PROTOCOLO DE REVISÃO
Instrumentos com evidências de validade sobre disfunção sexual masculina: protocolo de revisão de escopo
Dayane Abreu Ribeiro1, André Carlos Santos Ferreira1, Cassia Regina Gontijo Gomes2, Cissa Azevedo3, Fábio da Costa Carbogim4, M. Graça Pereira5, Luciana Regina Ferreira da Mata1
1Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
2Faculdade Pitágoras, Betim, MG, Brasil
3Universidade Federal de São João del-Rei, Divinopolis, MG, Brasil
4Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil
5Universidade do Minho, Braga, Portugal
RESUMO
Objetivo: mapear instrumentos com evidência de validade que avaliam a disfunção sexual masculina. Método: revisão de escopo baseada na metodologia do Instituto Joanna Briggs, em conjunto com o checklist PRISMA-ScR. A busca será realizada em três etapas. As principais fontes de dados incluem: Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE via PubMed, Cochrane Library, Scopus, Web of Science, Embase e PsycInfo. Além disso, serão utilizadas fontes adicionais como OpenGrey e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A seleção dos estudos será feita de forma independente por dois revisores utilizando o software Rayyan, e divergências serão resolvidas por um terceiro revisor. A extração dos dados será conduzida por meio de um formulário criado pelos autores. Este protocolo guiará a revisão de escopo para enumerar e mapear os resultados, que serão apresentados por meio de uma discussão narrativa, tabelas, resumos e fluxogramas. Este estudo está em andamento e o protocolo está registrado no Open Science Framework: https://osf.io/jdh78.
Descritores: Disfunções Sexuais Fisiológicas; Masculino; Inquéritos e Questionários.
INTRODUÇÃO
A sexualidade é uma necessidade humana básica, do ser humano que envolve aspectos multidimensionais: biológicos, psicológicos, sociais, culturais e históricos(1,2). Trata-se de um preditor importante da qualidade de vida (QV) relacionada à saúde, capaz de influenciar pensamentos, atitudes, sentimentos e interações sociais, afetando tanto a saúde física quanto emocional. O ciclo sexual humano é composto por quatro fases, cada uma com sua neurofisiologia própria: 1) desejo, que é o interesse pela atividade sexual; 2) excitação, referindo-se à sensação de prazer sexual; 3) orgasmo, caracterizado por contrações musculares e sensação de alívio; e 4) resolução, que é a sensação de bem-estar após o relaxamento muscular(3).
A disfunção sexual (DS) é definida como qualquer alteração ou perturbação no ciclo de resposta sexual de um indivíduo, seja na fase de desejo, excitação e/ou orgasmo, o que resulta em uma experiência sexual insatisfatória e não gratificante(2). Entre as principais DS masculinas, destacam-se a disfunção erétil (DE), a doença de Peyronie (DP), os distúrbios ejaculatórios (como ejaculação precoce e retardada) e os problemas de desejo sexual(4).
Um estudo polonês que avaliou a prevalência de DS em homens e mulheres de 18 a 70 anos encontrou que, entre os 1.054 participantes masculinos, 36,5% apresentavam alguma forma de DS(5). Outro estudo, realizado na Alemanha com 2.500 homens, revelou que 30% tinham DS, sendo 21% com DE, 7,2% com baixa libido e 5,2% com ejaculação precoce(6).
A DS masculina pode afetar homens de todas as idades e está associada a condições de saúde adversas e diversos fatores de risco, como idade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, depressão e doenças cardiovasculares. Dessa forma, a avaliação clínica torna-se essencial para diagnosticar essa condição(7). Nesse contexto, destaca-se a importância das Medidas de Resultados Relatados pelos Pacientes (MRRP) para auxiliar na tomada de decisões clínicas e compreender melhor o impacto da DS na QV dos indivíduos. Essas ferramentas medem informações subjetivas de forma objetiva, sendo úteis tanto na pesquisa quanto na prática clínica(8).
Existem diversos instrumentos destinados a avaliar fenômenos na área da saúde a partir de diferentes construtos. É fundamental que esses instrumentos sejam validados por meio de análises psicométricas, a fim de garantir a validade, confiabilidade, praticabilidade, sensibilidade e responsividade(9).
Uma pesquisa preliminar foi realizada em dezembro de 2022 e atualizada em 4 de novembro de 2023 nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) via Pubmed, Cochrane Library, Scopus, Web Of Science, Embase (Excerpta Medica Database) e Psycinfo (Psychological Information Database). A pesquisa indicou que, no contexto da DS masculina, existem instrumentos que avaliam DE, desejo sexual, tempo de ejaculação, entre outros componentes(10,11). Contudo, não foram encontrados estudos de revisão que abordassem especificamente o tema de interesse.
Um estudo realizado com 2.021 homens validou a versão colombiana do Índice Internacional de Função Erétil (IIFE-5), um instrumento composto por cinco itens em formato Likert(11). Os resultados demonstraram que o IIFE-5 possui propriedades psicométricas adequadas, confirmou a fatoração unidimensional da escala e apresentou evidências de validade e confiabilidade. Os autores reforçam que instrumentos como esse são essenciais para avaliar e orientar o tratamento da DS(11).
Diante disso, justifica-se a relevância desta revisão de escopo, que tem como objetivo mapear os instrumentos com evidências de validade que avaliam a DS masculina. Espera-se que, por meio de instrumentos válidos, seja possível realizar uma avaliação detalhada e individualizada da DS, para uma tomada de decisão clínica adequada e alinhada com as expectativas e necessidades dos pacientes.
MÉTODO
Trata-se de um protocolo de revisão de escopo e para garantir a qualidade e o rigor deste tipo de estudo serão consideradas as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI)(12) em conjunto com o Checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses — Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(13). O protocolo foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF) e pode ser acessado em: https:osf.io/jdh78.
Pergunta de revisão
O mnemônico PCC (População, Conceito e Contexto) foi utilizado para formular a questão norteadora desta revisão: “Quais são os instrumentos existentes na literatura com evidências de validade para avaliar a DS masculina?”
Critérios de inclusão
Participantes
Serão considerados estudos com homens de qualquer idade que que versem sobre o processo de análise psicométrica de instrumentos com o objetivo de mensurar o construto de interesse.
Conceito
Para fins de conceituação será considerado para esta revisão serão incluídos diagnósticos de DS masculina listados no CID-11, como disfunção do desejo sexual hipoativo, DE, anorgasmia, e distúrbios ejaculatórios (precoce e retardada)(14).
De acordo com o Standards for Educational and Psychological Testing(15), o modelo pentagonal será considerado para verificação das evidências de validade dos instrumento. O modelo pentagonal abrange: conteúdo do teste, processo de resposta, estrutura interna, relação com outras variáveis e consequências do teste. Pelo menos um desses critérios deve ser atendido.
Contexto
O contexto de estudo é a prática clínica em saúde, incluindo ambientes ambulatoriais, hospitalares ou qualquer outro relacionado ao atendimento de DS. Estudos que utilizam instrumentos apenas como resultados de avaliação de desfecho clínico em pesquisas de intervenção, ou para avaliação das propriedades psicométricas de outros instrumentos, serão excluídos.
Tipo de fontes de evidência
Serão considerados estudos quantitativos, mistos, experimentais, quase-experimentais, observacionais e qualitativos de validação e metodológicos. Serão excluídos resumos de conferências, materiais apresentados oralmente em eventos, editoriais, revisões sistemáticas e narrativas.
Estratégia de busca
De acordo com o JBI, a elaboração da estratégia de busca consiste em três etapas: na primeira etapa foi realizada uma pesquisa limitada na BVS e na base de dados MEDLINE, com a utilização dos descritores: “Disfunções Sexuais Fisiológicas”, “Masculino”, “Estudo de Validação”, “Inquéritos e Questionários”, e “Disfunção Erétil”. Em seguida, foram analisadas as palavras-chave e termos de indexação contidas no título e resumo dos artigos recuperados utilizados para identificar estudos. Na segunda etapa, será realizada uma pesquisa utilizando todas as palavras-chave identificadas e termos de indexação nas bases de dados BVS, MEDLINE via PubMed, Cochrane Library, Scopus, Web of Science, Embase e PsycInfo. Também será feita busca na literatura cinzenta através das bases OpenGrey e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). A terceira etapa, os pesquisadores irão realizar um rastreio manual das referências dos estudos selecionados na revisão, em busca de identificar potenciais estudos elegíveis. Se necessário os autores dos estudos selecionados serão contactados, via e-mail, para obtenção de maiores informações. A descrição completa da estratégia de busca está na Figura 1. A estratégia foi elaborada pelos revisores em conjunto com uma bibliotecária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sem restrições de tempo ou idioma.
Fontes de informação |
Estratégia de busca |
Registros recuperados |
BVS |
("Inquéritos e Questionários" OR "Surveys and Questionnaires" OR "Encuestas y Cuestionarios" OR "Enquêtes et questionnaires" OR Questionário OR Questionários OR Instrumento OR Instrumentos OR Escala OR Escalas OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Disfunções Sexuais Fisiológicas" OR "Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Disfunciones Sexuales Fisiológicas" OR "Troubles sexuels d'origine physiologique" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Disfunção Erétil" OR "Erectile Dysfunction" OR "Disfunción Eréctil" OR "Dysfonctionnement érectile" OR Masculino OR Male OR Mâle OR Masculina OR "Impotência Sexual Masculina" OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Estudo de Validação" OR "Validation Study" OR "Estudio de Validación" OR "Études de validation" OR "Estudos de Validação" OR "Validation Studies") |
86 |
MEDLINE (via PubMed) |
("Surveys and Questionnaires" OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Erectile Dysfunction" OR Male OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Validation Study" OR "Validation Studies") |
136 |
Cochrane Library |
("Surveys and Questionnaires" OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Erectile Dysfunction" OR Male OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Validation Study" OR "Validation Studies") |
1 |
Scopus |
("Surveys and Questionnaires" OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Erectile Dysfunction" OR Male OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Validation Study" OR "Validation Studies") |
31 |
Web of Science |
("Surveys and Questionnaires" OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Erectile Dysfunction" OR Male OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Validation Study" OR "Validation Studies") |
1
|
Embase |
(questionnaire or scale or instrument) and ('sexual dysfunction') and ('erectile dysfunction' or male) and ('validation study') |
115 |
PsycInfo (acesso mediante assinatura) |
("Surveys and Questionnaires" OR Questionnaire OR Questionnaires OR Instrument OR Instruments OR Scale OR Scales) AND ("Sexual Dysfunction, Physiological" OR "Physiological Sexual Disorder" OR "Physiological Sexual Disorders" OR "Physiological Sexual Dysfunction" OR "Physiological Sexual Dysfunctions") AND ("Erectile Dysfunction" OR Male OR "Male Impotence" OR "Male Sexual Impotence") AND ("Validation Study" OR "Validation Studies") |
2
|
OpenGrey |
(questionnaire or scale or instrument) and ("sexual dysfunciton") |
0 |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações |
(questionário or instrumento or escala) and ("disfunção sexual") |
4 |
Figura 1 – Estratégia de busca em base de dados. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2024
Seleção de estudos
Os estudos identificados serão exportados para o software online Endnote Web (Clarivate Analytics, PA, USA) com o intuito de armazenar e organizar adequadamente as referências obtidas na busca. Duplicatas serão removidas, e os dados serão exportados para o software Rayyan(16), no qual dois revisores avaliarão os estudos de forma independente, de maneira que um revisor não terá acesso às decisões do outro. Divergências serão resolvidas por um terceiro revisor. A seleção inicial será baseada na leitura de títulos e resumos, seguida pela leitura na íntegra dos artigos incluídos. Ambas as etapas acontecerão com base no atendimento aos critérios de inclusão do objetivo do estudo.
Extração de dados
A extração de dados será feita usando um formulário elaborado pelos revisores, baseado no manual do JBI(9) (Figura 2).
O formulário poderá ser ajustado durante a fase de preenchimento, com quaisquer alterações registradas no relatório da revisão. A extração será realizada de forma independente por dois revisores, com comparações subsequentes. Pontos de discordância serão analisados por um terceiro revisor para a tomada de decisão quanto a inclusão ou não do estudo.
Identificação do estudo |
||||||||||||
Periódico/fator de impacto |
Título |
Autor |
Ano |
País |
Idioma |
Objetivo |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
||||||
Características do instrumento |
||||||||||||
Nome |
Desfecho analisado |
Número e descrição de domínios |
Número de itens |
Opções de resposta |
Forma de análise (sistema de pontuação/ classificação) |
|||||||
|
|
|
|
|
|
|||||||
Participantes do processo de validade |
||||||||||||
Tamanho e características da amostra |
Tipo de DS |
Critérios de inclusão |
Critérios de exclusão |
|||||||||
|
|
|
|
|||||||||
Evidências de validade do instrumento |
||||||||||||
|
Figura 2 – Instrumento de extração de dados. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2024
Apresentação de resultados
Os resultados serão apresentados por meio de quadros, tabelas, resumos, fluxogramas e discussão narrativa, com o objetivo de oferecer uma visão geral dos instrumentos que avaliam a DS masculina, suas evidências de validade e propriedades psicométricas.
REFERÊNCIAS
1. Chen L, Shi GR, Huang DD, Li Y, Ma CC, Shi M, et al. Male sexual dysfunction: A review of literature on its pathological mechanisms, potential risk factors, and herbal drug intervention. Biomed Pharmacother. 2019;112:108585. https://doi.org/10.1016/j.biopha.2019.01.046
2. Nosrati F, Nikoobakht MR, Oskouie IM, Rahimdoost N, Inanloo H, Abolhassani M, et al. Does Significant Weight Loss After Bariatric Surgery Affect Sexual Function and Urinary Symptoms? An Iranian Study. Obes Surg. 2023;33(8):2509-2516. https://doi.org/10.1007/s11695-023-06717-w
3. Nicol A, Chung E. Male sexual dysfunction: Clinical diagnosis and management strategies for common sexual problems. Aust J Gen Pract. 2023;52(1-2):41-45. https://doi.org/10.31128/AJGP-09-22-6559
4. Anderson D, Laforge J, Ross MM, Vanlangendonck R, Hasoon J, Viswanath O, et al. Male sexual dysfunction. Health Psychol Res. 2022;10(3):37533. https://doi.org/10.52965/001c.37533
5. Lew-Starowicz Z, Czajkowska K. Prevalence of sexual dysfunctions and associated risk factors in Poland. Arch Med Sci. 2019;18(4):1031-1040. https://doi.org/10.5114/aoms.2019.86794
6. Herkommer K, Meissner VH, Dinkel A, Jahnen M, Schiele S, Kron M, et al. Prevalence, lifestyle, and risk factors of erectile dysfunction, premature ejaculation, and low libido in middle-aged men: first results of the Bavarian Men's Health-Study. Andrology. 2023;1-8. https://doi.org/10.1111/andr.13524
7. Calogero AE, Burgio G, Condorelli RA, Cannarella R, La Vignera S. Epidemiology and risk factors of lower urinary tract symptoms/benign prostatic hyperplasia and erectile dysfunction. Aging Male. 2019;22(1):12–19. https://doi.org/10.1080/13685538.2018.1434772
8. Churruca K, Pomare C, Ellis LA, Longa JC, Henderson SB, Murphy ED, et al. Patient-reported outcome measures (PROMs): A review of generic and condition-specific measures and a discussion of trends and issues. Health Expect. 2021;24(4):1015-1024. https://doi.org/10.1111/hex.13254
9. Nora CRD, Zoboli E, Vieira MM. Validation by experts: importance in translation and adaptation of instruments. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(3):e64851. http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2017.03.64851
10. Przydacz M, Golabek T, Dudek P, Chlosta P. The Multiple Sclerosis Intimacy and Sexuality Questionnaire (MSISQ-15): translation, adaptation and validation of the Polish version for patients with multiple sclerosis and spinal cord injury. BMC Neurol. 2021;21(1):103. https://doi.org/10.1186/s12883-021-02132-9
11. Vallejo-Medina P, Saffon JP, Álvarez-Muelas A. Colombian Clinical Validation of the International Index of Erectile Function (IIEF-5). Sex Med. 2022;10(1):100461. https://doi.org/10.1016/j.esxm.2021.100461
12. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2022 mai 23]. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global
13. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-473. http://dx.doi.org/10.7326/M18-0850
14. World Health Organization. ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics [Internet]. Geneva: WHO; 2021 [citado 2022 Mai 22]. Disponível em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http://id.who.int/icd/entity/16069046
15. American Educational Research Association; American Psychological Association; National Council on Measurement in Education. Standards for educational and psychological testing [internet]. Washington (DC): American Education Research Association; 2014 [citado 2022 Mai 22]. Disponível em:
https://www.testingstandards.net/uploads/7/6/6/4/76643089/standards_2014edition.pdf
16. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
Submissão: 15-Dec-2023
Aprovado: 28-Jul-2024
Concepção do projeto: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Mata LRF da Obtenção de dados: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Gomes CRG, Mata LRF da Análise e interpretação dos dados: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Gomes CRG, Mata LRF da Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Gomes CRG, Azevedo C, Mata LRF da Aprovação final do texto a ser publicada: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Gomes CRG, Azevedo C, Carbogim F da C, Pereira MG, Mata LRF da Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Ribeiro DA, Ferreira ACS, Gomes CRG, Azevedo C, Carbogim F da C, Pereira MG, Mata LRF da |