REVISÃO DE ESCOPO

 

Exercícios de mobilidade da pelve materna no trabalho de parto: protocolo de revisão de escopo

 

Reginaldo Roque Mafetoni1, Ana Carolina Garcia Pifaldini1, Talita Balaminut1, Clara Fróes de Oliveira Sanfelice1, Elenice Valentim Carmona1, Lia Maristela da Silva Jacob2, Herla Maria Furtado Jorge3, Maria Helena Baena de Moraes Lopes1

 

1Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

2Faculdade São Leopoldo Mandic, Araras, SP, Brasil

3Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

 

RESUMO

Objetivo: Identificar e mapear os tipos de exercícios usados na mobilidade da pelve materna aplicados no trabalho de parto e parto. Método: Protocolo de revisão de escopo, estruturado conforme a metodologia do Instituto Joanna Briggs e o checklist PRISMA para revisões de escopo. Os critérios de inclusão abrangerão artigos científicos, editoriais e notas de pesquisa, dissertações e teses. A busca será conduzida em bases de dados eletrônicas em ciências da saúde, bem como repositório de dissertações e teses. As publicações serão selecionadas com o auxílio do software Rayyan Web por dois revisores independentes no modo cego, e os possíveis conflitos serão desfeitos por um terceiro revisor. Os dados serão mapeados e apresentados de forma descritiva, com uma visão geral dos exercícios de mobilidade da pelve materna que podem ser aplicados no trabalho de parto e parto.

 

Descritores: Gestantes; Técnicas de Exercício e de Movimento; Diafragma da Pelve; Dor do Parto; Trabalho de Parto.

 

INTRODUÇÃO

A assistência ao trabalho de parto (TP) pode incluir a participação da equipe médica, da equipe de enfermagem e da fisioterapia. Ela é orientada por protocolos e rotinas para proporcionar segurança e satisfação da mulher durante o TP e parto. O cenário atual, em que predominam os partos institucionalizados, desafia os profissionais de saúde comprometidos com políticas de saúde pública de assistência ao parto, à redução da taxa de cesárea e as intervenções desnecessárias no parto.

O uso de agentes uterotônicos para a indução do TP e as cesarianas têm aumentado significativamente em diversos países. Um levantamento realizado em 154 países (2010-2018) mostrou que média da taxa de cesárea foi de 21,1%, com variação de 5% a 42%, entre África Subsaariana e América Latina e Caribe, respectivamente (1). As projeções deste estudo demonstraram que a média da taxa de cesárea no mundo poderá atingir 28,5% até 2030. Dados de 2017, apontam que 55,1% dos nascimentos no Brasil ocorreram por cesariana; no setor privado, o valor é superior a 80%(2).

A literatura tem propostas de práticas integrativas(3-4) que visam resgatar a humanização da assistência ao parto, o protagonismo da mulher, reduzir as intervenções desnecessárias e, assim, assegurar as boas práticas obstétricas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)(5). As práticas integrativas são frequentemente utilizadas por enfermeiros, obstetrizes e fisioterapeutas com intuito de aumentar a autonomia e a liberdade da mulher, bem como favorecer uma experiência positiva e humanizada no parto.

Há uma variedade de práticas integrativas que se aplicam na gestação e no TP. A manipulação articular, os exercícios ativos-livres e o relaxamento de tecidos moles ou miofasciais da pelve são algumas das práticas que se mostraram positivas para o preparo da gestante no parto(6-9). Tal mobilidade inclui a alternância entre a posição sentada e a posição em pé, a articulação da região pélvica, a deambulação, os exercícios de agachamento, os exercícios de avanço e afundo, a dança, o uso da bola suíça, o uso da bola feijão e o uso do balanço pélvico. Esses exercícios estão associados a uma maior participação da mulher, menor intervenção profissional, redução no tempo de TP, diminuição da dor e, consequentemente, maior conforto(7-10).

Há um conjunto de exercícios de mobilidade pélvica denominado Spinning Babies® que tem sido usado na assistência ao parto em algumas maternidades e casas de parto(11-12). Esses exercícios são aplicados no TP e descritos para progressão da descida do feto na pelve materna—estreito/estação (superior, médio e inferior). Assim, as posições e os movimentos são realizados para dar espaço para que o feto progrida(11-12). Outra proposta de exercícios de mobilidade pélvica é o método De Gasquet, que traz uma abordagem holística de diferentes posições associadas à respiração para serem usadas durante a gestação, o TP e o parto(13). As posições sugeridas incluem: posição lateral, mão-joelho, agachamento, ventral e dorsal. O método De Gasquet foi criado há cerca de 40 anos e é difundido e utilizado na prática obstétrica em diversos países.

Em busca preliminar realizada em junho de 2023 nas bases de dados Cochrane Library, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/Pubmed) e Open Science Framework (OSF), não foi encontrada revisão sistemática ou revisão de escopo, publicadas ou não, sobre exercícios de mobilidade da pelve materna no trabalho de parto. Em razão da necessidade de preencher esta lacuna e analisar os estudos sobre os exercícios de mobilidade da pelve materna no TP, por meio de uma síntese com enfoque qualitativo, propõe-se a presente revisão de escopo, a fim de identificar e mapear os tipos de exercícios usados na mobilidade da pelve materna aplicados no trabalho de parto e parto.

 

MÉTODO

Este estudo utilizará a metodologia do Manual para Síntese de Evidências do Instituto Joanna Briggs (JBI)(14) para revisão de escopo. Sua redação será orientada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA-ScR)(15). Ele não requer aprovação do Comitê de Ética, pois serão extraídos e analisados dados disponíveis em bancos da literatura digital.

 

Protocolo e registro

O protocolo desta revisão foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF) sob o DOI 10.17605/OSF.IO/WM5JA, podendo ser acessado em https://osf.io/wm5ja/.

 

Elegibilidade

Abordagem acerca de exercícios de mobilidade da pelve materna no TP e no parto.

 

Critérios de inclusão

Serão incluídos artigos científicos de diferentes metodologias e desenhos (p.ex., ensaios clínicos randomizados, ensaios clínicos não randomizados, estudos transversais, estudos de casos e relatos de experiências), editoriais, notas de pesquisa, dissertações e teses, sem restrição de idioma ou delimitação de tempo, publicados até julho de 2023.

As publicações serão elencadas a partir da estratégia mnemônica PCC (Participante, Conceito e Contexto)(14) (Figura 1).

 

Mnemônico

Extração

P (participante)

Gestantes ou parturientes a termo, ou seja, de 37 a 41 semanas e 6 dias de idade gestacional, risco habitual ou com comorbidades, sem restrições de mobilidade, na fase latente ou fase ativa do trabalho do parto.

C (conceito)

Tipos de exercícios de mobilidade da pelve materna: deambulação, exercícios de agachamento, exercícios de avanço e afundo, dança, o uso da bola suíça, uso da bola feijão, balanço pélvico, movimentos e posições do método Spinning Babies ou De Gasquet, entre outros.

C (contexto)

Assistência ao trabalho de parto e parto por profissionais de saúde, tanto em ambientes hospitalares como não hospitalares, sem limite geográfico, religioso, cultural ou social.

Figura 1 - Elementos do Mnemônico adotados na revisão. Campinas, SP, Brasil, 2023

 

Pergunta de pesquisa baseada no PCC

Quais publicações estão disponíveis sobre exercícios de mobilidade pélvica para gestantes durante o trabalho de parto e parto?

 

Fontes de informações

Foi realizada busca inicial nas bases de dados MEDLINE (PubMed) e Cumulated Index in Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) para identificar os artigos relacionados ao tema. Descritores e palavras-chaves do Medical Subject Headings (MeSH) foram buscados com auxílio de uma bibliotecária (Figura 2).

 

MeSH

Palavras-chave identificadas

Labor, obstetric

Obstetric Labor.

Labor Stage, First

First Labor Stage; Labor, First Stage; First Stage Labor; Cervical Dilatation; Cervical Dilatations; Dilatation, Cervical; Dilatations, Cervical.

Parturition

Parturitions; BirthBirths; Childbirth; Childbirths.

Labor Pain

Pain, Labor; Obstetric Pain; Pain, Obstetric.

Delivery, Obstetric

Deliveries, Obstetric; Obstetric Deliveries; Obstetric Deliver.

Natural Childbirth

Childbirth, Natural; Water Birth; Water Births; Waterbirth; Lamaze Technique; Technique, Lamaze.

Cesarean Section

Cesarean Sections; Delivery, Abdominal; Abdominal Deliveries; Deliveries, Abdominal; Caesarean Section; Caesarean Sections; Abdominal Delivery; C-Section (OB); C Section (OB); C-Sections (OB); Postcesarean Section.

Exercise Movement Techniques

 

Movement Techniques, Exercise; Exercise Movement Techniques; Pilates-Based Exercises; Exercises, Pilates-Based; Pilates Based Exercises; Pilates Training; Training, Pilates.

Exercise Therapy

Remedial Exercise; Exercise, Remedial; Exercises, Remedial; Remedial Exercises; Therapy, Exercise; Exercise Therapies; Therapies, Exercise; Rehabilitation Exercise; Exercise, Rehabilitation; Exercises, Rehabilitation; Rehabilitation Exercises.

Exercise

Exercises; Physical Activity; Activities, Physical; Activity, Physical; Physical Activities; Exercise, Physical; Exercises, Physical; Physical Exercise; Physical Exercises; Acute Exercise; Acute Exercises; Exercise, Acute; Exercises, Acute; Exercise, Isometric; Exercises, Isometric; Isometric Exercises; Isometric Exercise; Exercise, Aerobic; Aerobic Exercise; Aerobic Exercises; Exercises, Aerobic; Exercise Training; Exercise Trainings; Training, Exercise; Trainings, Exercise.

Physical Therapy Modalities

Modality, Physical Therapy; Physical Therapy Modality; Physiotherapy (Techniques); Physiotherapies (Techniques); Physical Therapy Techniques; Physical Therapy Technique; Techniques, Physical Therapy; Group Physiotherapy; Group Physiotherapies; Physiotherapies, Group; Physiotherapy, Group; Physical Therapy; Physical Therapies; Therapy, Physical; Neurological Physiotherapy; Physiotherapy, Neurological; Neurophysiotherapy.

Patient Positioning

Patient Positionings; Positioning, Patient; Positionings, Patient.

Pelvic Floor

Floor, Pelvic; Pelvic Diaphragm; Diaphragm, Pelvic; Diaphragms, Pelvic; Pelvic Diaphragms.

Figura 2 - Identificação de descritores e palavras-chave para revisão de escopo sobre exercício de mobilidade da pelve no trabalho de parto. Campinas, SP, Brasil, 2023.

 

Estratégia de pesquisa

A estratégia de busca, incluindo todos os descritores e palavras chaves, foi adaptada para cada base de dados (Figura 3), sendo elas: PubMed, PubMed Central, CINAHL, Web of Science, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Embase (Excerpta Medica Database). A revisão também abrangerá a literatura não convencional (literatura cinzenta) do repositório ProQuest Dissertations and Thesis Global.

 

Base de Dados

Busca

Estratégias de Busca

Data / Nº de artigos

PUBMED

#1

(((((((Labor, Obstetric[MeSH Terms]) OR ("Labor, Obstetric"[Title/Abstract] OR "Obstetric Labor"[Title/Abstract])) OR ((Labor Stage, First[MeSH Terms]) OR ("Labor Stage, First"[Title] OR "First Labor Stage"[Title] OR "Labor, First Stage"[Title] OR "First Stage Labor"[Title] OR "Cervical Dilatation"[Title] OR "Cervical Dilatations"[Title] OR "Dilatation, Cervical"[Title] OR "Dilatations, Cervical"[Title]))) OR ((Parturition[MeSH Terms]) OR (Parturition[Title/Abstract] OR Parturitions[Title/Abstract] OR Birth[Title/Abstract] OR Births[Title/Abstract] OR Childbirth[Title/Abstract] OR Childbirths[Title/Abstract]))) OR ((Labor Pain[MeSH Terms]) OR ("Labor Pain"[Title/Abstract] OR "Pain, Labor"[Title/Abstract] OR "Obstetric Pain"[Title/Abstract] OR "Pain, Obstetric"[Title/Abstract]))) OR ((Delivery, Obstetric[MeSH Terms]) OR ("Delivery, Obstetric"[Title/Abstract] OR "Deliveries, Obstetric"[Title/Abstract] OR "Obstetric Deliveries"[Title/Abstract] OR "Obstetric Delivery"[Title/Abstract]))) OR ((Natural Childbirth[MeSH Terms]) OR ("Natural Childbirth"[Title/Abstract] OR "Childbirth, Natural"[Title/Abstract] OR "Water Birth"[Title/Abstract] OR "Water Births"[Title/Abstract] OR "Waterbirth"[Title/Abstract] OR "Lamaze Technique"[Title/Abstract] OR "Technique, Lamaze"[Title/Abstract]))) OR ((Cesarean Section[MeSH Terms]) OR ("Cesarean Section"[Title/Abstract] OR "Cesarean Sections"[Title/Abstract] OR "Delivery, Abdominal"[Title/Abstract] OR "Abdominal Deliveries"[Title/Abstract] OR "Deliveries, Abdominal"[Title/Abstract] OR "Caesarean Section"[Title/Abstract] OR "Caesarean Sections"[Title/Abstract] OR "Abdominal Delivery"[Title/Abstract] OR "C-Section (OB) "[Title/Abstract] OR "C Section (OB) "[Title/Abstract] OR "C-Sections (OB) "[Title/Abstract] OR "Postcesarean Section"[Title/Abstract])) Sort by: Most Recent

28/06/2023

513,949

PUBMED

#2

((((((Exercise Movement Techniques[MeSH Terms]) ) OR ("Exercise Movement Techniques"[Title/Abstract] OR "Movement Techniques, Exercise"[Title/Abstract] OR "Exercise Movement Technics"[Title/Abstract] OR "Pilates-Based Exercises"[Title/Abstract] OR "Exercises, Pilates-Based"[Title/Abstract] OR "Pilates Based Exercises"[Title/Abstract] OR "Pilates Training"[Title/Abstract] OR "Training, Pilates"[Title/Abstract])) OR ((Exercise Therapy[MeSH Terms]) OR ("Exercise Therapy"[Title/Abstract] OR "Remedial Exercise"[Title/Abstract] OR "Exercise, Remedial"[Title/Abstract] OR "Exercises, Remedial"[Title/Abstract] OR "Remedial Exercises"[Title/Abstract] OR "Therapy, Exercise"[Title/Abstract] OR "Exercise Therapies"[Title/Abstract] OR "Therapies, Exercise"[Title/Abstract] OR "Rehabilitation Exercise"[Title/Abstract] OR "Exercise, Rehabilitation"[Title/Abstract] OR "Exercises, Rehabilitation"[Title/Abstract] OR "Rehabilitation Exercises"[Title/Abstract]))) OR ((Exercises[MeSH Terms]) OR (Exercises[Title/Abstract] OR "Physical Activity"[Title/Abstract] OR "Activities, Physical"[Title/Abstract] OR "Activity, Physical"[Title/Abstract] OR "Physical Activities"[Title/Abstract] OR "Exercise, Physical"[Title/Abstract] OR "Exercises, Physical"[Title/Abstract] OR "Physical Exercise"[Title/Abstract] OR "Physical Exercises"[Title/Abstract] OR "Acute Exercise"[Title/Abstract] OR "Acute Exercises"[Title/Abstract] OR "Exercise, Acute"[Title/Abstract] OR "Exercises, Acute"[Title/Abstract] OR "Exercise, Isometric"[Title/Abstract] OR "Exercises, Isometric"[Title/Abstract] OR "Isometric Exercises"[Title/Abstract] OR "Isometric Exercise"[Title/Abstract] OR "Exercise, Aerobic"[Title/Abstract] OR "Aerobic Exercise"[Title/Abstract] OR "Aerobic Exercises"[Title/Abstract] OR "Exercises, Aerobic"[Title/Abstract] OR "Exercise Training"[Title/Abstract] OR "Exercise Trainings"[Title/Abstract] OR "Training, Exercise"[Title/Abstract] OR "Trainings, Exercise"[Title/Abstract]))) OR ((Physical Therapy Modalities[MeSH Terms]) OR ("Physical Therapy Modalities"[Title/Abstract] OR "Modalities, Physical Therapy"[Title/Abstract] OR "Modality, Physical Therapy"[Title/Abstract] OR "Physical Therapy Modality"[Title/Abstract] OR "Physiotherapy (Techniques) "[Title/Abstract] OR "Physiotherapies (Techniques) "[Title/Abstract] OR "Physical Therapy Techniques"[Title/Abstract] OR "Physical Therapy Technique"[Title/Abstract] OR "Techniques, Physical Therapy"[Title/Abstract] OR "Group Physiotherapy"[Title/Abstract] OR "Group Physiotherapies"[Title/Abstract] OR "Physiotherapies, Group"[Title/Abstract] OR "Physiotherapy, Group"[Title/Abstract] OR "Physical Therapy"[Title/Abstract] OR "Physical Therapies"[Title/Abstract] OR "Therapy, Physical"[Title/Abstract] OR "Neurological Physiotherapy"[Title/Abstract] OR "Physiotherapy, Neurological"[Title/Abstract] OR Neurophysiotherapy[Title/Abstract]))) OR ((Patient Positioning[MeSH Terms]) OR ("Patient Positioning"[Title/Abstract] OR "Patient Positionings"[Title/Abstract] OR "Positioning, Patient"[Title/Abstract] OR "Positionings, Patient"[Title/Abstract])) Sort by: Most Recent

28/06/2023

548,904

PUBMED

#3

(Pelvic Floor[MeSH Terms]) OR ("Pelvic Floor"[Title/Abstract] OR "Floor, Pelvic"[Title/Abstract] OR "Pelvic Diaphragm"[Title/Abstract] OR "Diaphragm, Pelvic"[Title/Abstract] OR "Diaphragms, Pelvic"[Title/Abstract] OR "Pelvic Diaphragms"[Title/Abstract]) Sort by: Most Recent

28/06/2023

13,859

PUBMED

#4

 

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

276

PUBMED CENTRAL (PMC)

#5

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

16

BVS

#6

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

405

CINAHL

#7

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

190

WEB OF SCIENCE

#8

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

354

SCOPUS

#9

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

461

EMBASE

#10

('kinesiotherapy'/syn OR 'exercise'/syn OR physiotherapy:ti,ab,kw OR 'patient positioning'/syn) AND 'pelvic floor'/syn AND ('labor'/syn OR 'labor stage 1'/syn OR 'birth'/syn OR 'labor pain'/syn OR 'obstetric delivery'/exp OR 'natural childbirth'/syn OR 'cesarean section'/syn) AND ([embase]/lim NOT ([embase]/lim AND [medline]/lim) OR ([medline]/lim NOT ([embase]/lim AND [medline]/lim) NOT ([embase classic]/lim AND [medline]/lim)))

12/07/2023

505

PROQUEST Dissertations and Theses Global

#11

#1 AND #2 AND #3

12/07/2023

15

Figura 3 - Definição da estratégia de busca da revisão de escopo sobre exercícios de mobilidade pélvica no trabalho de parto, segundo descritores e palavras-chave de cada base de dados. Campinas, SP, Brasil, 2023

 

Seleção dos estudos

Após a pesquisa nas bases de dados, todos os documentos encontrados serão inseridos no aplicativo da web Rayyan(16) e as duplicatas serão removidas. O cegamento no aplicativo Rayyan será ativado e dois autores de revisão farão a análise e seleção independente dos títulos e resumos seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. No final desta etapa, haverá um terceiro autor de revisão para mediar as possíveis divergências, momento no qual será retirado o cegamento da seleção.

Todas as publicações selecionadas, por ambos os revisores, seguirão para uma segunda etapa de triagem e passarão pela revisão de texto completo, em relação aos critérios de elegibilidade, de maneira independente pelos revisores. Após a leitura dos textos completos, as discordâncias serão resolvidas por meio de discussão e consenso entre os três revisores. Os motivos de inclusão e exclusão das publicações serão reportados nos resultados e apresentados na revisão de escopo final.

 

Extração dos dados

Para a extração das informações das publicações incluídas, será utilizado um instrumento elaborado pelos pesquisadores, o qual foi construído em uma planilha no Microsoft Excel 2019 conforme os objetivos da revisão (Figura 4).

 

Variável

Padronização

Código

Número do texto – Base de dados

Tipo de publicação

Artigos científicos, editoriais e notas de pesquisa, dissertações e teses

Ano de Publicação

Ano em que o estudo foi publicado

Autores

Autores do estudo

Objetivo

Detalhar objetivo do estudo

Método

Método conforme descrito pelo autor

Local

Serviço ou espaço de realização do estudo (local geográfico)

População e amostra

Descrição das parturientes, comorbidades associadas, idade gestacional, número de participantes

Conceito

Descrição do tipo e forma de aplicação do exercício de mobilidade da pélvica materna

Contexto

Descrição do momento de aplicação do exercício de mobilidade da pélvica materna no trabalho de parto (primeiro período do TP, período expulsivo) e parto

Resultados

Detalhamento dos resultados e desfechos encontrados.

Decisão quanto à inclusão ou exclusão na amostra final da revisão

Descrição da decisão sobre inclusão na amostra final da revisão, categorizado como sim ou não. Descrição da justificativa para não inclusão.

Figura 4 - Instrumento de extração de dados da revisão de escopo sobre exercícios de mobilidade pélvica no trabalho de parto e parto. Campinas, SP, Brasil, 2023

 

Análise e apresentação dos resultados

Para a análise dos dados extraídos das publicações, será considerado o foco principal de interesse de cada estudo, à luz dos conceitos-chave desta revisão, na assistência voltada ao TP e parto.

Para evidenciar a qualidade da fonte de informação, os artigos inseridos terão sua autenticidade verificada por meio das ferramentas de avaliação crítica (https://jbi.global/critical-appraisal-tools) da JBI e qualquer viés de publicação ou relato seletivo nos estudos serão apresentados na revisão de escopo final.

Os achados serão organizados em tabelas, quadros ou gráficos e sintetizados em forma narrativa, com vistas a abranger a descrição de exercícios de mobilidade da pelve materna, na forma de aplicação, contexto e desfechos para o TP e parto, seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses—Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(15).

 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Ana Paula de Morais e Oliveira, Bibliotecária da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo auxílio na elaboração da estratégia de busca e acesso às bases de dados.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

FINANCIAMENTO

O presente trabalho foi realizado com apoio do Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPEX) / UNICAMP. PIND Projetos Individuais nº 2547/23.

 

REFERÊNCIAS

1. Betran AP, Ye J, Moller AB, Souza JP, Zhang J. Trends and projections of cesarean section rates: global and regional estimates. BMJ Glob Health. 2021;6(6):e005671. http://dx.doi.org/10.1136/bmjgh-2021-005671

 

2. Dias BAS, Leal MC, Pereira APE, Pereira MN. Variações das taxas de cesariana e cesariana recorrente no Brasil segundo idade gestacional ao nascer e tipo de hospital. Cad. Saúde Pública. 2022;38(6):e00073621. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT073621

 

3. Biana CB, Cecagno D, Porto AR, Cecagno S, Marques VA, Soares MC. Non-pharmacological therapies applied in pregnancy and labor: an integrative review. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e03681. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019019703681

 

4. Smith CA, Levett KM, Collins CT, Dahlen HG, Ee CC, Suganuma M. Massage, reflexology and other manual methods for pain management in labor. Cochrane Database Syst Rev. 2018;28(3):CD009290. https://doi.org/10.1002/14651858.CD009290.pub3

 

5. World Health Organization. WHO recommendations: Intrapartum care for a positive childbirth experience [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2018 [citado 2023 ago 15]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK513809/

 

6. Rodrigues VADS, Abreu YR, Santos CAG, Gatti AF, Murer GM, Gontijo BDR, et al. Non Pharmacological labor pain management methods and risk of cesarean birth: A retrospective cohort study. Birth. 2022;49(3):464-473. https://doi.org/10.1111/birt.12617

 

7. Sousa JL, Silva IP, Gonçalves LRR, Nery IS, Gomes IS, Sousa LFC. Perception of puerperas on the vertical position in childbirth. Rev Baiana Enferm. 2018;32:e27499. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27499

 

8. Delgado A, Maia T, Melo RS, Lemos A. Birth ball use for women in labor: A systematic review and meta-analysis. Complement Ther Clin Pract. 2019;35:92-101. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2019.01.015

 

9. Cavalcanti ACV, Henrique AJ, Brasil CM, Gabrielloni MC, Barbieri M. Complementary therapies in labor: randomized clinical trial. Rev Gaucha Enferm. 2019;23(40):e20190026. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190026

 

10. Akin B, Saydam BK. The effect of labor dance on perceived labor pain, birth satisfaction, and neonatal outcomes. Explore. 2020;16(5):310-317. https://doi.org/10.1016/j.explore.2020.05.017

 

11. Prata JA, Pamplona ND, Progianti JM, Mouta RJO, Correia LM, Pereira ALF. Non-invasive care technologies used by obstetric nurses: therapeutics contributions. Esc Anna Nery 2022;26:e20210182. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0182

 

12. Silva MRD, Krebs VA, Bellotto PCB, Oliveira LLD. O uso do Spinning Babies para progressão do trabalho de parto. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. Clin Biomed Res. 2020 [citado 2023 ago 15];40(Supl.). Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/231776/001132642.pdf?sequence=1

 

13. Gasquet B de. Mon cours de préparation à l'accouchement: la méthode de Gasquet pour accoucher de manière naturelle et physiologique. Paris: Marabout; 2019.

 

14. Peters MDJ, Marnie C, Tricco AC, Pollock D, Munn Z, Alexander L, et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth. 2020;18(10):2119-2126. http://dx.doi.org/10.11124/JBIES-20-00167

 

15. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. http://dx.doi.org/10.7326/M18-0850

 

16. Rayyan. Rayyan for organizations [Internet]. [local desconhecido]: Rayyan; c2022 [citado 2023 ago 23]. Disponível em: https://www.rayyan.ai/

 

Submissão: 29-Set-2023

Aprovado: 11-Mar-2024

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Mafetoni RR, Pifaldini ACG, Lopes MHB de M

Obtenção de dados: Mafetoni RR, Pifaldini ACG

Análise e interpretação dos dados: Mafetoni RR, Pifaldini ACG, Sanfelice CF de O, Carmona EV, Lopes MHB de M

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Mafetoni RR, Pifaldini ACG, Balaminut T, Sanfelice CF de O, Carmona EV, Jacob LM da S, Jorge HMF, Lopes MHB de M

Aprovação final do texto a ser publicada: Mafetoni RR, Pifaldini ACG, Balaminut T, Sanfelice CF de O, Carmona EV, Jacob LM da S, Jorge HMF, Lopes MHB de M

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Mafetoni RR, Jorge HMF

 

image1.jpg