The management of the health system and the formation of the nurse: exploratory research of field 

A gestão do sistema de saúde e a formação do enfermeiro: pesquisa exploratória de campo

 Cláudia Aarestrup*, Cláudia Mara de Melo Tavares*

*Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial, Universidade Federal Fluminense – UFF, RJ, Brasil.

 Abstract: This study it analyzes the ways of performance of the nurse in the different fields of the management of the health system, identifying intervening factors in the management process; aspects related to its formation that favor or harm the practical one of the management, as also, the necessary preceding experiences to the performance of the paper of manager in the present time. A exploratory research of field with nurses of 11 pertaining cities to the Regional Management of Health of Manhumirim/MG will be developed, through half-structuralized interview. One expects through the results, to demonstrate the relevancy of the formation of the nurse for the construction of the paper of managing nurse of health system.

Key-words: Nursing, Education, Organization and Administration.

 Resumo: Este estudo analisa os modos de atuação do enfermeiro nos diferentes campos da gestão do sistema de saúde, identificando fatores intervenientes no processo de gestão; aspectos relacionados à sua formação que favorecem ou prejudicam a prática da gestão, como também, as experiências precedentes necessárias ao desempenho do papel de gestor na atualidade. Será desenvolvido uma pesquisa exploratória de campo com enfermeiros de 11 municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde de Manhumirim/MG, através da aplicação de entrevista semi-estruturada. Espera-se através dos resultados, demonstrar a pertinência da formação do enfermeiro para a construção do papel de enfermeiro gestor de sistema de saúde.

Palavras-chave:  Enfermagem, Educação, Organização e Administração.

 Situação-problema: Com a implantação do novo modelo assistencial – SUS – e a necessidade da formulação de novas políticas educacionais; a saúde e a educação passam por um processo de transformação o qual nos leva a reflexão histórica destes processos para a construção de novas realidades. A afirmação de que a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, não contempla apenas a doença, mas o direito do cidadão a uma vida digna e com qualidade, sendo esta compreendida pela interação de várias dimensões de bem-estar físico, psíquico e social, e demanda numa visão integrada dos problemas sociais. A integralidade da atenção deve ser capaz de cuidar da qualidade da saúde e não apenas tratar a doença1. A enfermagem como disciplina profissional visa a construção do conhecimento entendido como gestão em enfermagem, que pode ser expresso pelo processo de trabalho, ou seja, um conjunto de atitudes do enfermeiro para manter a coerência entre o discurso e ação2. Esse processo não deve ignorar as novas condições impostas pelas mudanças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais mundiais, mas deve privilegiar fundamentar e fomentar uma formação profissional na perspectiva crítica-reflexiva e contextualizada, onde a educação assume papel de mediadora de uma prática social global que atende as necessidades da maioria da população3. Indaga-se sobre a contribuição da formação no nível de graduação para a construção do papel do enfermeiro gestor do sistema de saúde.

Objetivo: Discutir como a formação do enfermeiro e as peculiaridades da profissão contribuem para a gestão do sistema de saúde.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória de campo. Será desenvolvida na área de jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim/ MG (GRS), composta por 36 municípios, localizada na região leste de Minas Gerais. Utilizaremos como técnica de coleta de dados o grupo focal, que será realizado em dois momentos junto aos enfermeiros-gestores que atuam na região. Os dados obtidos serão analisados com base na análise temática de conteúdo e posteriormente validados pelo grupo-pesquisador.  A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa do CCM/UFF, conforme Resolução 196/96, sendo aprovada sem restrições.

Bibliografia de referência:

1.Souza FG, Terra M, Erdmann AL. Health services organization to the intersectoral perspective: a review. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) [Online] 2005; 4(3) Dec. Disponível em: URL: www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=86&layout=html.

2.Thofehrn MB, Leopardi MT. Teoria dos vínculos profissionais: um modo novo de gestão em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2006 jul-set; 15(03):409-4.

3.Bagnato MHS. Concepções pedagógicas no ensino de enfermagem no Brasil. Texto Contexto Enferm. 1997 set-dez; 6(3):241-258.

Nota: Projeto de Dissertação de Mestrado –  Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da  Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Projeto aprovado: 20/07/06 - Banca: Claudia Mara de Melo Tavares, Iraci dos Santos e Ana Lúcia Abraão.

Aprovação no CEP em 04/08/06. No do parecer 115/06.

Apoio financeiro à pesquisa: CSP – Comércio de Produtos Hospitalares Ltda.

Endereço para correspondência: claudiaaarestrup@yahoo.com.br

Received: Mar 7thh, 2007
 Accept  Mar 13th, 2007