Nurse taking care and teaching to the family of the client with gastrostomy in home scene . Preview note
O enfermeiro no cuidado e ensino à família do cliente com gastrostomia no cenário domiciliar. Nota prévia
Vera Périssé*, Fátima Espírito Santo*
* Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial, UFF, RJ, Brasil
Abstract. The client that suffered a gastrostomy needs the full attention of a stomaterapist nurse. This support starts with the feeding tube installation and should be followed in homecare attention by motivating the family to take part of this process, giving them the necessary support, teaching how to manage the feeding tube, how to handle it in the process of feeding the client and also the physical and emotional care required in order to prevent difficulties and contributing effectively to the health promotion, maintenance and rehabilitation of the client in the family scenario. The aim of this work is to know the new possibilities of innovation in the nurse’s practice and teaching when attending the gastrostomy client’s family, identifying the needs of the family in this kind of care in the family scenario and elaborating a homecare program to the family of a gastrostomy client. It is a qualitative research which will count with: a selection of clients submitted to gastrostomy in the Video-Endo Clinic; home visits evaluations by participative observation of the family scenario conditions to attend the clients´s needs; orientations with practical demonstrations of care actions with the client in nutritional support by gastrostomy, thorough the identification of the family’s needs concerned the client care, by analyzing the interviews and observation, and the elaboration of a homecare program for these
Keywords: Home visits; family; gastrostomy
Resumo: O cliente gastrostomizado requer o acompanhamento contínuo do enfermeiro estomaterapeuta. Esse apoio inicia-se a partir da instalação da sonda se estendendo para o dia-a-dia no cenário domiciliar, quando é necessário incentivar a participação da família no cuidado a esse cliente, dar suporte às suas ações, ensinar os cuidados com a sonda, seu manuseio durante a administração da dieta e os cuidados em relação aos aspectos físicos e emocionais que devem ser avaliados para prevenir complicações e assim contribuir de forma efetiva para a promoção, manutenção e reabilitação da saúde desse cliente no ambiente domiciliar. Os objetivos da pesquisa são conhecer as possibilidades de inovação na prática de cuidar e ensinar do enfermeiro à família do cliente com gastrostomia, identificar as necessidades do familiar no cuidado ao cliente gastrostomizado no cenário domiciliar e elaborar um programa de cuidado domiciliar para a família do cliente gastrostomizado. Pesquisa de natureza qualitativa que prevê como atividades: seleção de clientes submetidos a gastrostomia na Clínica Vídeo-Endo; visitas domiciliares para avaliação, através da observação participante, das condições do ambiente domiciliar para o atendimento às necessidades desse cliente; orientações com demonstrações práticas dos cuidados com o cliente em suporte nutricional por gastrostomia, a partir da identificação, nas entrevistas e na observação, das necessidades da família frente a esse cliente e elaboração de um programa de cuidado domiciliar para a família desses clientes.
Palavras-chave: Família, gastrostomia, visita domiciliar
Nos últimos tempos constata-se o aumento da demanda de atendimento domiciliar de clientes portadores de agravos crônicos que levam à necessidade de acompanhamento do enfermeiro para ensinar à família a cuidar dos mesmos no ambiente domiciliar e a lidar com diversas questões que envolvem o manuseio de equipamentos de suporte à vida deste cliente, tais como, a alimentação através da sonda de gastrostomia e os cuidados relacionados a sua manutenção. Aproximando-se do conceito adotado nos países desenvolvidos, além do benefício freqüentemente observado, da diminuição dos custos, a assistência, quando é praticada no ambiente familiar, melhora indiscutivelmente a recuperação do cliente1. O atendimento domiciliar aparece como alternativa à prestação de serviços aos clientes e seus familiares, e vem sofrendo um grande incremento nos últimos anos. Entende-se por família pessoas aparentadas, que vivem em geral, na mesma casa, particularmente pai, mãe e filhos, pessoas que professam os mesmos interesses e cuidados e que se consideram consangüíneos, ou até mesmo aqueles admitidos por adoção. Nesse sentido a prática exige uma reflexão por parte dos enfermeiros, fugindo de um modelo biologicista e mecanicista,mais voltado para saúde integral que ocorrerá através da interação de saberes.2
OBJETIVOS
Conhecer as possibilidades de inovação na prática de cuidar e ensinar nas gastrostomias; identificar as necessidades do familiar no cuidado ao cliente gastrostomizado no cenário domiciliar; elaborar um programa de cuidado domiciliar ao familiar do cliente gastrostomizado.
METODOLOGIA
Pesquisa com abordagem qualitativa3, do tipo estudo de caso, visando apreender as várias nuanças que envolvem o familiar e o cuidado ao cliente com gastrostomia no domicílio. Prevê como atividades: seleção de clientes submetidos a gastrostomia na Clínica Vídeo-Endo; visita domiciliar para avaliação, através da observação participante, das condições do ambiente domiciliar para o atendimento às necessidades desse cliente.
O recrutamento dos sujeitos está sendo feito através da visita domiciliar, e observação participante, quando serão selecionados os possíveis sujeitos da pesquisa. A partir dessa fase exploratória, serão definidos no mínimo cinco familiares de clientes gastrostomizados para a realização das entrevistas que pretendem aprofundar aspectos da observação e identificar suas necessidades em relação ao cuidado domiciliar desses clientes. Os critérios de seleção serão: ser familiar cuidador, em condições físicas e psíquicas de expressar suas idéias com interesse e disponibilidade para participar da pesquisa. Em qualquer momento será garantida ao sujeito a possibilidade de se retirar do estudo sem qualquer ônus para o mesmo.
As fontes de material para a pesquisa incluem os dados colhidos a partir da visita domiciliar, com observação participante e entrevistas semi-estruturadas gravadas, para preservar o conteúdo integral dos fatos. Estes dados serão utilizados na elaboração da dissertação de mestrado e divulgados em eventos científicos e publicações na área de conhecimento.
Esse estudo pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida do cliente gastrostomizado prevenindo complicações decorrentes do uso da gastrostomia a partir de orientações e acompanhamento dos cuidados desenvolvidos pelo familiar no cenário domiciliar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Lacerda MR, Oliniski SR. O familiar – cuidador e a enfermeira: desenvolvendo interações no contexto domiciliar. Acta Sci. Health Sci 2004; 26(1): 239-48.
2. Ferreira VA, Heringer A, Barros ALS, Acioli S. Os princípios do sistema único de saúde nas praticas educativas dos enfermeiros no programa de saúde da família. Online Braz J Nurs [online] 2006 [cited 2006 Aug 12]; 5(3) Available at: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=636
3.Trivinos ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação.São Paulo: Atlas; 1995.
Dados do projeto Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Aprovado em 10/05/2006 pela banca composta por: Profª. Drª. Fátima Helena do Espírito Santo, Profª. Drª: Iraci dos Santos e Profª. Drª. Zenith Rosa Silvino
Aprovação no C.E.P. em 24/07/06; parecer nº. 26/06; protocolo de pesquisa nº. 23/06
Apoio financeiro à pesquisa: Clínica Vídeo-Endo
Endereço
para correspondência:
Rua Rita Ludolf, 16-apto
402. Leblon. Rio de Janeiro.
22440-060 –
veraperisse@ig.com.br
Recebido
Feb 15th, 2007
Aceito Mar 13th, 2007