Problem-based learning in cardiopulmonary resuscitation on a virtual learning environment – methodological research

 

 Pedro Miguel Garcez Sardo*; Dra. Grace Teresinha Marcon Dal Sasso*

*UFSC

 Resumo: A parada cardíaca súbita a é uma das principais causas de morte em todo o mundo, contudo alguns enfermeiros enfrentam diversas dificuldades na prestação do Suporte Básico e Avançada de Vida. Acreditamos que as metodologias ativas, tais como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) podem ser uma boa opção para melhorar o processo de aprendizagem na Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa metodológica e uma produção tecnológica de natureza quantitativa que visa desenvolver a Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cárdio-Pulmonar em um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Graduação em Enfermagem. A pesquisa atende aos princípios éticos recomendados pela Resolução 196/96. Os instrumentos usados para a coleta de dados são: (1) Ambiente Virtual de Aprendizagem com os seus recursos, atividades e ferramentas; (2) Formulário baseado no Padrão ISO/IEC 9126 com três perguntas abertas extra para avaliar a metodologia de ABP. Esperamos que a utilização da metodologia de ABP aprimore as habilidades e capacidades dos enfermeiros para resolverem problemas da vida real, quando comparada com a educação tradicional. 

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Ressuscitação Cardiopulmonar; Educação a Distância; Educação em Enfermagem.
 

Situação problema e sua significância

A parada cardíaca súbita é uma das principais causas de morte em todo o mundo e apesar de várias Escolas de Enfermagem englobarem nos seus currículos conteúdos relacionados com o Suporte Básico e Avançado de Vida, a experiência demonstra que a maior parte dos enfermeiros recém-formados não se sentem capacitados para atuar em situações de Parada Cárdio-Pulmonar.

Atentos à necessidade de mudança na formação dos profissionais de saúde, vários autores têm desenvolvido estudos sobre as metodologias ativas de aprendizagem, nomeadamente a Aprendizagem Baseada em Problemas.

Atualmente as tecnologias da informação e da comunicação representam uma importante ferramenta na Educação (e pesquisa) em Enfermagem, tanto no suporte à Educação Presencial quanto no desenvolvimento da Educação a Distância.1

Deste modo, a utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem representa um caminho que combina tecnologia de informação e comunicação e integra múltiplas mídias, linguagens e recursos, permitindo a utilização de metodologias ativas (como a Aprendizagem Baseada em Problemas).2

Diante deste contexto optou-se em desenvolver uma proposta de Mestrado inovadora, embasada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem que represente uma alternativa atrativa para deslocar o foco da educação de “o que ensinar” para “o que aprender”. 

Questão norteadora

Como desenvolver a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cárdio-Pulmonar em um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina? 

Objetivos

(1) Estruturar os conteúdos de Reanimação Cárdio-Pulmonar na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem; (2) Implementar a Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cárdio-Pulmonar no Ambiente Virtual de Aprendizagem com os alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina; (3) Avaliar a Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cárdio-Pulmonar no Ambiente Virtual de Aprendizagem mediante instrumentos específicos. 

Metodologia (referencial teórico e técnica de pesquisa)

Trata-se de uma pesquisa metodológica e produção tecnológica em e-learning de natureza quantitativa fundamentada no Referencial Construtivista e nas raízes da Aprendizagem Baseada em Problemas.3

Foram convidados a participar desta proposta todos os alunos da 3ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC; dois docentes especialistas no conteúdo de RCP e dois especialistas na área da informática.

Este estudo está fundamentado na Resolução n.196/96 que determina as Diretrizes e Normas Regulamentadoras da Pesquisa envolvendo Seres Humanos. Foi aprovado pela Direção do Departamento de Enfermagem da UFSC e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC.

Todos os participantes do estudo receberam as informações pertinentes ao estudo e, mediante o termo de consentimento livre e esclarecido, têm total liberdade de participar ou não do mesmo e desistir a qualquer momento.

Dentre os instrumentos de coleta de dados utilizados destacam-se: (1) O próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem, com os seus recursos, atividades e ferramentas; (2) Formulário fundamentado no Padrão ISO/IEC 9126 que permitirá avaliar a qualidade da proposta desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Neste formulário foram ainda acrescentadas três questões abertas para avaliação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. 

Percebeu-se durante o desenvolvimento do estudo que alguns alunos ainda estão profundamente enraizados nos métodos tradicionais de ensino. No entanto, acredita-se que uma prática educativa de Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cardio-Pulmonar em um Ambiente Virtual de Aprendizagem lhes permitirá adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes; construir o conhecimento no seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem, utilizando suas experiências e tendo uma maior independência e autonomia nas suas decisões e escolhas. Por fim, acredita-se que ao participarem desta proposta, os alunos terão outras possibilidades para aprender e atuar em situações de Parada Cárdio-Pulmonar de acordo com as orientações da Americam Heart Association de 2005.  

Bibliografia de referência 

1. Schatkoski AM, Catalan VM, da Silva APSS, Alves RHK Pedro ENR, Cogo, ALP. Hypertext, educational game, and simulation concerning oxygen therapy and their use by nursing students. An exploratory study. Online Braz J Nurs [periódico na Internet]. 2007 [citado 2007 set 17]; 6(0): [aproximadamente 8 p.]. Disponível em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/636/149 

2. Barbosa SFF, Sasso GTMD. Internet e Saúde: um guia para os profissionais. Blumenau: Nova Letra; 2007. 

3. Walsh A. The tutor in problem based learning: A novice’s guide. Hamilton: McMaster Universyty; 2005.

Dados do projeto: Projeto de dissertação submetido ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, aprovado em 12/06/2007 pela banca examinadora composta por: Dra. Grace T. M. Dal Sasso (UFSC); Dra. Sayonara de Fátima Barbosa (UFSC); Dra. Marta Lenise do Prado (UFSC). 

Aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina em 27/11/2006 com o Nº. Parecer 0279/2006.

Endereço para correspondência: Pedro Miguel Garcez Sardo - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Enfermagem - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Campus Universitário – Trindade - CEP: 88040-970 - Florianópolis – Santa Catarina – Brasil - Telefone: 48 96281283

Received Sep 19th, 2007

Accepted: Sep 23 th, 2007