PROTOCOLO DE REVISÃO

 

E-health para controle do crescimento e desenvolvimento de crianças: protocolo de revisão

 

Tifany Colomé Leal1, Stefhanie Conceição de Jesus1, Fiona Lynn2, Maria de Lourdes de Souza1

 

1Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

2School of Nursing and Midwifery, Irlanda do Norte

 

RESUMO

Objetivo: identificar evidências de que as e-Health contribuem para o controle do crescimento e desenvolvimento de crianças, especialmente quando da morte materna. Método: Serão aplicados os procedimentos orientados pelo Joanna Briggs Institute para a revisão de escopo. As buscas serão efetuadas em dez bases de dados a seguir registradas: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Excerpta Medica Database, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library, Scopus, Web of Science, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados da Enfermagem, Scientific Electronic Library e IEEE Xplore. Serão selecionados estudos disponíveis na íntegra, publicados nos idiomas inglês, português ou espanhol, publicados entre os anos 2000 e 2022. Não haverá restrições quanto aos tipos de delineamentos dos estudos quantitativos. Dois revisores farão uma triagem independente de todas as citações com auxílio de plataforma eletrônica. O grau de concordância entre os pesquisadores com o Coeficiente Kappa de Cohen. Por meio de descrição narrativa, quadros e tabelas, serão apresentados os resultados obtidos. A análise dos dados envolverá estatística descritiva, frequência e percentual. Utilizaremos o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews para revisão e redação desta revisão.

 

Descritores: Tecnologia; Mortalidade Materna; Criança; Cuidados de Enfermagem.

 

INTRODUÇÃO

A mulher enfrenta riscos durante a gestação, parto e puerpério, com maior impacto em países de baixa e média renda, onde ocorre a maioria das mortes maternas. Sabe-se que os impactos na saúde materna afetam diretamente a saúde neonatal. A morte perinatal está relacionada a problemas como restrição de crescimento intrauterino, asfixia embrionária (como imaturidade fetal), malformações congênitas graves, infecção precoce e risco neonatal, baixo peso ao nascer, parto prematuro e anomalias congênitas fatais(1-3).

Há diferença entre as taxas de mortalidade neonatal entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Isto tem relação com as disparidades na mortalidade materna, as condições de desigualdades socioeconômicas(4).  

No Brasil, nas últimas décadas, diversos indicadores ligados à infância tiveram melhorias, especialmente no que diz respeito à sobrevivência. Diante disso, deve ser assegurado que essas crianças tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial de crescimento e desenvolvimento(5-7).

Para tanto, a área da saúde é cenário do surgimento de uma nova gama de sistemas, serviços e aplicativos que utilizam a comunicação eletrônica. Conhecida como e-Health, essa rede engloba diversas tecnologias relacionadas à saúde, como programas informativos na Web, monitoramento remoto, teleconsulta e cuidados apoiados por dispositivos móveis(8).

As e-Health contribuem para a obtenção da cobertura universal de saúde. Neste sentido sua abordagem inclui a quebra de barreiras especialmente para grupos vulneráveis, incluindo mães e seus recém-nascidos. Existem resultados que demonstram que os cuidados de saúde prestados durante o período do nascimento são essenciais para salvar a vida das mães e de seus recém-nascidos, prevenir natimortos e evitar incapacidades(9-12).

Ao longo das últimas décadas, tem sido demonstrado que as melhores práticas e estratégias ampliam a cobertura de intervenções para recém-nascidos, resultando na redução da mortalidade, morbidade e incapacidades. Para alcançar esses resultados, são necessárias inovações que envolvam todas as partes interessadas, famílias, gestores de saúde, instituições de pesquisa e ensino, dentre outras, e busque atingir as populações mais pobres e vulneráveis. Além disso, são necessárias mais pesquisas e desenvolvimento para otimizar a aplicação do conhecimento sobre quais intervenções e estratégias são mais eficazes(13).

A criação de um software de e-Health para o seguimento da criança menor de um ano após a perda da mãe por óbito materno será uma tecnologia para a promoção da saúde infantil e no apoio à família. Por meio dessa tecnologia e a conectividade que possibilita, é possível oferecer um acompanhamento que facilite o acesso aos cuidados de saúde e forneça suporte contínuo à família, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da criança e auxiliando a família para uma vida saudável e feliz.

O objetivo desta revisão é identificar as evidências de que as e-Health contribuem para o controle do cuidado acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças, menores de um ano, pós morte materna.

 

MÉTODO

No presente protocolo de Revisão de Escopo adotou-se as diretrizes propostas pelo Joanna Briggs Institute (JBI)(14).  Além disso, o protocolo foi registrado no Open Science Framework (OSF) (https://osf.io/etzah/). São descritas as seguintes etapas: (1) identificação da questão de pesquisa; (2) identificação de estudos relevantes; (3) seleção dos estudos; (4) extração de dados; (5) interpretação, resumo e divulgação dos resultados.

A condução da revisão de escopo deve garantir que o projeto atenda aos padrões globais, apresentando consistência, transparência e legibilidade na análise e apresentação de dados(14-15). Para tal, a etapa de planejamento deve ser eficaz e a adesão ao protocolo assegurada de modo integral pela equipe condutora. Outros elementos também são essenciais no desenvolvimento de uma scoping review tais sejam: equipe com experiência no tópico, métodos e requisitos de pesquisa em literatura; fase de pré-planejamento para confirmar a metodologia; utilizar mnemônico, exemplo PCC (população conceito e contexto); aderir às orientações atualizadas e critérios para relatórios.  Portanto, o pesquisador deve desenvolver um protocolo e registrar ou disponibilizar publicamente e, posteriormente, referenciar no artigo de revisão de escopo submetido para publicação; planejar com antecedência como os dados serão apresentados, utilizando-se de recursos visuais para aumentar o impacto(16). Assim sendo, este protocolo foi registrado na plataforma OSFHome: DOI 10.17605/OSF.IO/ETZAH.

 

Definição da questão de pesquisa

A questão da pesquisa foi definida utilizando-se a estratégia: População, Contexto, Conceito (PCC). Na Figura 1 é apresentada a descrição do mnemônico PCC(16-17).

 

ACRÔNIMO

DESCRIÇÃO

COMPONENTES DA QUESTÃO

P

População

Crianças menores de um ano, com perda da mãe, por óbito materno

C

Conceito

e-Health de seguimento

C

Contexto

Ambientes onde ocorre a assistência em saúde

Figura 1 - Elaboração da pergunta de pesquisa com base no mnemônico PCC. Florianópolis, SC, Brasil, 2023

 

Nesta revisão busca-se responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais as evidências de que as e-Health contribuem para o controle do cuidado acerca do crescimento e desenvolvimento das crianças, pós morte materna?”

 

Identificação dos estudos relevantes

 

Critérios de inclusão

Estudos disponíveis na íntegra publicados em periódicos científicos, com diferentes delineamentos metodológicos quantitativos, que apresentem como tema principal e-Health para seguimento da criança menor de um ano, com perda da mãe, por óbito materno, publicados entre os anos 2000 e 2022, publicados em inglês, espanhol ou português.

Artigos de revisão de literatura terão suas referências analisadas pela possibilidade de inclusão de novos estudos que não foram extraídos com a estratégia de busca adotada, ou seja, busca reversa ou cruzada.

 

Critérios de exclusão

Livros ou capítulos de livros, teses ou dissertações, editorial e artigos de revisão e estudos que também incluam outra população que não crianças menores de um ano com perda da mãe por morte materna.

 

Estratégias para busca de estudos

Para planejamento e organização das estratégias de busca foi realizado busca prévia nos tesauros (DeSCs/MeSH) da área da saúde e com auxílio de bibliotecário elencando os termos necessários e construindo as chaves de busca apresentadas na Figura 2.

 

Plataformas e Base de Dados

Chaves de busca

Pubmed/MEDLINE

("Telemedicine"[Mesh] OR "Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications"[Mesh] OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone"[Mesh] OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development"[Mesh] OR "Child Development" OR "Infant Development")

Embase (Elsevier)

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

CINAHL (EBSCO)

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

Cochrane Library

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

Scopus (Elsevier)

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

Web of Science

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

LILACS/BDENF

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones" OR "Telemedicina" OR "Ciber Saúde" OR "Ciber-Saúde" OR "Cibersaúde" OR "Saúde Conectada" OR "Saúde Digital" OR "Saúde Eletrônica" OR "Saúde Móvel" OR "Tele-Serviços em Saúde" OR "Teleassistência" OR "Telecuidado" OR "Telessaúde" OR "e-Saúde" OR "eSaúde" OR "mSaúde" OR "uSaúde" OR "Aplicativos Móveis" OR "Ciber Salud" OR "Ciber-Salud" OR "Cibersalud" OR "Salud Conectada" OR "Salud Digital" OR "Salud Electrónica" OR "Salud Mueble" OR "Salud Móvil" OR "Teleasistencia" OR "Telesalud" OR "eSalud" OR "mSalud" OR "uSalud" OR "Aplicaciones Móviles") AND ("Child Development" OR "Infant Development" OR "Desenvolvimento Infantil" OR "Desenvolvimento Pré-Escolar" OR "Desenvolvimento da Criança" OR "Desenvolvimento das Crianças" OR "Desenvolvimento de Criança" OR "Desenvolvimento de Crianças" OR "Desenvolvimento de Lactentes" OR "Desenvolvimento de Pré-Escolares" OR "Desenvolvimento do Lactente" OR "Desenvolvimento do Pré-Escolar" OR "Desenvolvimento dos Lactentes" OR "Desenvolvimento dos Pré-Escolares" OR "Desarrollo Infantil" OR "desarrollo de lactantes" OR "desarrollo de los lactantes" OR "desarrollo de los niños" OR "desarrollo de los pré-escolares" OR "desarrollo de preescolares" OR "desarrollo del lactante" OR "desarrollo del niño en edad preescolar" OR "desarrollo del preescolar" OR "desarrollo infantil" OR "desarrollo preescolar")

SciELO

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones" OR "Telemedicina" OR "Ciber Saúde" OR "Ciber-Saúde" OR "Cibersaúde" OR "Saúde Conectada" OR "Saúde Digital" OR "Saúde Eletrônica" OR "Saúde Móvel" OR "Tele-Serviços em Saúde" OR "Teleassistência" OR "Telecuidado" OR "Telessaúde" OR "e-Saúde" OR "eSaúde" OR "mSaúde" OR "uSaúde" OR "Aplicativos Móveis" OR "Ciber Salud" OR "Ciber-Salud" OR "Cibersalud" OR "Salud Conectada" OR "Salud Digital" OR "Salud Electrónica" OR "Salud Mueble" OR "Salud Móvil" OR "Teleasistencia" OR "Telesalud" OR "eSalud" OR "mSalud" OR "uSalud" OR "Aplicaciones Móviles") AND ("Child Development" OR "Infant Development" OR "Desenvolvimento Infantil" OR "Desenvolvimento Pré-Escolar" OR "Desenvolvimento da Criança" OR "Desenvolvimento das Crianças" OR "Desenvolvimento de Criança" OR "Desenvolvimento de Crianças" OR "Desenvolvimento de Lactentes" OR "Desenvolvimento de Pré-Escolares" OR "Desenvolvimento do Lactente" OR "Desenvolvimento do Pré-Escolar" OR "Desenvolvimento dos Lactentes" OR "Desenvolvimento dos Pré-Escolares" OR "Desarrollo Infantil" OR "desarrollo de lactantes" OR "desarrollo de los lactantes" OR "desarrollo de los niños" OR "desarrollo de los pré-escolares" OR "desarrollo de preescolares" OR "desarrollo del lactante" OR "desarrollo del niño en edad preescolar" OR "desarrollo del preescolar" OR "desarrollo infantil" OR "desarrollo preescolar")

IEEE

("Telemedicine" OR "Mobile Health" OR "mHealth" OR "Telehealth" OR "eHealth" OR "Mobile Applications" OR "Mobile Application" OR "App" OR "Apps" OR "Smartphone" OR "Smartphones") AND ("Child Development" OR "Infant Development")

Figura 2 - Estratégia para busca dos estudos. Florianópolis, SC, Brasil, 2023

 

Seleção dos estudos

A seleção dos artigos será realizada com análise e discussão dos critérios de inclusão, buscando uma concordância de no mínimo 75% entre os revisores(17). As etapas para seleção dos estudos se darão na seguinte forma:

Será realizada combinação dos descritores em saúde (DeCs e MeSH) com as palavras-chave relacionadas por meio de cruzamentos com os operadores booleanos AND e OR de acordo com cada base de dados, conforme figura 2.

As referências identificadas serão exportadas para o software gerenciador de referências bibliográficas EndNote Web, para identificar registros em mais de uma base de dados e proceder a exclusão.

Será realizada leitura de títulos e resumos por dois pesquisadores, de forma independente, para seleção e exclusão conforme critérios de elegibilidade. Nos casos em que o resumo estiver indisponível para a leitura, será procedido busca dos artigos para inclusão na próxima etapa. O sistema Rayyan será usado para a seleção de artigos com cegamento e de modo independente por dois pesquisadores.

A busca reversa ou cruzada (análise das referências dos artigos selecionados para leitura completa) será utilizada para identificar outros estudos que não sejam encontrados com a estratégia de busca previamente definida.

O grau de concordância entre os pesquisadores será medido pela aplicação do coeficiente Kappa de Cohen(18). As divergências entre os revisores serão resolvidas com a participação de um terceiro pesquisador, com esclarecimento técnico, conforme previsto no protocolo.

 

Extração de dados

 

Coleta e análise dos dados

Para extração e sistematização dos dados utilizar-se-á uma matriz, inserida em planilha no software Excel elencando: Número de ordem, ano de publicação, origem, idioma, identificação dos autores, país onde a pesquisa foi realizada, características dos participantes, objetivos, desenho do estudo, desfechos e recomendações, processos e ações de cuidado inseridos na e-Health.

A extração dos dados supracitados servirá para mapear descritivamente e obter a frequência de conceitos, populações, e características, ações de cuidado e, se a e-Health foi construída com a participação de profissionais de saúde. Para ampliar a análise será efetuada a codificação de dados no intuito de obter um resumo para construção de categorias específicas(14).

 

Interpretação, resumo e divulgação dos resultados

Utilizaremos o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) para a redação desta revisão(19). Os dados extraídos serão incorporados numa planilha de Excel e obtidas frequências absolutas e relativas os dados serão apresentados em tabelas e quadros e/ou imagens. Os estudos selecionados serão organizados e classificados por categorias oriundas dos subtemas que emergirem da busca, bem como as evidências que apresentarem. Posterior discussão dos resultados será apresentado de forma narrativa. Além disso, no que concerne à classificação dos estudos quanto ao nível de evidência e grau de recomendação dos trabalhos incluídos, a avaliação será efetivada após análise dos resultados obtidos. Frente a consistência dos dados, dois pesquisadores, de forma independente, aplicarão o Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation(20). Os resultados desta revisão serão disponibilizados em publicações como artigos científicos em revistas indexadas e eventos acadêmicos de relevância visando ampla divulgação.

 

Discussão

A investigação acerca das evidências que sustentam a contribuição das e-Health para o controle do cuidado do crescimento e desenvolvimento das crianças é essencial devido ao crescente papel dessas tecnologias no campo da saúde infantil. Com o rápido avanço das tecnologias, as intervenções de e-Health estão se tornando cada vez mais acessíveis e amplamente utilizadas em diferentes contextos de cuidados pediátricos.

Com a possibilidade de monitorar parâmetros-chave de saúde, fornecer informações educacionais aos pais e profissionais de saúde, e facilitar a comunicação entre eles, as ferramentas de e-Health têm o potencial de melhorar significativamente a qualidade do cuidado oferecido às crianças em termos de crescimento e desenvolvimento. No entanto, para que essas inovações sejam devidamente adotadas e implementadas, é fundamental avaliar as evidências acerca de sua eficácia, segurança e efetividade, a fim de embasar a tomada de decisões clínicas e políticas.

Apesar do crescente número de estudos nessa área, é fundamental enfatizar a necessidade de avaliar seus impactos de maneira mais abrangente. A avaliação do impacto deve ser procedida com uso de indicadores mensuráveis e confiáveis. Além disso, a avaliação dos resultados deve ser realizada conforme previsto no protocolo planejado, seja no que se refere a testes e ferramentas(17).

Apesar disso, a investigação das evidências de que as e-Health contribuem para o controle do cuidado do crescimento e desenvolvimento das crianças se justifica diante das definições presentes nos sistemas de saúde em relação à gestão de informações e ao monitoramento contínuo das crianças no primeiro ano de vida. As tecnologias de e-Health têm o potencial de preencher lacunas importantes nesses sistemas com uma coleta mais abrangente de dados de saúde, rastreamento de marcos de crescimento, avaliação de indicadores relevantes e intervenções oportunas.

Dessa forma, a investigação das contribuições das e-Health para modificar o cenário da saúde infantil, impulsionará a adoção informada e bem fundamentada dessas tecnologias na promoção do desenvolvimento saudável e bem-estar das crianças, quando da morte materna.

 

Limitações do estudo

A revisão deve considerar algumas limitações importantes. Em primeiro lugar, não ser possível incluir todos os estudos disponíveis devido à constante atualização do conhecimento científico em todo o mundo, bem como a indexação de pesquisas em plataformas ou bases de dados de outras áreas do conhecimento que não foram inicialmente contempladas no protocolo de revisão.

Além disso, a questão do idioma representa outra limitação, pois, apesar do reconhecimento mundial do idioma inglês e da inclusão de mais duas línguas (espanhol e português), existe a possibilidade de não serem incorporados estudos relevantes publicados em outros idiomas.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

1. Veloso FC, Kassar LM, Oliveira MJ, Lima TH, Bueno NB, Gurgel RQ, et al. Analysis of neonatal mortality risk factors in Brazil: a systematic review and meta-analysis of observational studies. J pediatr (Rio J). 2019;95(5). https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.12.014

 

2. Toss AFO, Barbosa MA, Oliveira AM, Silva TP, Barboza IF, Diniz ML, et al. Causes of maternal and fetal mortality in Brazil: A systematic review: Causas de mortalidade materna e fetal no Brasil: Uma revisão sistemática. Concilium. 2023;23(5). https://doi.org/10.53660/CLM-1038-23C51

 

3. Borges DC, João CG, Pimentel Cesar Hoffmann CB, Vaichulonis CG, Silveira Filho LC, Carl Silva J. Fatores de risco associados à mortalidade perinatal: um estudo de caso-controle. ACM arq. catarin. med. [Internet] 2019 [citado 10 nov 2023];48(3). Disponível em: https://revista.acm.org.br/index.php/arquivos/article/view/511

 

4. Martins IPM, Nakamura CY, Carvalho DR. Variáveis associadas à mortalidade materna e infantil: uma revisão integrativa. Rev Aten Saúde. 2020;18(64). https://doi.org/10.13037/ras.vol18n64.6576

 

5. Santos Ferreira TL, Santos Quirino AL, Câmara Rolim D, Brito do O L, Barbosa de Andrade F. Análise espacial da mortalidade em crianças menores de cinco anos no Brasil: indicadores sociais e assistenciais de saúde.
Rev Ciênc Plur 2022; 8(3). http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n3ID26740

 

6. Reticena KO, Yabuchi VNT, Gomes MFP, Siqueira LD, Abreu FCP, Fracolli LA. Role of nursing professionals for parenting development in early childhood: a systematic review of scope. Rev Latino-Am Enfermagem. 2019;27. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3031.3213

 

7. Sousa JCB de, Silva RD da, Olivindo DDF de. Child health handbook records for monitoring growth and development. Res Soc Dev. 2020;9(10). https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9017

 

8. Organização Mundial de Saúde (OMS). mHealth: Utilização de tecnologias digitais adequadas para a saúde pública. [Internet].  2018 [citado 10 nov 2023]. Disponível em: http://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA71/A71_20-en.pdf

 

9. Kip H, Keizer J, da Silva MC, Beerlage-de Jong N, Köhle N, Kelders SM. Métodos para desenvolvimento de eSaúde centrado no ser humano: revisão de escopo narrativo. J Med Internet Res. 2022;24(1). http://dx.doi.org/10.2196/31858

 

10. Stanley AY, Wallace JB. Telehealth to Improve Perinatal Care Access. MCN Am J Matern Child Nurs. 2022;47(5). http://dx.doi.org/10.1097/NMC.0000000000000841

 

11. Queiroz MA, Brasil CCP, Cabral CBM, Porto ACL, Barbosa PME, Sousa RC. Tecnologias de eSaúde direcionadas aos pais para o cuidado de bebês prematuros: uma revisão integrativa. New Trends in Qualitative Research [Internet]. 2022 [citado 10 nov 2023]; 13. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/693

 

12. Zhao L, Chen J, Lan L, Deng N, Liao Y, Yue L, Chen I, Wen SW, Xie RH. Effectiveness of Telehealth Interventions for Women With Postpartum Depression: Systematic Review and Meta-analysis. JMIR Mhealth Uhealth. 2021;9(10). http://dx.doi.org/10.2196/32544

 

13. Corrêa LRS, Costa NY, Pantoja GX, Pinheiro AKC, Rodrigues ILA, Nogueira LMV. Mortalidade infantil associada às iniquidades sociais: revisão de escopo. Rev Eletr Enferm. [Internet]. 2022 [citado 10 nov 2023];24. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/71824

 

14. Peters MDJ, Godfrey C, Mcinerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Muun Z, editors; JBI Evid Synth. 2020. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

 

15. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Khalil H, Larsen P, Marnie C, Pollock D, Tricco AC, Munn Z. Guidance for best practice and reporting items for the development of scoping review protocols. JBI Evid Synth. 2022;20(4). http://dx.doi.org/10.11124/JBIES-21-00242

 

16. Lockwood C, Santos KB, Pap R. Practical Guidance for Knowledge Synthesis: scoping review methods. Asian Nurs Res. 2019. http://dx.doi.org/10.1016/j.anr.2019.11.002

 

17. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Evid Synth. 2020. http://dx.doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

 

18. Bakeman R. KappaAcc: A program for assessing the adequacy of kappa. Behav Res Methods. 2023;55. https://doi.org/10.3758/s13428-022-01836-1

 

19. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169:467-473. [Epub September 4, 2018]. http://dx.doi.org/10.7326/M18-0850

 

20. Schwingshackl L, Rüschemeyer G, Meerpohl JJ. How to interpret the certainty of evidence based on GRADE (Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation). Urologe A. 2021; http://dx.doi.org/10.1007/s00120-021-01471-2

 

Submissão: 16-Oct-2023

Aprovado: 28-Jul-2024

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Leal TC, Souza ML

Obtenção de dados: Leal TC, Jesus SC, Souza ML

Análise e interpretação dos dados: Leal TC, Jesus SC, Souza ML

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Leal TC, Jesus SC, Lynn F, Souza ML

Aprovação final do texto a ser publicada: Leal TC, Jesus SC, Lynn F, Souza ML

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Leal TC, Jesus SC, Lynn F

 

Imagem 1