PROTOCOLO DE REVISÃO

 

Instrumentos para consulta de enfermagem ao paciente com estomias eliminatórias: protocolo de revisão de escopo

 

Daniely Maillard Monteiro1, Euzeli da Silva Brandão1, Patrícia Britto Ribeiro de Jesus1

 

1Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

 

RESUMO

Objetivo: mapear os instrumentos validados no Brasil para nortear a consulta de enfermagem junto aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação. Método: Protocolo de revisão de escopo conforme metodologia do Instituto Joanna Briggs. Será utilizado o mnemônico PCC (População, Conceito e Contexto). A busca nas bases de dados será realizada com os descritores indexados no Medical Subject Headings: Nursing, Ostomy, Colostomy, Ileostomy, Patients, Practice guidelines, Preoperative Care, “Postoperative Care, Validation studies e o termo livre: Urostomy. Serão incluídos estudos com diferentes delineamentos metodológicos, dissertações, teses e diretrizes de sociedades de especialistas, sem limitação temporal ou de idioma. Estudos identificados serão exportados para o Software EndNote Clarivate Analytics para remoção das duplicatas e em seguida ao Software Rayyan para triagem por dois revisores independentes. Após leitura dos estudos na íntegra, os resultados serão analisados e discutidos.

 

Descritores: Enfermagem; Estomia; Estudo de Validação.

 

INTRODUÇÃO

Definidas como um meio de comunicação de um órgão com o meio externo, as estomias urinárias e intestinais são classificadas como de eliminação, pois promovem a excreção de urina, fezes e gases através da parede abdominal(1).

No Brasil, as unidades de saúde são responsáveis pelo atendimento integral e interdisciplinar ao paciente estomizado, que se inicia na decisão da necessidade de confecção de uma estomia. Trata-se de um procedimento de abordagem cirúrgica em ambiente hospitalar, e a continuidade do atendimento é realizada em centros de referência, oferecendo acolhimento e a garantia do direito à educação, à reabilitação e aos equipamentos coletores e adjuvantes(2).

O desvio do trânsito urinário ou intestinal para eliminação através da parede abdominal é um fator que comumente gera transtornos de aceitação à nova condição corporal, aversão à imagem pessoal, prejuízos ao convívio interpessoal, reclusão à residência, sentimentos de ansiedade, depressão, insegurança e baixa autoestima(3). Somam-se a esses transtornos de ordem social e emocional as complicações no estoma e na área periestomal, apontadas como fatores que necessitam de intervenção dos profissionais de saúde e, consequentemente, maior número de consultas nas instituições de saúde(4).

Dessa forma, para que sejam atendidas as demandas específicas desta população, oriundas das necessidades clínicas, nutricionais, emocionais e sociais, faz-se necessário o atendimento por equipe multiprofissional(2). Nesse contexto, a consulta de Enfermagem colabora como importante ferramenta tecnológica de cuidado integral ao indivíduo, visto ser norteada por métodos científicos que permitem a abordagem das questões de saúde/doença desde o diagnóstico, intervenção, até a avaliação da resposta induzida pelo cuidado prestado(5).

Considerando a organização do trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, o Conselho de Federal de Enfermagem (COFEN) determinou, através da Resolução COFEN 358/2009(6) (Revogada pela Resolução COFEN 736 de 17 de janeiro de 2024)(7), a Implementação do Processo de Enfermagem em todas as instituições públicas e privadas onde ocorra o cuidado profissional de Enfermagem. Nesse sentido, Leite e Aguiar(8) apontam para a aplicação do processo de enfermagem como meio de qualificar a assistência de enfermagem prestada ao indivíduo estomizado e atender às demandas provenientes das necessidades humanas básicas afetadas.

A construção e a validação de um instrumento para consulta de enfermagem ao paciente estomizado norteado por metodologia científica é de significativa relevância para construção de uma consulta estruturada no cuidado integral e humanizado, trazendo benefícios ao usuário, bem como para a satisfação profissional ao observar os resultados obtidos a partir do uso do instrumento(9).

Assim, entende-se que a consulta de enfermagem norteada por instrumentos específicos a esta população favorece a avaliação clínica e a compreensão das influências emocionais e sociais impostas pela nova condição e susceptibilidades em que este grupo de pessoas encontra-se exposto.

Na tentativa de reconhecer pesquisas sobre a temática, no mês de setembro de 2022, foram averiguados os bancos de dados internacionais de revisões: International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO), Open Science Framework (OSF) e repositório Figshare, evidenciando a inexistência de registros de pesquisas com objetivo similar ao desta revisão. Importa mencionar que, em 2023, identificou-se um protocolo de revisão sistemática voltado para pessoas com estomias de eliminação, porém com o objetivo de analisar metodologicamente resultados de pesquisas que investigaram as propriedades psicométricas de instrumentos de qualidade de vida(10).

Diante do exposto, foi estabelecido o seguinte objetivo: mapear os instrumentos validados no Brasil para nortear a consulta de enfermagem junto aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação.

 

MÉTODO

Protocolo de revisão de escopo, que consiste em um desenho de estudo com a finalidade de nortear a identificação e o mapeamento das principais evidências científicas sobre uma dada área/tema(11). O protocolo, elaborado antes da revisão, busca garantir que os métodos de revisão sejam transparentes e reprodutíveis quando publicados. O seguimento deste plano de pesquisa auxilia a evitar vieses na condução da revisão(12).

Acredita-se que esse delineamento de pesquisa foi escolhido por oferecer um “escopo” que servirá de discussão consistente acerca dos instrumentos disponíveis na literatura para nortear a consulta de enfermagem junto aos pacientes em pré e pós-operatório de estomias de eliminação. O presente protocolo de revisão de escopo foi registrado na OSF, conforme link https://osf.io/7gxzn/?view_only=7ea1edd389c1402a9ca4d86364cec401.

Foi desenvolvido considerando as cinco etapas preconizadas pela metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI): 1) Estabelecimento da questão de pesquisa; 2) Identificação de estudos relevantes; 3) Seleção e inclusão de estudos; 4) Mapeamento, extração e organização dos dados; 5) Agrupamento e interpretação dos resultados. Na intenção de garantir a integridade do estudo e rigor metodológico, para redação e revisão, será utilizado o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(11).

 

Estabelecimento da questão de pesquisa

A fim de estabelecer a questão da pesquisa e a identificação dos elementos-chave para condução da revisão, será utilizado o mnemônico: PCC (População, Conceito e Contexto). Assim, elaborou-se a questão de pesquisa: “quais são os instrumentos validados no Brasil para nortear a consulta de enfermagem junto aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação?”, conforme Figura 1.

 

População

Conceito

Contexto

Pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação

Instrumentos validados no Brasil para nortear a consulta de enfermagem aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação

 

Cenários onde ocorrem a consulta pré e pós-operatória a esta população, admitindo-se os níveis ambulatoriais e hospitalares

Figura 1 - Mnemônico utilizado para estabelecimento da questão de pesquisa e identificação dos elementos-chaves para condução da revisão. Niterói, RJ, Brasil, 2022

 

Identificação dos estudos relevantes

 

Estratégia de pesquisa/Seleção da fonte de evidência

O levantamento preliminar dos descritores e das palavras-chaves foi realizado junto à bibliotecária da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense. Assim, para busca e identificação de estudos relevantes, serão empregados os descritores indexados no DeCS/MeSH (Descritores em ciências da saúde/ Medical Subject Headings), sendo definidos: “Nursing”, “Ostomy”, “Colostomy”, “Ileostomy”, “Patients”, “Practice guidelines”, “Preoperative Care”, “Postoperative Care”, “Validation studies” e o termo livre: “Urostomy”, utilizando combinações dos termos de acordo com as bases acessadas. Serão aplicados os operadores booleanos AND e OR, de modo restritivo e aditivo, respectivamente, conforme a Figura 2.

 

Base de

dados

Estratégia de busca

BVS

(Enfermagem) OR (Nursing) OR (Enfermería) OR (Cuidados Pré-Operatórios) OR (Cuidados Preoperatorios) OR (PreoperativeCare) OR (Cuidados Pós-Operatórios) OR (PostoperativeCare) OR (Cuidados Posoperatorios) AND (Estomia) OR (Ostomy) OR (Estomía) OR (Colostomia) OR (Colostomy) OR (Ileostomia) OR (Ileostomy) OR (Ureterostomia) OR (Ureterostomy) AND (Protocolo) OR (Diretrizes) OR (Diretivas) OR (Guidelines) OR (Processo de Enfermagem) OR (Nursing Process) OR (Proceso de Enfermería)

CINAHL

 

“patients” AND "nursing care" AND ostomy OR colostomy OR ileostomy OR urostomy AND "practice guidelines" (Utilizando o SmartText)

MEDLINE

 

 

“patients” AND "nursing care" AND ostomy OR colostomy OR ileostomy OR urostomy AND "practice guidelines"

Academic Search Premier

 

“patients” AND "nursing care" AND ostomy OR colostomy OR ileostomy OR urostomy AND "practice guidelines"

(Utilizando o SmartText)

 

SCOPUS

 

“patients” AND "nursing care" AND ostomy OR colostomy OR ileostomy OR urostomy AND "practice guidelines"

PUBMED

 

“patients” AND "nursing care" AND ostomy OR colostomy OR ileostomy OR ureterostomy AND "practice guidelines"

BTBT

“Enfermagem” AND “Estomia" AND "Estudos de validação"

Catálogo de Teses Capes

 

 

“Enfermagem” AND “Estomia" AND "Estudos de validação"

Figura 2 - Estratégia de busca. Niterói, RJ, Brasil, 2022

 

Para levantamento e identificação dos estudos serão utilizadas as bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHAL), ACADEMIC SEARCH PREMIER, Scopus SciVerse (SCOPUS), US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed). A busca das publicações será realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do acesso remoto ao conteúdo da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Para contemplar a literatura cinzenta será acessada a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses Capes.

 

Seleção e inclusão de estudos

 

Critérios de inclusão

Serão incluídos estudos disponíveis na íntegra, com diferentes delineamentos metodológicos, que apresentem como tema principal instrumentos validados no Brasil para nortear a consulta de enfermagem aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação. Serão também consideradas dissertações, teses e diretrizes de sociedades de especialistas, sem recorte temporal, publicados em qualquer idioma. As literaturas consideradas relevantes à revisão, não disponíveis na íntegra, serão solicitadas em particular aos autores.

 

Critérios de exclusão

Serão excluídos os estudos que estão em processo de validação e os que versam apenas sobre a avaliação exclusiva do estoma e não da pessoa estomizada, além dos duplicados.

 

Mapeamento, extração e organização dos dados

Dessa forma, o processo metodológico de seleção e inclusão dos estudos será composto pela identificação das publicações nas fontes de dados e seleção dos textos de relevância seguindo os critérios de inclusão, conforme o acrônimo PCC e a pergunta de pesquisa pré-estabelecida. Este processo de triagem será realizado de forma simultânea e cega por dois revisores independentes, utilizando dispositivos eletrônicos diferentes. Após a busca dos textos nas bases de dados, os estudos serão exportados para o software EndNote Clarivate Analytics através do qual serão agrupados e removidos quando em duplicatas. Em seguida os registros remanescentes serão exportados ao software Rayyan, os dois revisores realizarão independentemente a triagem do material encontrado (leitura do título e resumo), com a opção duplo cego ativada. Os resultados encontrados serão analisados e discutidos entre ambos, após leitura dos estudos na íntegra. Caso ocorram discordâncias será solicitada a análise por um terceiro revisor. Para identificação de outros estudos relevantes, será realizada busca reversa nas referências dos artigos selecionados. Visando a compilação dos dados selecionados será elaborado, em planilha do Excel, um instrumento de extração de dados com as seguintes informações: periódico, título do estudo, autor(es), ano e estado que o estudo foi realizado, método, número de participantes, e conteúdo/características do instrumento validado no Brasil para nortear a consulta de enfermagem junto aos pacientes adultos em pré e pós-operatório de estomias de eliminação. O instrumento poderá ser alterado de acordo com a necessidade ao longo da análise dos dados. Tal alteração, caso ocorra, será informada na revisão de escopo.

 

Agrupamento e interpretação dos resultados

Os resultados serão apresentados respondendo à questão de pesquisa. Para síntese e apresentação dos dados, serão elaborados quadros, além da discussão de forma narrativa. Por se tratar de dados de domínio público, o estudo de revisão não necessita de aprovação no comitê de ética.

 

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos servidores da Biblioteca da Escola de Enfermagem (BENF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) pelo auxílio para definição dos descritores e critérios de busca nas bases de dados.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

1. Matsubara MGS, Villela DL, Hashimoto SY, Reis HCS, Sconato RA, Denardi UA, et al. Feridas e Estomias em Oncologia: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Lemar; 2011.

 

2. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 400, de 16 de novembro de 2009. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2009 [citado 2022 Jul 15]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2009/prt0400_16_11_2009.html

 

3. Silva AL, Vieira ABD, Moraes RHG, Mazoni SR, Kamada I. Subjectivities and challenges of people living with an intestinal ostomy. Braz J Enterostomal Ther - Rev Estima. 2021;19:e1721. https://doi.org/ 10.30886/ estima. v19.1034_PT

 

4. Pinto IES, Queirós SMM, Queirós CDR, Silva CRR, Santos CSVB, Brito MAC. Risk factors associated with the development of elimination stoma and perístoma skin complications. Rev Enf Referência. 2017;4(15):155-66. https://doi.org/10.12707/RIV17071

 

5. Crivelaro PMS, Posso MBS, Gomes PC, Papini SJ. Nursing consultation: a comprehensive care tool in primary healthcare. Brazil J Develop. 2020;6(7):49310-21. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-542

 

6. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução Cofen 358, 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências [Internet]. Brasília: COFEN; 2009 [citado 2022 Set 26]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html

 

7. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução Cofen 736, 17 de janeiro de 2024. dispõe sobre a implementação do processo de enfermagem em todo contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de enfermagem [Internet]. Brasília: COFEN; 2024 [citado 2024 Fev 20]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/

 

8. Leite MS, Aguiar LC. Diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos à colostomia. Enf Foco. 2017;8(2). https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n2.1227

 

9. Paczek RS, Oliveira TK, Passberg LZ, Tanaka AKSR, Lana LD. Instrument for implementing the nursing process during ostomate consultation: an experience report. Cienc Cuid Saude [Internet]. 2022 [citado 2022 Out 20];21:e59744. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1384512

 

10. Fernandes FBDA, Machado RS, Lopes AM, Arrais KLBM, Silva GRFS. Instruments to assess quality of life in ostomized adults: a systematic review protocol. Online Braz J Nurs. 2023;22 Suppl 1:e20236640. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20236640

 

11. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editores. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2022 Jul 10]. Disponível em:  https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

 

12. Moraes EB. Review Protocols. Online Braz J Nurs. 2022;21 Suppl 1:e20226585. https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226585

 

Submissão: 28-Abr-2023

Aprovado: 11-Mar-2024

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Monteiro DM, Brandão E da S

Obtenção de dados: Monteiro DM, Brandão E da S, Jesus PBR de

Análise e interpretação dos dados: Monteiro DM

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Monteiro DM, Brandão E da S

Aprovação final do texto a ser publicada: Monteiro DM, Brandão E da S, Jesus PBR de

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Monteiro DM, Brandão E da S, Jesus PBR de

 

image1.jpg