Institutional evaluation: structures and processes of the nursing graduation course
Avaliação institucional: estruturas e processos do curso de graduação em enfermagem
José Antonio Paiva de Abreu*, Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira*
* Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial, UFF, RJ, Brasil
Abstract. This report is presented as a descriptive research with a quantitative nature approach and about studies of cases in education searching to evaluate the structures and the processes of a nursing graduation institution, from the view of the teaching staff and the students; to analyse the aspects which make difficult or easy the work/study of the people who are involved in that process and build institutional evaluation marks, according to the involved people’s view.
Keywords: Evaluation; curriculum; nursing.
Resumo: Este trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza quantitativa e do tipo estudo de caso no campo da educação que visa avaliar as estruturas e os processos de uma instituição de ensino superior em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes; analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo e construir marcos de avaliação institucional, a partir da visão dos sujeitos.
Palavras chave: Avaliação; currículo; enfermagem.
SITUAÇÃO PROBLEMA
A avaliação é um tema dos mais presentes nas discussões sobre a educação nacional. Uma das razões advém das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, quanto à avaliação, direta e indiretamente. Essas exigências incluem todo tipo de avaliação, desde o rendimento escolar dos alunos dos ensinos fundamental, médio e superior dos cursos e até a avaliação das próprias IES(1). Nesse contexto, o projeto vem pensar as formas de avaliação de uma instituição de ensino superior no curso de Graduação em Enfermagem no que tange as estruturas e processos. Ao estudar as estruturas, não basta só conhecer as instalações, bibliotecas, laboratórios, área física, sala de aula ou qualquer outra parte da estrutura da instituição, é preciso conhecer de que forma os sujeitos pensam e usam essas estruturas para a partir de então avaliá-las na lógica dos que consomem o produto. Da mesma forma será em relação aos processos, não basta apenas conhecer os processos políticos pedagógicos, a forma de ensino e a legislação que fez o ato autorizativo, e sim conhecer como eles estão contribuindo para o mundo prático vivenciado pelos sujeitos dentro e fora da instituição.
OBJETIVOS
A pesquisa vem para preencher lacunas muitas vezes vazias aos sujeitos que diretamente serão alvo de qualquer avaliação institucional e que poderão trabalhar de forma a alavancar o progresso da profissão escolhida e estudada naquela instituição. Partindo desse pressuposto, o estudo tem como objetivos: 1. Avaliar as estruturas e os processos de uma instituição de ensino superior em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes. 2. Analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo. 3. Construir marcos de avaliação institucional, visando a qualidade do curso de graduação em enfermagem. (2)
METODOLOGIA
Este trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza quantitativa e do tipo estudo de caso no campo da educação. (3) O estudo foi realizado no curso de graduação de uma instituição de ensino superior, filantrópica e de grande porte, do interior da região sudeste, localizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. A instituição de ensino superior com curso de graduação em enfermagem onde foi realizada a pesquisa tem aproximadamente 370 discentes e 30 docentes. As informações fornecidas pelos sujeitos do processo foram colhidas por amostragem probabilística, foram entrevistados 15% dos docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem. Foram utilizados três instrumentos da pesquisa. Dois questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados um ao discente e outro ao docente; um roteiro de observação e entrevista para ser realizado junto a coordenação do curso, em relação as estruturas e processos da instituição. Antes do início da coleta de dados, os instrumentos construídos foram aplicados a informantes da mesma categoria dos participantes da pesquisa, para serem testados. O projeto foi apresentado ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antonio Pedro/ UFF niterói-RJ, e aprovado em julho de 2006.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Boas BMFV. (org.). Avaliação: Políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus; 2002.
2. Schilling, AZ. Community participation in the evaluation of nursing courses. Online Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2005 April; 4( 1 ) Available in: www.uff.br/nepae/objn401schilling.htm
3. Marconi MA, Lakatos EV. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
Endereço para correspondência: enf.antoniop@hotmail.com
Dados do projeto Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Aprovado em junho/2006 pela banca composta por: Profª. Drª. Isaura Setenta Porto, Profª. Drª. Donizete Daher e Profª. Drª. Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira.
Aprovação no C.E.P. em 14/07/06; parecer nº. 065/06; protocolo de pesquisa nº. 065/06
Received: Jun30, 2007
Accepted: Jul 2, 2007