Guidelines for family caregivers of elderly dependent to at home care.

Orientações ao familiar cuidador do idoso dependente em situação de internação domiciliar

 

Neusa Maria de Azevedo*; Fátima Helena do Espírito Santo*

*Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Abstract: The currently growth of Brazilian population has caused profound changes in social, political, economic, health system, and family relationships. The family is the focus of attention of the nurse education, representing a link between the elderly and the health service to take care in your home. The aim of this study is to identify which guidelines would be provided to elderly dependent-at-home's family caregivers; describe the daily care of the family home to the elderly. It will be expected to contribute to the systematization of guidelines for family caregivers of dependent-at-home elderly; promoting  to client a better care and broadening nurses's scope of work for improvement in efficiency and quality of its services. This study is the project of professional master of nursing care of Federal Fluminense University of Rio de Janeiro, Brasil. Qualitative study with case management; For data collecting it was used techniques such as participant observation and semi structured interviews with elderly people participant in the program of home hospitalization at a general public hospital of Rio de Janeiro. The data information will be submitted to content analysis and further discussion in the light of authors who approach the subject.

Key Word: nurse, caregivers famíly, elderly 

Situação Problema

                   Atualmente o crescimento da população idosa brasileira tem provocado alterações profundas na sociedade com repercussões sociais, políticas, econômicas, no sistema de saúde e  nas relações familiares. A família representa foco de atenção das ações educativas da enfermeira, já que representa um elo entre o idoso e o serviço de saúde ao assumir seus cuidados no domicilio. A família é definida como um grupo que constitui um campo de relações entre pessoas que compartilham significados de suas experiências existenciais1. É marcada por transformações mas, geralmente não se afasta dos papeis socialmente atribuídos a ela como a provisão de  cuidados a seus membros 2.

                   O cuidado domiciliário é entendido como aquele desenvolvido tanto com pacientes quanto com familiares, no contexto domiciliar, visando o acompanhamento, o tratamento e a reabilitação de indivíduos, em resposta às suas necessidades e as de seus familiares3,4. O cuidado domiciliar tem como  bases o apoio e o engajamento dos familiares nos cuidados a serem prestados ao cliente. A internação domiciliar é considerada uma opção segura e eficiente para certos pacientes que mesmo após a estabilização do quadro clinico necessitam de cuidados contínuos no domicilio com suporte de um profissional de saúde5.

                   Nesse contexto, a enfermeira tem a oportunidade de observar o modo como as pessoas enfrentam a situação de doença na família, bem como os recursos disponíveis e os problemas decorrentes da situação de ter um familiar cujas necessidades de cuidado é cotidiana e cuja manutenção da vida pode estar sendo realizada por um daqueles familiares6 . Assim,  a família passa a ser foco de atenção do enfermeiro que necessita implementar ações educativas quando ela assume os cuidados ao idoso dependente no domicilio7. Através da sistematização de um programa de orientações ao familiar cuidador do idoso dependente no ambiente domiciliar pode-se favorecer a redução das reinternações desses idosos bem como ampliar o campo de atuação do enfermeiro ao adotar novas estratégias que possibilitem melhoria na eficiência e qualidade dos seus serviços nesse contexto. Nesse sentido , apresenta-se como questão norteadora do estudo: Quais orientações podem ser implementadas ao familiar-cuidador do idoso dependente em situação de internação domiciliar ?

 Objetivos:

Geral: elaborar um manual de orientações ao familiar - cuidador do idoso dependente em situação de internação domiciliar. Específicos: descrever o cotidiano do familiar no cuidado domiciliar ao idoso dependente e identificar necessidades de orientações do familiar-cuidador do idoso dependente em situação de internação domiciliar e

 Metodologia

                   Estudo de natureza qualitativa a ser realizado através do gerenciamento de caso que constitui um processo cooperativo que diagnostica, planeja, implementa, coordena, monitora e avalia opções e serviços de acordo com a necessidade de saúde de uma pessoa, por meio de recursos disponíveis e de comunicação para promover resultados, custo/efetivos e de qualidade. O gerenciamento de caso objetiva a coordenação do cuidado e serviços para pacientes e familiares que requerem intervenção8.

                   Os sujeitos do estudo serão familiares de idosos em situação de internação domiciliar captados no programa de internação domiciliar (PID) de um hospital geral publico localizado no Município de Nova Iguaçu e a coleta de informações envolverá observação participante no domicilio e entrevistas semi estruturadas com o familiar cuidador do idoso no domicilio. Para a análise das informações será utilizada a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin9, observando-se as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, conclusão e a interpretação dos dados obtidos e posterior discussão à luz de autores que abordam a temática.  

Referências

1-     Colvero LA, Ide CAC, Rolim MA. Família e doença mental: a difícil convivência com a diferença. Rev Esc. Enferm USP 2005, 38 (2): 197-205.

2-     Serapioni M. O papel da família e das redes primárias na reestruturação  das políticas sociais. Rev Ciência e Saúde Coletiva 2005, 10 (4):243-253.

3-     Lacerda, MR, Olinski,SR. A enfermeira no contexto domiciliar: dois lados de uma realidade.Texto Contexto Enferm 2003, 12 (3): 307-313.

4-     Lacerda MR. Zagonel IPS, Martins SK. Standards of the nursing knowledge and its interface to the attendance to the domiciliary - a literature review. Online Braz J Nurs [periódico na Internet] 2006; 5(2): [aprox 8 p.] available in URL http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/293/59

5-     Duarte YAO, Diogo MJD. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. Atheneu, São Paulo, 2000.

6-     Olinski SR, Lacerda MR. O familiar cuidador e a enfermeira: desenvolvendo interações no contexto domiciliar. Acta Scientiarum Health Sciences 2004; 26 (1): 239-248.

7-     Machado ALG, Freitas CHA, Jorge MSB. O fazer do cuidador familiar: significados e crenças. Rev. Bras. Enfem. 2007; 60 (5), 530-534.

8-     Gonzalez RIC, Casarin SNA, Calin MHL, Sassaki CM; Monroe AA, Villa TCS. Gerenciamento de caso: um novo enfoque no cuidado à saúde. Rev. Lat. Am. Enfermagem, 2003; 11(2), 227-231.

9-     Bardin L. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa: Edições 70. 2008. 281 p.

 

Dados do projeto: Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.  

APROVAÇÃO NO CEP: Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do HGNI em 06 de Novembro de 2008, Protocolo 015/2008 CAAE : 0013.0.316.258-08.

Apoio Financeiro a pesquisa: EELVI Ltda.

Endereço para correspondência: Av. Dr. Mario Guimarães nº 293 ap. 1102, Nova Iguaçu. CEP 26.255-230  Rio de Janeiro. Brasil. Tel.: (21) 27670803 E-mail: enfnazevedo@hotmail.com