Online braz j nurs

Knowledge and practices in nursing care to clients with wounds: the case of the city of Cruzeiro do Sul - Acre - Brazil

Saberes e práticas nos cuidados da enfermagem aos clientes com feridas: o caso do município de Cruzeiro do Sul - Acre – Brasil 

Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado*, Fátima Helena do Espírito Santo*

* Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/ Universidade Federal Fluminense – UFF

Abstract:  This is a project of the Academic Master's thesis of Care Sciences, Universidade Federal Fluminense, whose objectives are to describe how members of the nursing staff caring for clients with injuries, to identify how these clients are cared for and discuss the knowledge and practices in interactions of members of the nursing staff and clients with wounds. Qualitative study of the case study, to be held with members of the nursing staff and clients with wounds in a primary in the city of Cruzeiro do Sul, state of Acre. Data collection occurs through systematic observation and semi-structured interviews, which will be subjected to thematic analysis and discussed based on the Theory of Diversity and Universality of Cultural Care Madeleine Leininger.

Keywords: nursing - nursing care - patients – wounds

Resumo: Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado da Universidade Federal Fluminense, cujos objetivos são descrever como os membros da equipe de enfermagem cuidam dos clientes com feridas, identificar como esses clientes se cuidam e discutir os saberes e práticas nas interações dos membros da equipe de enfermagem e os clientes com feridas. Estudo qualitativo do tipo estudo de caso, a ser realizado com membros da equipe de enfermagem e clientes com feridas em uma unidade básica do Município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. A coleta de dados ocorrerá através da observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas, os quais serão submetidos à análise temática e discutidos com base na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger.

Palavras chaves: enfermagem – cuidado de enfermagem – pacientes - feridas

Situação Problema e sua significância: Entendemos que a arte de cuidar é complexa, pois envolve duas pessoas, que apresentam emoções, sentimentos, necessidades e valores próprios e, para cuidar do outro é preciso saber cuidar de si e valorizar o ser humano no processo de cuidar1). Nesse sentido, considerando as peculiaridades do Município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre, onde é comum os clientes usarem formas de tratamento populares para o tratamento de feridas, como ervas próprias da região, emerge a necessidade de aliarmos saberes e práticas no cuidado a estes clientes, valorizando suas crenças, seus valores e conhecimentos, os quais são aprendidos e compartilhados no grupo social a que pertencem(3;4), proporcionando uma relação dialógica visando identificar e atender as suas necessidades. Portanto, é preciso considerar que o cuidado transcende o tratamento das feridas, devendo englobar o cliente e, para que isso ocorra, o profissional deve ter além da competência técnica, a competência humana(2) para saber orientar esses clientes com feridas em seu contexto cultural.

Objetivos: Descrever como os membros da equipe de enfermagem do Município de Cruzeiro do Sul cuidam dos clientes com feridas, identificar como esses clientes se cuidam e discutir os saberes e práticas nas interações dos membros da equipe de enfermagem e os clientes com feridas.

Questões norteadoras: Como os membros da equipe de enfermagem cuidam dos clientes com feridas? Como os clientes com feridas se cuidam? Quais são os saberes e práticas nas interações dos membros da equipe de enfermagem e os clientes com feridas?

Metodologia

Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso(5). Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, protocolo nº 87/09, CAAE:3330.0.000.258-09. A pesquisa será realizada com membros da equipe de enfermagem e clientes com feridas em uma unidade básica de saúde no Município de Cruzeiro do Sul, Acre. A coleta de dados ocorrerá através da observação sistemática e entrevistas semi-estruturadas, os quais serão submetidos à análise temática e discutidos com base na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Quanto aos aspectos éticos, foi obedecida a Portaria nº 196/96 do MS que regulamenta os critérios para pesquisas envolvendo seres humanos.

Referências Bibliográficas:

1. Waldow VR. Cuidar Expressão Humanizadora da Enfermagem. Petrópolis: Vozes; 2006.

2. Figueredo NMA, Silva RCL, Silva CRL. Introdução In: Silva RCLS, Figueredo, NMA, Meirelles IS. Feridas fundamentos e atualizações em enfermagem. São Paulo: Yendis, 2008.

3- Silva DMS, Mocelin KR. O cuidado de enfermagem ao cliente portador de feridas sob a ótica do cuidado transcultural. Revista Nursing, São Paulo, 9 (105), p. 81-88, fev. 2007.

4- Oriá MOB, Ximenes LB, Alves MDS. Madeleine Leininger and the Theory of the Cultural Care Diversity and Universality: an Historical Overview. Online Braz J Nurs (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2005 August; 4(2) Available in: www.uff.br/nepae/objn402oriaetal.htm   

5. Yin RK. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre : Bookman, 2005

 

Dados do projeto:

Projeto de dissertação do Programa de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF, aprovado em 21/12/09, pela seguinte banca: Drª Fátima Helena do Espírito Santo (Orientadora); Drª Isaura Setenta Porto (1º membro); Drª Marilda Andrade (2º membro) e Drª Lina Márcia Berardinelli (Suplente).

Apoio Financeiro à Pesquisa: FAPERJ. Concessão de bolsa de mestrado.

Orientadora: Profª Drª Fátima Helena do Espírito Santo.

Endereço para correspondência: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado. Rua Porto de Pedras, 70, Apt 401. Padre Miguel. RJ. Cep: 21870-350. Endereço eletrônico: carlalcoforado@globo.com.

Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob nº CAAE: 3330.0.000.258-09.