Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente submetido ao cateterismo cardíaco

Rosane B. Lourenci, Marilda Andrade
 

Resumo. A hospitalização em decorrência das doenças cardiovasculares cria uma forte carga emocional sobre a estrutura psicológica do paciente, que se sente carente de informações sobre a sua patologia e necessita sistematicamente da assistência dos profissionais, objetivando o medo de enfrentamento do desconhecido, principalmente em relação à imaginação da gravidade do problema. O presente estudo resultou da necessidade de buscar novos conhecimentos que venham nortear a prática voltada para o cuidado dos pacientes coronários que necessitam da realização do procedimento diagnóstico invasivo (Cateterismo Cardíaco - CAT). O objetivo geral deste estudo é elaborar a sistematização do cuidado ao cliente internado submetido ao cateterismo cardíaco, a partir de suas necessidades e discutir estas necessidades através da análise crítica dos modelos de assistência. Este estudo possui abordagem qualitativa onde foram utilizadas técnicas que permitiram a obtenção de elementos que compõem as representações sociais dos pacientes frente ao cateterismo cardíaco, organizadas em três etapas, sendo: Pré-análise (contato com o material a ser analisado), Exploração (transformação dos dados brutos) e Tratamento (a inferência e a interpretação dos resultados). Os dados foram coletados no período de agosto de 2005 a outubro de 2005, na Unidade de Cardiologia do Hospital Santa Casa da Misericórdia na cidade do Rio de Janeiro. A coleta dos dados teve início após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Antônio Pedro. No presente projeto até o momento estamos realizando a análise dos resultados, que preliminarmente, nos mostram que houve uma confirmação em relação ao que foi imaginado no âmbito dos sentimentos que surgem a partir da perspectiva da realização do procedimento diagnóstico invasivo (cateterismo cardíaco - CAT) nos pacientes internados.

Palavras-chave: Enfermagem – Assistência ao paciente – Cateterismo cardíaco

   

Situação problema e sua significância:

As recentes pesquisas realizadas em vários países comprovam que os hábitos de vida atuais são os responsáveis por 54% (cinqüenta e quatro) por cento, do risco de morte por infarto. Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (STM / Ministério da Saúde) evidenciam que, nas capitais brasileiras, houve um aumento significativo de mortes causadas por doenças cardiovasculares1. A hospitalização em decorrência das doenças cardiovasculares cria uma forte carga emocional sobre a estrutura psicológica do paciente, que se sente carente de informações sobre a sua patologia e necessita sistematicamente da assistência dos profissionais de enfermagem, objetivando o medo de enfrentamento do desconhecido, principalmente em relação à imaginação da gravidade do problema2. O presente estudo resultou da necessidade de buscar novos conhecimentos que venham nortear a prática voltada para o cuidado dos pacientes coronários que necessitam da realização do procedimento diagnóstico invasivo (Cateterismo Cardíaco - CAT).

Objetivo:

O objetivo geral deste estudo é elaborar a sistematização do cuidado ao cliente internado submetido ao cateterismo cardíaco, a partir de suas necessidades e discutir estas necessidades através da análise crítica dos modelos de assistência.

Metodologia:

Este estudo possui abordagem qualitativa onde foram utilizadas técnicas que permitiram a obtenção de elementos que compõem as representações sociais dos pacientes frente ao cateterismo cardíaco, organizadas em três etapas, sendo: Pré-análise (contato com o material a ser analisado), Exploração (transformação dos dados brutos) e Tratamento (a inferência e a interpretação dos resultados)3. Os dados foram coletados no período de agosto de 2005 a novembro de 2005, na Unidade de Cardiologia do Hospital Santa Casa da Misericórdia na cidade do Rio de Janeiro. A coleta dos dados teve início após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição. No momento estamos realizando a análise dos resultados, que preliminarmente, nos mostram que houve uma confirmação em relação ao que foi imaginado no âmbito dos sentimentos que surgem a partir da perspectiva da realização do procedimento diagnóstico invasivo (cateterismo cardíaco - CAT) nos pacientes internados.

Bibliografia de referência:

Secretária de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro(RJ). Campanhas Agita Rio, Vidas em Movimento. Capturado em: 23  jul 2004. Disponível em: http://www.saude.rj.gov.br

Meltzer LE, Pinneo R, Kitchell JR. Os cuidados de enfermagem na unidade coronária. In: Meltzer LE, Pinneo R, Kitchell JR. Enfermagem na unidade coronariana. 3ª ed. São Paulo: Atheneu; 2000. p.71 – 76.

 Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70; 1977

Cruz, I.C.F.da Nursing research in Brazil: the client with arterial hypertension or at risk Online Brazilian Journal of Nursing 2002 [Online]; 1 (1). Available at: www.uff.br/nepae/objn101icruz.htm

Dados do projeto:

 Projeto de Dissertação do Programa de Pós-graduação Strictu Senso Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF.
Aprovado em 20/09/05 pela banca composta por:
Profª Drª Marilda Andrade,
Profª Drª: Marluce Andrade Conceição Stipp e
Profª MSc: Valéria Zadra de Mattos.

Aprovação no CEP CMM/HUAP em 17/08/05 parecer nº. 118/05

Apoio Financeiro à pesquisa: RIP – Refratários Isolamento e Pintura LTDA.