The conflict in the nurse managing exercise in hospital context – preview note

O conflito no exercício gerencial do enfermeiro no contexto hospitalar – nota prévia. 

 

Soeli Teresinha Guerra*, Adelina Giacomelli Prochnow* 

* Universidade Federal de Santa Maria 

Resumo: Trata-se de um projeto de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.  Tem o objetivo de analisar a concepção do conflito no exercício gerencial dos enfermeiros no contexto hospitalar, bem como inferir as estratégias utilizadas por eles na resolução dos mesmos. A partir disso, almeja-se desvelar as nuances que este fenômeno assume no âmbito do exercício gerencial do enfermeiro no universo de uma organização de saúde do tipo hospitalar. Como instrumentos para a coleta de dados serão utilizados, a entrevista semi-estruturada e o grupo focal com a identificação dos participantes de acordo com a Resolução 196/96. A partir da recorrência dos dados que serão interpretados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo pretende-se discutir qual a compreensão e como é trabalhado o conflito pelos enfermeiros, fenômeno este que afeta diretamente a sua ação mesmo quando negado.

Descritores: Conflito, Supervisão de enfermagem, Administração Hospitalar. 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA

           A partir de um levantamento realizado no banco de teses e dissertações dos arquivos em CD-ROM elaborado pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e nos catálogos do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem no site da ABEn nacional identificou-se que a produção científica sobre o tema conflito no exercício gerencial do enfermeiro é ainda muito incipiente. No entanto, frente às ações de gerenciamento do cuidado e dos serviços de saúde, os enfermeiros são os responsáveis pela estrutura e organização dos serviços e pela divisão de trabalho, além de os responsáveis pelas relações interpessoais no grupo no qual se encontram inseridos (1).

Nesse sentido, é necessário que os enfermeiros ampliem o domínio do conhecimento gerencial diante das situações de conflito que se manifestam no seu cotidiano. A partir dessa ampliação, pode-se favorecer a compreensão dos engendramentos que constituem o conflito (2). Nesse sentido, apresenta-se como questão norteadora deste estudo a indagação: Qual a concepção do conflito para os enfermeiros e como é tratado no exercício gerencial?

OBJETIVOS

-        Analisar a concepção do conflito para os enfermeiros no exercício gerencial no contexto hospitalar;

-        Inferir as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na resolução dos conflitos.

METODOLOGIA

             Trata-se de um estudo qualitativo que será desenvolvido na cidade de Santa Maria, no interior do estado do Rio Grande do Sul – RS. A amostra será constituída por um grupo de enfermeiros desvinculados da sua função nos hospitais, que exercem ou exerceram o cargo de Gerente de Enfermagem ou funções afins, por um período mínimo de quatro anos, nos últimos 10 anos em instituições hospitalares públicas e privadas, com mais de 50 leitos.

Como técnicas de coleta de dados serão utilizadas a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. Na entrevista, as indagações serão conduzidas por um conjunto de questões norteadoras do tema. No grupo focal, o tema será abordado por meio de metodologias participativas, a partir das experiências vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da atividade gerencial.

            A coleta dados será realizada em dois momentos: no primeiro momento será apresentada a pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Nesse mesmo instante, será preenchida, pela pesquisadora, a primeira parte do protocolo de entrevista, na qual constam dados sócio-profissionais do enfermeiro e, na seqüência, com a utilização do gravador, será conduzida a entrevista, com questões abertas sobre a temática de interesse da pesquisa; no segundo momento será organizado o grupo focal como uma forma de coletar dados diretamente das falas considerando-se todos os fatores que possam emergir no andamento da reunião (3).

O tratamento dos dados será feito conforme a técnica de análise de conteúdo. Observando-se as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, conclusão e a interpretação dos dados obtidos (3).

A interpretação e discussão dos resultados deste estudo serão feitas a partir da construção histórica dos conceitos de habitus e campo desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu e estudiosos de suas obras. Traduz-se tais conceitos: habitus  como um sistema de disposições para a prática e campo como o espaço social dotado de uma autonomia relativa e organizado hierarquicamente por regras próprias (4). Entendendo-se disposições como atitudes, acredita-se que o estudo contribuirá para refletir sobre as mesmas enquanto prática gerencial do enfermeiro (5), especialmente no que se refere à busca de sua compreensão já que os conflitos afetam diretamente a ação do enfermeiro mesmo quando são negados. Por fim, salienta-se que a confluência entre administração, sociologia e enfermagem é necessária para capturar a complexidade do temática em voga.

REFERÊNCIAS

1.       Prochnow AG. O exercício da gerencial do enfermeiro: cultura e perspectivas interpretativas [tese]. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ/Programa de Pós–Graduação em Enfermagem; 2004.  

2.       Agostini R. O conflito como fenômeno organizacional: a identificação e abordagem na equipe de enfermagem [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): USP/Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2005.  

3         Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ª ed. São Paulo: Hucitec; 2007.  

4         Bourdieu P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense; 2004. 

5         Garlet, E., Trindade, L., Lima, M., & Bonilha, A. 2006 Dec 16. The resignification of management processes in care procedures in nursing. Online Brazilian Journal of Nursing [Online] 5:3. Available: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/613/144 

Dados do Projeto:  

Projeto de Dissertação de Mestrado inserido na linha de pesquisa Gestão em Enfermagem e Saúde do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Aprovado em 17/01/2008 pela banca composta por: Profa. Dra. Adelina Giacomelli Prochnow (Presidente), Profa. Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck, Profa. Dra. Laura de Avezedo Guido, Prof. Dr. Alberto Manuel Quintana, Profa. Dra. Maria do Horto Cartana. 

Aprovado no CEP da UFSM em 12/02/2008, sob parecer número 23081.00573/2008-4. 

Endereço para correspondência: Soeli Teresinha Guerra
Rua D, Nº 35 –  Balneário Lermen; Itaara/RS. CEP. 97185-000.

Contribuição das autoras: Guerra ST realizou a elaboração e organização do texto e Prochnow AG realizou a revisão e aprovação final do mesmo.  

Received: Mar 18, 2008
Accepted: Mar 19, 2008