuality and Situations of Vulnerability. A Qualitative Study. Online Brazilian Journal Nursing [online] 2007; [Capturado em 21 Jul. 2011]; v. Esp. Disponível em:

http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2007.1061/240

Alencar LCE de, Seidl EMF. Doação de leite humano: experiência de mulheres doadoras. Rev Saúde Pública 2009 fev; 43(1):70-7.

Alencar LCE de, Seidl EMF. Doação de leite humano e apoio social: relato de mulheres doadoras. Rev Latino-Am Enfermagem 2010 mai-jun;18(3):381-9.