Nursing care managerial strategies in coronary care unit: evaluation of three public university hospitals in Rio de Janeiro State – preview note

Estratégias gerenciais do cuidado de enfermagem na unidade coronariana: avaliação de três hospitais públicos universitários do Estado do Rio de Janeiro – nota prévia

 Marluci Andrade Conceição Stipp*, Daniele Fernandes Aguiar*

* EEEAN/UFRJ, RJ, Brazil

Resumo: Trata-se de um projeto de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery. Objetivos: identificar as estratégias gerenciais utilizadas pelos(as) enfermeiros(as) líderes do setor de Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários; descrever o gerenciamento do cuidado de enfermagem realizado pelos(as) enfermeiros(as) líderes na Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários; e analisar as estratégias gerenciais utilizadas pelos(as) enfermeiros(as) líderes no gerenciamento do cuidado de enfermagem no setor de Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa. Os sujeitos serão enfermeiros(as) que prestam assistência direta ao paciente no setor de Unidade Coronariana, atuantes em três hospitais públicos universitários do Rio de Janeiro: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). A coleta dos dados será feita com o auxílio de um roteiro de entrevista semi-estruturada e a observação direta e informal dos sujeitos, respeitando-se os preceitos da Resolução 196/96 e concluindo-se quando for alcançada a saturação. Os dados serão agrupados, classificados e avaliados por meio de categorias.

Palavras-chave: Enfermagem. Gerência. Unidades de Cuidados Coronarianos. Hospitais Públicos.

 

 Situação Problema: Através de um levantamento bibliográfico realizado nas bases de dados SciELO e BDENF, com o recorte temporal 2000 a 2007 e os descritores “enfermagem”, “gerência”, “liderança” e “administração”, ficou evidente que existe uma lacuna do conhecimento acerca do gerenciamento de enfermagem em unidade coronariana de hospitais públicos universitários, setor este que exige dinamização do cuidado ao paciente crítico e multiplicidade de conhecimento e versatilidade na sua atuação2, tendo em vista que gerenciar o cuidado significa gerenciar o serviço de enfermagem nas suas múltiplas dimensões ou nas suas políticas organizativas3.

Objetivos: Identificar as estratégias gerenciais utilizadas pelos(as) enfermeiros(as) líderes do setor de Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários;  Descrever o gerenciamento do cuidado de enfermagem realizado pelos(as) enfermeiros(as) líderes na Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários; Analisar as estratégias gerenciais utilizadas pelos(as) enfermeiros(as) líderes no gerenciamento do cuidado de enfermagem no setor de Unidade Coronariana em hospitais públicos universitários.

Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, do tipo múltiplo, com análise descritivo-exploratória e abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa serão enfermeiros(as) que prestam assistência direta ao paciente no setor de Unidade Coronariana, atuantes em três hospitais públicos universitários situados no estado do Rio de Janeiro: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). O referido projeto foi aprovado nos Comitês de Ética e Pesquisa destas instituições, com protocolos 012/08, 2031 e 015/08, respectivamente. A coleta dos dados será realizada com o auxílio de um roteiro de entrevista semi-estruturada contendo itens previamente elaborados, incluindo perguntas fechadas, para traçar o perfil destes enfermeiros, e abertas para a coleta de informações relacionadas à gerência do cuidado. Será feita também a observação direta dos sujeitos, com caráter informal, especialmente quanto à dinâmica da rotina do setor e à forma de organização para o planejamento do cuidado de enfermagem. As informações serão registradas em um diário de campo e posteriormente, serão agrupados, classificados e avaliados por meio de categorias.

Referências:

1. Nascimento MTF, Stipp MAC. Gerência de unidade de cuidado crítico. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2002 ago.; 6(2): 189-194.

2. Santoro DC. O Cuidado de enfermagem na unidade coronariana: um ensaio sobre a dimensão da subjetividade no cuidar [tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ; 2000.

3. Erdmann AL, Backes DS, Minuzzi H.  Care management in nursing under the complexity view. Online Brazilian Journal of Nursing [on line] 2008 7(1) [citado 11 maio 2008]. Available from: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2008.1033/313

 

Projeto de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso da Escola de Enfermagem Anna Nery. Aprovado em 17/12/2007 pela banca composta por: Profª Drª Marluci Andrade Conceição Stipp, Profª Drª Josete Luzia Leite, Profª Drª Zenith Rosa Silvino. Projeto aprovado nos CEPs do HUCFF, HUPE e HUAP, com protocolos 012/08, 2031 e 015/08, respectivamente. 

Financiado por: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Endereço para correspondência: Rua Edith de Jesus Moraes, nº 252, Jardim Iguaçu, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. CEP: 26.281-340.