A nursing process model for a hospital - systematic literature review

Implantação da sistematização da assistência de enfermagem: a busca de um modelo ideal

 Ana Guimarães*; Isabel CF da Cruz*

* Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial/Universidade Federal Fluminense.

 Abstract. To implement a model of nursing process in hospital for high complexity clients a systematic literature review will be done ti identify best practices that can be utilized.

Keywords: nursing care; Nursing

Resumo: O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura a cerca de produções cientificas sobre modelos de Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) que justifica-se pelo fato deste método permitir a análise do estudo científico de forma sistemática e ampla, o que pode identificar conhecimento sobre a implantação da SAE, conforme proposto pelo objetivo desse estudo.

Palavras-chave: Processos de enfermagem; Hospital; Sistematização

 SITUAÇÃO PROBLEMA O serviço de enfermagem, diariamente produz, muitas informações referentes aos cuidados dos clientes. Santos1 em seu estudo relata que é possível estimar que o enfermeiro é responsável por mais de 50% das informações descritas no prontuário do cliente e que o prontuário é um instrumento de grande significância na assistência prestada, sendo esses registros indispensáveis para adequação da prestação no cuidado do cliente.

            O prontuário não é apenas o registro da anamnese do cliente, mas todo acervo documental padronizado, organizado e conciso, referente ao registro dos cuidados prestados ao cliente, assim como aos documentos pertinentes a essa assistência.

            O problema dessa pesquisa é que o Hospital de Clinicas Niterói, um hospital da rede privada, situado no Centro de Niterói RJ, ainda não tem uma metodologia sistematizada da assistência de enfermagem.

Fuly et.al.2 do descreve que o processo de enfermagem é um método para a organização e prestação da assistência composto por cinco etapas, estabelecendo um plano de tratamento e implementando ações para a satisfação dessas necessidades assistenciais.

            Contudo sabemos que a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro e utiliza método e estratégia de trabalho cientifico para identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de enfermagem que possam contribuir para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do individuo, família e comunidade segundo a Resolução Cofen 272/2002 que dispõe sobre a SAE3. Assim os enfermeiros ficam responsáveis pela elaboração de medidas e controles sistemáticos para uma assistência de enfermagem que possa satisfazer as necessidades da clientela e a gerente de enfermagem ter como avaliar a qualidade da assistência prestada.

            Diante do exposto, a implantação da SAE traz os seguintes benefícios: melhora do planejamento da assistência, individualização do cuidado, melhor comunicação interdisciplinar e reconhecimento da sociedade.

 OBJETIVO O objetivo geral da pesquisa é de identificar nas pesquisas já publicadas, modelos de SAE que melhor se adeque a uma unidade de internação clinica.

 METODOLOGIA O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura a cerca de produções cientificas sobre modelos de SAE. A finalidade da pesquisa integrativa é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, falado ou filmado sobre determinado assunto.

            A fim de alcançar o objetivo da pesquisa, será utilizada uma pesquisa integrativa da literatura seguindo as seguintes etapas:

Etapa I – Formata um instrumento para uma analise dos artigos referentes a SAE.

Etapa II – Fazer uma busca sistemática dos artigos que melhor evidencia as questões referentes à pesquisa nas bases de dados.

Etapa III – Analisar os dados.

            Os critérios de inclusão nesta pesquisa serão:

Periódicos indexados: em todas as bases de dados relacionadas anteriormente.

Tipo de publicação: artigos de periódicos (originais ou de revisão) referentes ao tema em questão.

População do estudo: os artigos de periódicos sobre a SAE.

Estabelecimento do período de revisão: Como mencionado anteriormente, publicações realizadas no período de 2000 a junho de 2006.

Amostra do estudo: artigos indexados pelos unitermos: Nursing process/processos de enfermagem e pelos descritores Hospital e Sistematização.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  1. Santos SR, Paula AFA, Lima JP. O enfermeiro e sua percepção sobre o sistema manual de registro no prontuário. Ribeirão Preto: Revista Latino Americana de Enfermagem; 2003; 11 (1).

  2. Fuly PSC, Freire SM, Almeida RT. The nursing process and its application in intensive care at Rio de Janeiro as a support to the development of an electronic patient record. Online Brazilian Journal of Nursing [Online] 2003 December 2 (3) Disponível em: www.uff.br/nepae/objn203fulyfreirealmeida.htm

  3. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução n. 272, de 27 de agosto de 2002. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE – nas Instituições de Saúde Brasileiras.

Nota: Projeto de Dissertação do Programa de Pós-graduação Strictu Senso Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa aprovado em 23/05/2006 pela banca composta por Prfª Drª Isabel Cruz, Profª Drª Zenith Rosa Silvino, Profª Drª Selma Petra e Mestre e Doutoranda Valeria Zadra.

Apoio financeiro à pesquisa: Hospital de Clínicas Niterói - ESHO/AMIL

Received: Jul 23rd, 2007
Accepted: Jul 24th, 2007