REVISÃO DE ESCOPO

 

Apoio social de adolescentes na atenção primária à saúde: protocolo de revisão de escopo

 

Stephanie Vanessa Penafort Martins Cavalcante1, Demilto Yamaguchi da Pureza1, Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini1, Valdecyr Herdy Alves1, Marlucilena Pinheiro da Silva1, Diego Pereira Rodrigues2

 

1Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, Brasil

2Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

 

RESUMO

Objetivo: Mapear a rede de apoio social e comunitária de adolescentes na Atenção Primária à Saúde (APS). Método: Revisão de escopo, atendendo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) e checklist do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Tem como pergunta de revisão: Como dar-se-á a rede de apoio social e comunitária de adolescentes na Atenção Primária à Saúde? A busca preliminar foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus. Finalizada a busca nas demais bases, os estudos serão agrupados no software Rayyan e as duplicatas serão removidas. As citações selecionadas serão avaliadas, seguindo os critérios de inclusão, por dois revisores independentes. Espera-se ampliar o conhecimento acerca da rede de apoio social e comunitária de adolescentes, auxiliando em estratégias de enfrentamento voltadas para este público na APS, considerando os condicionantes sociais às quais estejam sendo expostos.

 

Descritores: Adolescente; Apoio Social; Atenção Primária à Saúde.

 

INTRODUÇÃO

As redes de apoio sociais e comunitárias (Rasc) constituem o capital social dos indivíduos, entendido como um conjunto de relações e vínculos estabelecidos entre os membros de uma família e o sistema social e que, quando enfraquecidas, podem desencadear efeitos nocivos sobre as condições de saúde do indivíduo. São compreendidos a partir de diferentes domínios, como emocional, que representa a intensidade em que o indivíduo é assistido ou estimulado; tangível, referente a aspectos financeiros e logísticos; informacional, que consiste no acesso à informação; e, por fim, coparticipativo, que compreende a postura ativa de incentivo e acolhimento(1-2).  

Estas variáveis integram os Determinantes Sociais da Saúde (DSSs), definidos como aspectos sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que afetam a saúde e possíveis agravos na sociedade. Organizado por níveis que se interligam, o modelo de DSSs de Dahlgren e Whitehead é um dos mais difundidos no Brasil. Nele, os determinantes distais visam macropolíticas de redução das desigualdades sociais e econômicas; nos determinantes intermediários, projetos intersetoriais criados a fim de melhorar as condições de vida e trabalho dos indivíduos; as redes sociais e comunitárias visam consolidar a atuação dos indivíduos e da sociedade nas atividades que otimizem seu estado de saúde e qualidade de vida; já os determinantes proximais, se referem à habilidade de controle e modificação sobre o comportamento e estilo de vida; por fim, os determinantes individuais, como sexo, idade e hereditariedade, que não podem ser diretamente influenciados por políticas de saúde, mas são aspectos relevantes para a criação das mesmas(3-4).

Considerando que os DSSs auxiliam na análise sobre o modo que as desigualdades impactam nas perspectivas de alcance aos bens sociais, evidencia-se necessidade em compreender o contexto das Rasc que se encontra o adolescente, haja vista que as relações e vínculos estabelecidos por este público são dinâmicos e multifacetados, podendo sua condição de saúde ser resultado de inúmeras experiências. A adolescência é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o período dos 10 aos 19 anos(5).

Em suma, é uma fase caracterizada por modificações biofísicas, sociais e psicológicas, que exercem grande importância sobre a formação de sua identidade. E, por se tratar de um grupo heterogêneo, apresentam necessidades que variam com o sexo, a fase do desenvolvimento, as experiências vivenciadas e as características sociodemográficas(6-7). Nota-se um alto índice mundial de mortalidade neste público, estando associado à agressão, suicídios, acidentes, problemas psicológicos, saúde sexual e reprodutiva, patologias infectocontagiosas, evidenciando a escassez de ações preventivas das instituições responsáveis(8).

Essas peculiaridades ligadas ao adolescente desencadeiam reformulações nas ações que consolidam as políticas públicas da atenção primária à saúde, sendo esta uma porta de entrada para o fortalecimento da Rasc. Assim, compreensões acerca deste cenário permitem que os adolescentes se comprometam e se reconheçam como cidadãos e atuem como protagonistas do seu cuidado, participando de forma efetiva nos programas de saúde(9).

Dado o exposto, realizou-se busca preliminar no MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), no Cochrane Database of Systematic Reviews, JBI Evidence Synthesis e Open Science Framework (OSF) resultando em escassez de estudos acerca da temática. Considerando a relevância da temática e a lacuna de conhecimento acerca do tema, objetiva-se mapear a rede de apoio social e comunitária de adolescentes na Atenção Primária à Saúde (APS).

 

MÉTODO

O protocolo foi elaborado com base nas recomendações Joanna Briggs Institute (JBI) e checklist do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), adotando as respectivas fases: indicar a pergunta norteadora, identificar pesquisas significativas, distinguir as pesquisas, retirar as informações e sintetizar os resultados(10). O protocolo de revisão de escopo foi registrado no OSF, sob o DOI 10.17605/OSF.IO/D4JBU.

 

Pergunta da revisão

Para a elaboração da pergunta de revisão, foi empregado o acrônimo proposto por participantes, conceito e contexto (PCC), visando estabelecer critérios de elegibilidade da pesquisa. Participantes: adolescentes, Conceito: rede de apoio social e comunitária, e Contexto: atenção primária à saúde.

Assim, formulou-se a pergunta de revisão: como dar-se-á a rede de apoio social e comunitária de adolescentes na Atenção Primária à Saúde?

 

Critérios de inclusão

 

Participantes

Serão incluídos estudos envolvendo adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. Estudos envolvendo adolescentes e adultos jovens serão excluídos. 

 

Conceito

Será analisado enquanto conceito as técnicas, precauções e interposições que englobam a rede de apoio social e comunitária do adolescente. Estudos envolvendo alguma doença específica serão excluídos.

 

Contexto

Esta revisão de escopo considerará estudos de diversos fatores culturais, localização geográfica, interesses raciais ou de gêneros específicos na atenção primária à saúde. Estudos que envolvem atenção secundária e terciária serão excluídos.


Tipos de fontes

Este estudo analisará pesquisas experimentais e observacionais, bem como revisões sistemáticas, textos e artigos de opinião que atendam ao objetivo e questão de revisão deste protocolo de revisão. Não haverá limitações quanto à data da publicação e ao idioma.

 

Estratégia de busca

Serão utilizadas as estratégias de busca descritas nas Figuras 1, 2 e 3, utilizando-se os descritores do Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) e termos alternativos, em português, inglês e espanhol, combinados com os operadores booleanos AND, OR e NOT, conforme a pergunta da revisão. Realizou-se uma primeira busca, em 13 de fevereiro de 2023, nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Web of Science (WOS) e Scopus (Scopus Preview), a fim de identificar a presença e provável quantidade de materiais disponibilizados que preencham os critérios de inclusão do estudo. Na ocasião, encontraram-se 1.470 estudos.

 

Bases de dados

Estratégia de busca

BVS

 

((mh:(Adolescente)) OR (Adolescência) OR (Jovem*) OR (Juventude)) AND ((mh:(Determinantes Sociais da Saúde)) OR (Determinante de Saúde) OR (Determinantes Estruturais da Saúde) OR (Determinantes Sociais de Saúde) OR (Apoio Social) OR (Parceiro Social) OR (Suporte Social ) OR (Redes Comunitárias) OR (Arquitetura) OR (Laços Sociais) OR (Arquitetura de Relações Sociais) OR (Arquitetura de Vínculos Sociais ) OR (Rede de Assistência Comunitária ) OR (Rede de Cuidado Comunitário) OR (Rede de Saúde Comunitária) OR (Rede de Saúde da Comunidade)) AND ((mh:(Atenção Primária à Saúde)) OR (Atendimento Básico) OR (Atenção Básica) OR (Cuidado de Saúde Primário) OR (Cuidados Primários )OR (Cuidados de Saúde Primários)) AND NOT ((mh:(Adulto)) OR (Adulto Jovem) OR (mh:(Pré-Escolar)) OR (mh:(Recém-Nascido)) OR (mh:(Lactente)) OR (Pessoa de Meia-Idade))

((mh:(Adolescente)) OR (Adolescencia) OR (Joven) OR (Jóvenes) OR (Juventud)) AND ((mh:(Determinantes Sociales de la Salud)) OR (Determinante de salud) OR (Determinantes estructurales de la salud) OR (Apoyo Social) OR (Aliados Sociales) OR (Soporte Social) OR (Redes comunitarias) OR (Arquitectura de lazos sociales) OR (Arquitectura de relaciones sociales) OR (Arquitectura de vínculos sociales) OR (Red comunitaria de salud) OR (Red de salud de la comunidad) OR (Redes comunitarias de salud) OR (Redes de atención comunitaria) OR (Redes de salud comunitaria)) AND ((mh:(Atención Primaria de Salud)) OR (Asistencia Primaria) OR (Atención Básica) OR (Atención Primaria) OR (Primer Nivel de Atención)) AND NOT ((mh:(Adulto Joven)) OR (mh:(Adulto)) OR (mh:(Niño)) OR (mh:(Preescolar)) OR (mh:(Recién Nacido)) OR (mh:(Lactante)) OR (mh:(Persona de Mediana Edad)))

((mh:(Adolescent)) OR (Adolescence) OR (Youth*) OR (Juvenile*)) AND ((mh:(Social Determinants of Health)) OR (Social Determinant ) OR (Social Determinants) OR (Social Support*) OR (Partner Support) OR (Community Network*) OR (Social Architecture) OR (Social Bonds) OR (Community Care Network) OR (Community Health Network) OR (Community Health Services) OR (Community Health Centers)) AND ((mh:(Primary Health Care)) OR (Primary Care) OR (Primary Healthcare) OR (Basic Health Care) OR (Basic Healthcare) OR (Primary Medical Care)) AND NOT ((mh:(Adult)) OR (Child*) OR (Preschool*) OR (Infant*) OR (Newborn*) OR (Middle Aged) OR (Children) OR (Young*) OR (Disease*))

Figura 1 - Estratégia de busca preliminar na base de dados BVS. Macapá, AP, Brasil, 2023

 

Bases de dados

Estratégia de busca

WOS

((Adolescente* OR Adolescência OR Jovem* OR Juventude) (All Fields) AND (Determinantes Sociais da Saúde OR Determinante de Saúde OR Determinantes Estruturais da Saúde OR Determinantes Sociais de Saúde OR Apoio Social OR Parceiro Social OR Suporte Social OR Redes Comunitárias OR Arquitetura de Laços Sociais OR Arquitetura de Relações Sociais OR Arquitetura de Vínculos Sociais OR Rede de Assistência Comunitária OR Rede de Cuidado Comunitário OR Rede de Saúde Comunitária OR Rede de Saúde da Comunidade) (All Fields) AND (Atenção Primária à Saúde OR Atendimento Básico OR Atenção Básica OR Atendimento Primário de Saúde OR Cuidado de Saúde Primário OR Cuidados Primários OR Cuidados de Saúde Primários) (All Fields) NOT (Adulto OR Adulto Jovem OR Pré-Escolar OR Recém-Nascido OR Lactente OR Pessoa de Meia-Idade) (All Fields))

((Adolescente) OR (Adolescencia) OR (Joven) OR (Jóvenes) OR (Juventud)) (All Fields) AND ((Determinantes Sociales de la Salud) OR (Determinante de salud) OR (Determinantes estructurales de la salud) OR (Apoyo Social) OR (Aliados Sociales) OR (Soporte Social) OR (Redes comunitarias) OR (Arquitectura de lazos sociales) OR (Arquitectura de relaciones sociales) OR (Arquitectura de vínculos sociales) OR (Red comunitaria de salud) OR (Red de salud de la comunidad) OR (Redes comunitarias de salud) OR (Redes de atención comunitaria) OR (Redes de salud comunitaria)) (All Fields) AND ((Atención Primaria de Salud) OR (Asistencia Primaria) OR (Atención Básica) OR (Atención Primaria) OR (Primer Nivel de Atención)) (All Fields) NOT ((Adulto Joven) OR (Adulto) OR (Niño) OR (Preescolar) OR (Recién Nacido) OR (Lactante) OR (Persona de Mediana Edad)) (All Fields)

((Adolescent*) OR (teen*) OR (Teenager*) OR (Youth*)) (All Fields) AND ((Social Support*) OR (Social Care) OR (Perceived Social Support*) OR (Community Support) OR (Family Support*) OR (Family Encouragement*) OR (Family Assistance*) OR (Psychosocial Support*) OR (Social Determinants of Health) OR (Health Social Determinant*) OR (Structural Determinants of Health) OR (Health Structural Determinant*) OR (Community Network*) OR (Community Care) OR (Community Health Network*)) (All Fields) AND ((Primary Healthcare) OR (Primary Health Care) OR (Primary Care)) (All Fields) NOT ((Adult) OR (Child) OR (Preschool) OR (Infant) OR (Newborn) OR (Middle Aged) OR (Children) OR (Young) OR (Disease)) (All Fields)

Figura 2 - Estratégia de busca preliminar na base de dados WOS. Macapá, AP, Brasil, 2023

 

Bases de dados

Estratégia de busca

Scopus

(TITLE-ABS-KEY (adolescente* OR adolescência OR jove* OR juventude) AND TITLE-ABS-KEY (determinantes sociais da saúde OR determinante de saúde OR determinantes estruturais da saúde OR determinantes sociais de saúde OR apoio social OR parceiro social OR suporte social OR redes comunitárias OR arquitetura de laços sociais OR arquitetura de relações sociais OR arquitetura de vínculos sociais OR rede de assistência comunitária OR rede de cuidado comunitário OR rede de saúde comunitária OR rede de saúde da comunidade) AND TITLE-ABS-KEY (atenção primária à saúde OR atendimento básico OR atenção básica OR atendimento primário de saúde OR cuidado de saúde primário OR cuidados primários OR cuidados de saúde primários) NOT TITLE-ABS-KEY (adulto OR adulto jovem OR pré-escolar OR recém-nascido OR lactente OR pessoa de meia-idade))

(TITLE-ABS-KEY (Adolescente OR Adolescencia OR Joven OR Jóvenes OR Juventud) AND TITLE-ABS-KEY (Determinantes Sociales de la Salud OR Determinante de salud OR Determinantes estructurales de la salud OR Apoyo Social OR Aliados Sociales OR Soporte Social OR Redes comunitarias OR Arquitectura de lazos sociales OR Arquitectura de relaciones sociales OR Arquitectura de vínculos sociales OR Red comunitaria de salud OR Red de salud de la comunidad OR Redes comunitarias de salud OR Redes de atención comunitaria OR Redes de salud comunitaria) AND TITLE-ABS-KEY (Atención Primaria de Salud OR Asistencia Primaria OR Atención Básica OR Atención Primaria OR Primer Nivel de Atención) AND NOT TITLE-ABS-KEY (Adulto Joven OR Adulto OR Niño OR Preescolar OR Recién Nacido OR Lactante OR Persona de Mediana Edad))

( TITLE-ABS-KEY ( adolescent* OR teen* OR teenager* OR youth* ) AND TITLE-ABS-KEY ( "Social Support*" OR "Social Care" OR "Perceived Social Support*" OR "Community Support" OR "Family Support*" OR "Family Encouragement*" OR "Family Assistance*" OR "Psychosocial Support*" OR "Social Determinants of Health" OR "Health Social Determinant*" OR "Structural Determinants of Health" OR "Health Structural Determinant*" OR "Community Network*" OR "Community Care" OR "Community Health Network*" ) AND TITLE-ABS-KEY ( "Primary Healthcare" OR "Primary Health Care" OR "Primary Care" ) AND NOT TITLE-ABS-KEY ( adult OR child OR preschool OR infant OR newborn OR "Middle Aged" OR children OR young OR disease ) )

Figura 3 - Estratégia de busca preliminar na base de dados Scopus. Macapá, AP, Brasil, 2023

 

Adicionalmente, serão ainda utilizados os descritores nas bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, PubMed/MEDLINE e EMBASE, conforme descrito na Figura 4.

 

Bases de dados

Estratégia de busca

Portal de Periódicos da CAPES

((Adolescente) OR (Adolescência)) AND ((Determinantes Sociais da Saúde) OR (Apoio Social) OR (Redes Comunitárias)) AND ((Atenção Primária à Saúde) OR (Atenção Básica))

Catálogo de Teses e Dissertações CAPES

((Adolescente) OR (Adolescência)) AND ((Determinantes Sociais da Saúde) OR (Apoio Social) OR (Redes Comunitárias)) AND ((Atenção Primária à Saúde) OR (Atenção Básica))

PubMed

MEDLINE

((Adolescent*) OR (teen*) OR (Teenager*) OR (Youth*)) (All Fields) AND ((Social Support*) OR (Social Care) OR (Perceived Social Support*) OR (Community Support) OR (Family Support*) OR (Family Encouragement*) OR (Family Assistance*) OR (Psychosocial Support*) OR (Social Determinants of Health) OR (Health Social Determinant*) OR (Structural Determinants of Health) OR (Health Structural Determinant*) OR (Community Network*) OR (Community Care) OR (Community Health Network*)) (All Fields) AND ((Primary Healthcare) OR (Primary Health Care) OR (Primary Care)) (All Fields) NOT ((Adult) OR (Child) OR (Preschool) OR (Infant) OR (Newborn) OR (Middle Aged) OR (Children) OR (Young) OR (Disease)) (All Fields)

EMBASE

((Adolescent*) OR (teen*) OR (Teenager*) OR (Youth*)) (All Fields) AND ((Social Support*) OR (Social Care) OR (Perceived Social Support*) OR (Community Support) OR (Family Support*) OR (Family Encouragement*) OR (Family Assistance*) OR (Psychosocial Support*) OR (Social Determinants of Health) OR (Health Social Determinant*) OR (Structural Determinants of Health) OR (Health Structural Determinant*) OR (Community Network*) OR (Community Care) OR (Community Health Network*)) (All Fields) AND ((Primary Healthcare) OR (Primary Health Care) OR (Primary Care)) (All Fields) NOT ((Adult) OR (Child) OR (Preschool) OR (Infant) OR (Newborn) OR (Middle Aged) OR (Children) OR (Young) OR (Disease)) (All Fields)

Figura 4 - Estratégia de busca nas demais bases de dados. Macapá, AP, Brasil, 2023

 

Seleção, extração e análise de evidências

Após a busca dos materiais nas bases de dados selecionadas, os estudos serão exportados para o software Rayyan e as duplicatas removidas. Os demais passarão por leitura de resumo, em seguida, leitura na íntegra por dois revisores independentes, evitando viés e garantindo a legitimidade da revisão proposta. Assim, serão identificadas as evidências que contemplam os princípios estabelecidos. Em caso de desacordos, outro pesquisador será requisitado.

Para sintetizar as informações será utilizado um instrumento produzido pelos revisores, onde serão identificados título, autor(es), ano de publicação, objetivos, metodologia e principais resultados pertinentes à investigação do protocolo de revisão.

 

Análise e apresentação de dados

Para exposição dos resultados serão apresentados de forma narrativa, com apoio de quadros, figuras e gráficos que facilitem sua visualização, os documentos incluídos no final da revisão de escopo, atendendo as informações contidas no instrumento de extração. Dessa forma, serão apresentadas as especificidades da rede de apoio social e comunitária de adolescentes na Atenção Primária à Saúde. Também será apresentada a síntese narrativa das recomendações e limitações dos estudos, a fim de permitir esclarecimentos úteis para pesquisas futuras sobre a temática.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

1. Peixoto MB, Knuth AG, Silva ICM, Hallal PC. Apoio social e prática de atividade física no lazer em adolescentes: um estudo de base populacional. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2019;24:1-8. https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0103

 

2. Vasconcellos M, Veiga G. Prática de atividade física de escolares adolescentes e o apoio de pais, amigos e professores de educação física. Braz J Dev. 2022;8(5):36647-36660. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-260

 

3. Lopes R, Ribeiro L, Oliveira D. A saúde promovida por redes sociais e comunitárias de mulheres de baixa renda. Cad Saúde Pública. 2023 [citado 2023 set 20];39(7):e00218022. Disponível em:  https://www.scielo.br/j/csp/a/WsNmS33xtHgBs9BbKSzsNqh/?format=pdf&lang=pt

 

4. Costa M, Viana T, Pinheiro P, Cardoso M, Barbosa L, Luna I. Determinantes sociais de saúde e vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1595-600. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0726

 

5. Ministério   da   Saúde (BR), Secretaria   de   Atenção   à   Saúde. Departamento   de   Ações Programáticas e Estratégicas, Coordenação-Geral de Saúde do Adolescente e do Jovem, Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [Internet]. 2. ed.  Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [citado 2023 Jan 14]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica.pdf

 

6. Aguiar F, Alves V, Mata N, Nemer C, Rodrigues D, Silva M, Pereira A, Calandrini T. Saúde sexual e reprodutiva do adolescente: estudo de validação. Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales. 2023;16(9):18145-18164. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-256   

 

7. Pereira A, Lopes J. Saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: seria a gravidez a única questão a ser debatida? BIS. 2021;22(1). https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38596

 

8. Malta D, Minayo MCS, Cardoso LSM, Veloso GA, Teixeira RA, Pinto IV, et al. Mortalidade de adolescentes e adultos jovens brasileiros entre 1990 e 2019: uma análise do estudo carga Global de Doença. Cien Saude Colet. 2021;26(9):4069-4086. https://doi.org/10.1590/1413-81232021269.12122021

 

9. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2017 [citado 2023 jan 14]. 110 p. (Série E. Legislação em Saúde). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf

 

10. Aromataris E, Munn Z, editores. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2023 Jan 10]. Disponível em: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL

 

Submissão: 04-Mar-2023

Aprovado: 05-Fev-2024

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

Obtenção de dados: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

Análise e interpretação dos dados: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

Aprovação final do texto a ser publicada: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Cavalcante SVPM, Pureza DY da, Calandrini T do S dos S, Alves VH, Silva MP da, Rodrigues DP

 

Imagem 1