Contraception with the lactation amenorrhea: knowledge and practice of nurses

Anticoncepção pela lactação com amenorréia: conhecimento e prática de enfermeiros

 Giselle Lima de Freitas 1; Escolástica Rejane Ferreira Moura 1

1Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.
 

Situação problema e sua significância

A atenção em planejamento familiar vem sendo oferecida predominantemente na rede básica de serviços de saúde, que corresponde ao Programa Saúde da Família (PSF), uma estratégia que visa promover ações coletivas e abrangentes por meio de ações intersetoriais com educação, ação social, trabalho e outros. Nesse contexto, destaca-se o enfermeiro como o principal responsável pela atenção em planejamento familiar, devendo promover os métodos contraceptivos aprovados no país e garantidos à população pelo Estado, destacando-se: os hormonais orais e injetáveis combinados e exclusivamente de progestágeno, preservativo masculino e feminino, diafragma, espermicida, dispositivo intra-uterino (DIU), laqueadura tubária, vasectomia e pílula de emergência. Ademais, devem ser promovidos o método contraceptivo natural ou o método da lactação com amenorréia (LAM) e os métodos comportamentais (tabela ou Ogino-Knaus, muco cervical ou método de Billings, temperatura basal, sintotérmico e coito interrompido).

No entanto, a disponibilidade insuficiente, a provisão irregular (principalmente em áreas rurais) e a reduzida variedade de métodos anticoncepcionais na rede básica representam obstáculos a uma atenção de qualidade em planejamento familiar, o que é confirmado pelo elevado número de gravidezes em idade precoce, altas taxas de aborto voluntário, intervalo gestacional inferior a dois anos, elevado número de mulheres laqueadas em idade precoce e sem uma decisão reflexiva, bem como metade das gestações não ser planejada. Diante dessa realidade, torna-se necessária a promoção de métodos como a LAM, devido ao seu custo zero, sua alta eficácia e os benéficos da amamentação para mãe e filho, bem como para a comunidade e serviços de saúde como um todo.

Questão norteadora: Reconhecendo a relevância de se promover a LAM como uma opção contraceptiva segura e com benefício duplo à nutrição e à saúde infantil e materna, a destacar o PSF como cenário de prática favorável à sua propagação, questiona-se: como a LAM está sendo abordada pelas equipes de PSF? Os enfermeiros conhecem e confiam na eficácia desse método? Sentem-se seguros para indicar o método às clientes?

Objetivos: Geral – Averiguar conhecimento e prática de enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família a respeito da LAM. Específicos - Verificar conhecimento e aceitação de enfermeiros a respeito da LAM; Identificar motivos para promoção ou não da LAM, por estes profissionais; Identificar estratégias utilizadas por enfermeiros para promoção da LAM; Verificar a associação entre a vivência pessoal de amamentação/LAM pelos enfermeiros, Universidade formadora, e conhecimento das condições de funcionamento do método com promover ou não a LAM.

Metodologia

            O estudo será de campo, do tipo transversal, com abordagem quantitativa. Será realizado no sistema de saúde de Fortaleza-CE, junto aos enfermeiros que compõem as equipes do PSF. O referido sistema de saúde é composto por seis Secretarias Executivas Regionais (SER) nas quais atuam 308 equipes de PSF, das quais 287 funcionam com enfermeiros. A amostra do estudo será composta por 140 enfermeiros que atuam em planejamento familiar há, no mínimo, um ano. Estes serão entrevistados em unidades de saúde de três das seis SER, que foram escolhidas por sorteio. A coleta de dados será realizada de março a junho de 2008. O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará com protocolo nº 02/08.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Cecatti JG, Araújo AS, Osis MJ, Santos LC, Faúndes A. Introdução da lactação e amenorréia como método contraceptivo (LAM) em um programa de planejamento familiar pós-parto: repercussões sobre a saúde das crianças. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. 2004; 4(2): 159-169.

2. Fernandes RAQ, Lara ACL. Breastfeeding: helping mothers at home, after discharge from hospital. A descriptive study. Online Braz J Nurs 2006; 5(2) [Online]. Available at: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/352/79. Acess on: 2007 July.

3. Osis MJD, Faúndes A, Makuch MY, Melo MB, Sousa MH, Araújo MJO. Atenção ao planejamento familiar no Brasil hoje: reflexões sobre os resultados de uma pesquisa. Cad. Saúde Públ. 2006; 22(11): 2481-2490.

DADOS DO PROJETO Projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, aprovado em 13/11/2007 pela banca composta por Prof. Dra. Escolástica Rejane Ferreira Moura (Orientadora), Prof. Dra. Márcia Maria Tavares Machado (1° membro), Prof. Dra. Lorena Barbosa Ximenes (2° membro) e Prof. Dra. Ana Karina Bezerra Pinheiro (suplente).

APROVAÇÃO NO CEP: Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará - (UFC) em 31/01/2008, com número de protocolo 02/08

APOIO FINACEIRO À PESQUISA - CNPq

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: R. Catarina Laboure, nº 106, Monte Castelo, Fortaleza, CE, CEP: 60.320.560. E-mail: gisellelf@yahoo.com.br