Technique and care under the nursing working process in the Family Health Program: a qualitative research

Técnica e Cuidado no processo de trabalho de enfermagem no Programa de Saúde da Família: Um estudo qualitativo 

Haldria Vale Jantorno1; Jaqueline Teresinha Ferreira2  

1 Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), RJ,  Brasil; 2 Orientadora e Professora do Mestrado Profissional de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), RJ, Brasil. 

ABSTRACT: The actions assigned to each professional member of the Family Health team are proposed by the Ministry of Health. Guidelines developed by the Municipal Health Departments seek to support the providers according to the specific context of each township. This project aims to characterize the activities of the nurses in relation to the techniques and care within this program in Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, southeastern Brazil. It is a qualitative research using participatory observations and semi-structured interviews with these providers. Its aims to address issues related to their identity, the social representation of nursing, and the need to verify their knowledge about the guidelines and how is observed in the working process. It will possibly contribute  for the reflection about the nursing practice under the public health scope.  

Key words: Family Health Program, Nursing, Nursing Working Process 

RESUMO: As ações designadas a cada profissional da equipe de profissionais do Programa de Saúde da Família são propostas pelo Ministério da Saúde. Protocolos elaborados pelas Secretarias de Saúde visam respaldar o profissional diante de contextos específicos de cada município. Este projeto visa caracterizar as atividades do enfermeiro no que diz respeito à técnica e ao cuidado neste Programa no município de Cachoeiro de Itapemirim, sul do estado do Espírito Santo, região sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando as técnicas de observação participante e entrevistas semi-estruturadas junto a estes profissionais. O estudo visa questões sobre a identidade, a representação social da enfermagem e da necessidade de constatar qual o conhecimento destes profissionais sobre os protocolos e como isso reflete no processo de trabalho. Espera-se contribuir para a reflexão da prática da enfermagem no âmbito da saúde pública. 

Palavras-chave: Programa de Saúde da Família, enfermeiro, processo de trabalho 

Situação problema

Este estudo surgiu diante das inquietações sobre o processo de trabalho do enfermeiro no âmbito da Saúde Pública. O universo de pesquisa é o Programa de Saúde da Família do município de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

O Programa de Saúde da Família foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde. Cada equipe de PSF deve ser composta por um Médico, um Enfermeiro, um Técnico de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. (1;2;3)  O Ministério da Saúde atribuiu para cada profissional que compõe a equipe do Programa  competências definidas pela NOAS (Norma Operacional de Assistência à Saúde). Para o envolvimento dessas atividades, há protocolos elaborados pela Secretaria de Saúde, dando suporte/respaldo ao profissional perante seus atos diante do contexto específico de cada município. O enfermeiro desempenha um papel importante nesta equipe acumulando funções técnico/administrativas bem como as relacionadas ao cuidado com o paciente. Esta pesquisa quer identificar como o conhecimento destes protocolos e o envolvimento do profissional no seu processo de trabalho influenciam na sua identidade e na sua representação social da profissão.

Atavés deste estudo espera-se contribuir para a reflexão do processo de trabalho do enfermeiro no contexto do Programa de Saúde da Família.  

Objetivos

Identificar as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro e o seu conhecimento sobre os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde do Programa de Saúde da Família no município de Cachoeiro de Itapemirim. Igualmente busca-se analisar como se constrói a sua identidade profissional e como isso se reflete no processo de trabalho neste contexto. 

Metodologia

            Trata-se de um estudo descritivo e de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada nas Unidades de Saúde da Família, localizadas no município de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente a cidade conta com 27 equipes do Programa de Saúde da Família totalizando 353 profissionais sendo 42 enfermeiros. As técnicas de pesquisa contam com a observação participante das atividades e da  relação do enfermeiro com a equipe de saúde bem como de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram realizadas no período de fevereiro e março de 2008 com 20% dos enfermeiros do Programa do município em estudo, escolhidos aleatoriamente, tendo como único critério que tivessem vínculo empregatício e aceitassem participar da pesquisa. 

            Quanto aos aspectos éticos, foi obedecida a Portaria nº 196/96 do MS que regulamenta os critérios para a pesquisa utilizando seres humanos. 

Bibliografia  

1. Cordeiro H. O PSF como estratégia de mudança do modelo assistencial do SUS. Ministério da Saúde da Família: construindo um novo modelo. Caderno de Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde; 1996. 

2. Vasconcelos EM. Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família. São Paulo: Hucitec; 1999. 

3. Ferreira V.Acioli S.Heringer A.Barros A. The SUS principles and the educative practices of nurses in the Family Health Program. A qualitative study. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2006 December 16; [Cited 2009 July 20]; 5(3). Available from: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/469

Dados do projeto: Projeto de dissertação de Mestrado Professional de Enfermagem Assistencial do Programa de Pós Graduação do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF). Aprovado em 28/06/2007 pela banca composta por: Profª Drª Beatriz Guitton Profª Drª Lívia Perasol Bedin e Profª Drª Jaqueline Teresinha Ferreira (orientadora).

 

Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Vila Velha, - (UVV) com número de protocolo 32/07 em 13 de novembro de 2007.

 

Apoio financeiro à pesquisa: Itabrás Mármores e Granitos LTDA. e Centro Universitário São Camilo Espírito Santo.

 

Endereço para correspondência: Praça Jerônimo Monteiro s/n Caixa postal 423 – Centro; Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo. CEP 29300-970.E-mail: jaquetf@gmail.com; haldriavale@hotmail.com; haldriavale@saocamilo-es.br;