PROTOCOLO DE REVISÃO
Jogos educativos para melhorar letramento em saúde de pessoas com diabetes: protocolo de scoping review
Erielton Gomes da Silva1, Alex dos Santos Silva1, Suenny Alves dos Santos1, Lucas David Maia Matias1, William Caracas Moreira1, Carla Lidiane Jácome dos Santos1, Rute Xavier Silva1, Lidiane Lima de Andrade1
1Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
RESUMO
Objetivo: mapear jogos educativos para auxiliar no letramento em saíde de pessoas que vivem com DM tipo 2 para melhorar o autocuidado. Método: protocolo guiado pelo Joanna Briggs Institute (JBI), com questão de pesquisa elaborada com PCC: População (Pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 2); Conceito (Jogos educativos para auxiliar na melhora do Letramento em Saúde); e Contexto (Empoderamento para o autocuidado), gerando: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”. A busca será realizada na PubMed, Scopus, LILACS, Information, Science & Technology, Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A seleção dos artigos será em duas etapas, com dois pesquisadores e outro revisor para resolução de conflitos, utilizando o software Rayyan. A extração dos dados dar-se-á por um formulário adaptado do JBI. A análise será descritiva e os resultados serão expostos por fluxogramas, quadros e/ou tabelas.
Descritores: Diabetes Mellitus; Letramento em Saúde; Jogos e Brinquedos; Autocuidado.
INTRODUÇÃO
O letramento em saúde (LS) se caracteriza como um conjunto de competências necessárias para se obterem, processarem e aplicarem informações em saúde. É um poderoso instrumento da saúde, que deve ser visto como resultado de ações educativas e de promoção em saúde, o que o torna responsável por provocar benefícios pessoais e sociais e dão a chance para melhorar a qualidade de vida(1).
Bons níveis de LS dão empoderamento para os sujeitos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia frente a sua condição de saúde, estimulando assim o autocuidado. Além disso, o LS é capaz também de tornar as pessoas conhecedoras dos seus direitos para que possam reivindicar pelas mudanças que atendam às suas reais necessidades frente a políticas e sistemas de saúde(2).
O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio endócrino-metabólico caracterizado por níveis sustentados de glicose no sangue, é resultante de distúrbios na secreção ou função da insulina. Seu manejo se caracteriza como um desafio tanto para o paciente, quanto para os profissionais de saúde, tendo em vista que a condição requer uma série de cuidados específicos diários, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e saudável, junto do tratamento medicamentoso(3).
Logo, o LS é tido como uma ferramenta importante, pois auxilia na compreensão da condição, da importância do tratamento e contribui para uma melhor adesão e consequentemente, diminui os riscos de agravos, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes(4).
Nesse aspecto, para se cumprir o propósito de alcançar um índice desejável de LS para as pessoas que vivem com DM, uma revisão da literatura destacam que as tecnologias educacionais desempenham um papel importante nesse trâmite, já que são capazes de trabalhar sob a perspectiva do uso de métodos que auxiliam esse processo educativo por meio do uso de jogos, principalmente digitais, mas também físicos, além de outras mídias(5-6).
Assim, o mapeamento do uso de jogos educativos para elevar o nível de LS de pessoas com DM tipo 2 é imprescindível para contribuir com melhorias do autocuidado dessa população. Desta feita, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa posto que baixos níveis de LS nessa população podem culminar para déficits no autocuidado e agravos quanto a essa condição de saúde(7-8). Para tanto, foi realizada uma busca prévia nas plataformas Open Science Framework (OSF), Database of Abstracts of Reviews of Effects (DARE) e The Cochrane Library, não sendo encontradas nenhuma scoping review de temática semelhante.
Deste modo, demonstra-se a relevância de um estudo de scoping review acerca dessa temática que tem por objetivo mapear jogos educativos para auxiliar na melhora do LS de pessoas que vivem com DM tipo 2 com vistas para melhoria do autocuidado.
MÉTODO
A produção deste protocolo de scoping review é baseado na estrutura estabelecida pelo Joanna Briggs Institute (JBI). Esse é um tipo de estudo em que o pesquisador realiza um amplo mapeamento da literatura, a fim de esgotar o conteúdo em torno de um objeto de pesquisa e é composto por cinco etapas: (1) Identificação da pergunta de pesquisa; (2) Reconhecimento dos estudos importantes; (3) Apuração dos estudos; (4) Avaliação dos dados; (5) Síntese e apresentação dos achados(9). Quanto à sua redação, foi orientada pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA-ScR) checklist(10).
Compreende-se que esse modelo de pesquisa é a melhor opção em relação às demais pela oportunidade de mapear de forma vasta a literatura na busca por jogos educativos já validados dirigidos a pessoas com DM tipo 2, no intuito de melhorar o LS e, consequentemente, favorecer a qualidade de vida desse público. Este protocolo foi elaborado e registrado prospectivamente no Open Science Framework (OSF) com DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/K4V98).
Pergunta de revisão
Para a construção da pergunta de pesquisa, objetivo e descritores, utilizou-se a combinação mnemônica PCC. No qual P (Population) será de pessoas com DM tipo 2; C (Concept) Jogos educativos para auxiliar no Letramento em Saúde; e C (Context) Empoderamento para o autocuidado. A partir disso, obteve-se a pergunta norteadora: “Quais jogos educativos podem ser utilizados para auxiliar a melhora do LS e empoderar pessoas com DM tipo 2 quanto ao autocuidado?”
Critério de inclusão
Participantes
Essa revisão irá incluir estudos que tratem de jogos educativos para melhora do nível de LS de pessoas com DM tipo 2, independentemente de gênero, etnia, faixa etária ou perfil sociodemográfico e sociocultural.
Conceito
O conceito avaliado será acerca dos jogos educativos que venham para auxiliar o LS das pessoas que vivem com DM tipo 2. A definição de LS é constituída na concepção da capacidade de um indivíduo de acessar, entender, avaliar e utilizar informes e serviços, tornando-o capaz de tomar decisões acerca de sua própria saúde de maneira respaldada(11).
Jogos educativos são utilizados para estabelecer uma relação entre jogo e educação que, de diversos modos, tem o propósito de conciliar o que é lúdico com as atividades pedagógicas(12).
Há dois tipos de jogos educativos, um é chamado de jogo educativo informal, ou seja, não é pensado com propósito formal de ensino e apenas lúdico, em geral. Já o jogo educativo formalizado, se conecta diretamente com a finalidade educativa. Além disso, tem elevado grau de ineditismo e busca desenvolver habilidades cognitivas sobre determinado conteúdo. Caracteriza-se ainda, por ser cautelosamente planejado para estimular a capacidade de autorreflexão intencional, levando o público-alvo a mudança de comportamento, sem perder o aspecto prazeroso, pois também é lúdico(13).
Contexto
O contexto dessa pesquisa será o de empoderamento para o autocuidado. No âmbito do diabetes, a prática do autocuidado é um dos principais artifícios a serem incentivados e implementados pelos profissionais de saúde aos indivíduos que vivem com essa patologia visto que isso os leva a chance de melhorar hábitos alimentares, adotar prática de exercícios físicos, além de realizarem o monitoramento adequado da glicemia e tomarem corretamente os medicamentos prescritos(14).
Tipo de fontes
Serão consultadas as fontes de literatura virtuais: bases de dados, bibliotecas virtuais e repositórios. Incluir-se-ão todos os tipos de estudos, sejam eles quantitativos, qualitativos ou mistos nos idiomas português, espanhol e inglês visto que são os mais comumente difundidos na literatura existente.
Considerar-se-ão também, estudos originais, assim como revisões da literatura, narrativas e demais produtos da literatura cinzenta.
Critérios de exclusão
Serão excluídas pesquisas do tipo artigo de opinião, além de estudos duplicados e/ou que não atendam a temática, nem respondam à pergunta de pesquisa. Além disso, apenas estudos disponíveis, na íntegra e que retratem a perspectiva dos jogos educacionais para melhorar o LS de pessoas com DM tipo 2 serão incluídos.
Estratégia de busca
Será subdividida em duas partes anteriormente preconizadas pelo JBI(9): primeiro foram selecionados os descritores a partir de outras pesquisas publicadas e disponibilizadas em duas plataformas de dados: SCOPUS (Elsevier) e National Library of Medicine (PubMed). Para possibilitar esse processo, utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde e/ou Medical Subject Headings (DECS/MESH) que foram cruzados utilizando os operadores booleanos AND e OR. Após a busca inicial, definiram-se os descritores utilizados para a posterior pesquisa pelos estudos que irão compor a amostra da scoping review.
Deste modo, os achados serão procurados através das bases de dados no contexto das ciências da saúde e das ciências tecnológicas, são elas: a PubMed, SCOPUS e LILACS no âmbito da saúde e no âmbito da tecnologia a Library, Information, Science & Technology (EBSCO), além do Google Scholar como fonte de distintas áreas de conhecimento, incluindo as fontes de literatura cinzenta. Além disso, também será utilizado o do catálogo da CAPES (Catálogo de Teses e Dissertações do periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). As estratégias de busca utilizadas nas duas partes desta etapa encontram-se descritas na Figura 1.
1ª ETAPA |
||
Mnemônico |
DECS |
MeSH |
P - Pessoas com DM tipo 2 |
Diabetes Mellitus Adulto Idoso |
Diabetes Mellitus Adult Aged |
C – Jogos educativos para auxiliar na melhora do LS |
Letramento em Saúde Jogos |
Health Literacy Plays |
C – Empoderamento para autocuidado |
Autocuidado Autogestão |
Self Care Self-Management |
Estratégia de Busca Inicial |
||
“Diabetes Mellitus” AND Adult OR Aged AND “Health Literacy” AND Play AND “Self Care” OR “Self-Management” |
||
“Diabetes Mellitus” AND Adulto OR Idoso AND “Letramento em Saúde” AND Jogos AND Autocuidado OR Autogestão |
||
2ª ETAPA |
||
Mnemônico |
DECS |
MeSH |
P - Pessoas com DM tipo 2 |
Diabetes Mellitus; Diabetes Mellitus Tipo 2; Adulto; Idoso; |
Diabetes Mellitus; Diabetes Mellitus, Type 2; Adult; Aged; Aged, 80 and over; Middle Aged |
C – Jogos educativos para auxiliar na melhora do LS |
Letramento em Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Alfabetização; Conhecimento; Jogos; Jogos e Brinquedos; Jogos Experimentais |
Health Literacy; Health Knowledge, Attitudes, Practice; Literacy; Knowledge; Play; Play and Playthings; Experimental Games |
C – Empoderamento para autocuidado |
Autocuidado Autogestão |
Self Care Self-Management |
Estratégia de Busca Final |
||
PUBMED |
((((((((((((("Diabetes Mellitus") undefined ("Diabetes Mellitus, Type 2")) undefined (Adult)) OR (Aged)) OR ("Aged, 80 and over")) OR ("Middle Aged")) AND ("Health Literacy")) OR ("Health Knowledge, Attitudes, Practice")) OR (Literacy)) AND (Play)) OR ("Play and Playthings")) OR ("Experimental Games")) AND ("Self Care")) OR ("Self-management") |
|
LILACS (português) |
(“Diabetes Mellitus”) OR (“Diabetes Mellitus Tipo 2”) AND (Adulto) OR (Idoso) OR (“Idoso de 80 Anos ou mais”) OR (“Pessoa de Meia-Idade”) AND (“Letramento em Saúde”) OR (“Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde”) OR (Alfabetização) AND (Jogos) OR (“Jogos e Brinquedos”) OR (“Jogos Experimentais”) AND (Autocuidado) OR (Autogestão) |
|
LILACS (inglês) |
("Diabetes Mellitus") OR ("Diabetes Mellitus, Type 2") AND (Adult) OR (Aged) OR ("Aged, 80 and over") OR ("Middle Aged") AND ("Health Literacy") OR ("Health, Knowledge, Attitudes, Practice") OR (Literacy) AND (Play) OR ("Play and Playthings") OR ("Experimental Games") AND (“Self Care”) OR (“Self-Management”) |
|
LIBRARY, INFORMATION SCIENCE & TECHNOLOGY ABSTRACTS (EBSCO) |
“Diabetes Mellitus” OR “Diabetes Mellitus, Type 2” AND Adult OR Aged OR “Aged, 80 and over” OR “Middle Aged” AND “Health Literacy” OR “Health Knowledge, Attitudes, Practice” OR Literacy AND Play OR “Play and Playthings” OR “Experimental Games” AND “Self Care” OR “Self-Management” |
|
GOOGLE SCHOLAR (inglês) |
“Diabetes Mellitus” OR “Diabetes Mellitus, Type 2” AND Adult OR Aged OR “Aged, 80 and over” OR “Middle Aged” AND “Health Literacy” OR “Health Knowledge, Attitudes, Practice” OR Literacy AND Play OR “Play and Playthings” OR “Experimental Games” AND “Self Care” OR “Self-Management” |
|
GOOGLE SCHOLAR (português) |
“Diabetes Mellitus” OR “Diabetes Mellitus Tipo 2” AND Adulto OR Idoso OR “Idoso de 80 Anos ou mais” OR “Pessoa de Meia-Idade” AND “Letramento em Saúde” OR “Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde” OR Alfabetização AND Jogos OR “Jogos e Brinquedos” OR “Jogos Experimentais” AND Autocuidado OR Autogestão |
|
CAPES |
“Diabetes Mellitus Tipo 2” AND Adulto OR Idoso AND “Letramento em Saúde AND Jogos |
|
RCAAP |
“Diabetes Mellitus” AND “Letramento em Saúde” AND Jogos |
Figura 1 - Apresentação dos termos correspondentes ao PCC e estratégia de busca. João Pessoa, PB, Brasil, 2023
Seleção e análise dos estudos
Quanto à terceira e quarta etapas, são descritas pelo manual: seleção e avaliação dos estudos, serão detalhados conforme as recomendações do PRISMA-ScR. Após a pesquisa nas bases de dados acessadas por intermédio do Portal Periódicos Capes, serão analisadas as referências e seleção das duplicatas por meio do software Rayyan.
Além disso, o processo de triagem das referências será conduzido por dois revisores capacitados às cegas, utilizando-se também dos recursos do Rayyan, de forma que cada revisor avalie o conteúdo dos estudos sem que o outro tenha acesso à decisão de inclusão ou exclusão dos achados. Em casos de discordância, um terceiro revisor experiente será contatado. Seguido a esse processo, os estudos pré-selecionados passarão por uma avaliação na íntegra à luz dos critérios de inclusão e exclusão concebidos, conforme o protocolo do JBI. Ao final, estudos incluídos terão sua lista de referências bibliográficas analisadas com vistas à inserção de potenciais novos estudos.
Extração de dados
Para extração dos dados relevantes será utilizada uma ferramenta desenvolvida pelo JBI, na qual será adequada para o objeto deste estudo, contendo: título do estudo, tipo de material, ano de publicação, objetivo do estudo, amostra e local da pesquisa, bem como os principais resultados e jogos educativos utilizados para melhora do LS em pessoas com DM tipo II, o instrumento pode ser vislumbrado na Figura 2.
PARTE I-CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDOS SELECIONADOS |
|
Variáveis |
Informação a ser coletada |
1 – Título do estudo |
Título do estudo |
2 – Tipo de material |
Artigo, dissertação, tese ou documento oficial |
3 – Ano de publicação |
Ano de publicação |
4 – Objetivo (s) do estudo |
Objetivo (s) do estudo |
5 – Desenho metodológico do estudo |
Tipo de pesquisa descrita no manuscrito |
6 – Amostra (N) |
Quantidade de participantes do estudo |
7– Ambiente e local do estudo |
Local onde o estudo foi realizado (país) |
PARTE II-DADOS DOS ESTUDOS RELACIONADAS AOS OBJETIVOS DA SCOPING REVIEW |
|
8–Quais jogos existem voltados a melhora do LS em pessoas com DM tipo II? |
Principais resultados acerca da variável |
9-Quais os passos ou requisitos necessários para a construção desse tipo de jogo? |
Principais resultados acerca da variável |
10- Qual a lacuna de produção de jogos no campo de LS e DM tipo II e o que o posso oferecer de novo para esse público? |
Principais resultados acerca da variável |
Figura 2 - Instrumento de coleta de dados para a revisão. João Pessoa, PB, Brasil, 2023
Apresentação dos resultados
A apresentação dos dados extraídos se dará por meio de quadros e os resultados encontrados. Serão dispostos através de uma análise descritiva que estabelecerá uma relação entre o que foi obtido e os objetivos estabelecidos, respondendo à pergunta de pesquisa.
Resultados esperados
Com a análise, pretende-se encontrar os jogos que subsidiem a melhoria do LS em pessoas que vivem com DM tipo 2. Crê-se nesse tipo de ferramenta como método lúdico-educativo eficaz para trabalhar tais assuntos com esta população. Reunir tais dados pode elencar as possíveis lacunas existentes neste tipo de abordagem e também subsidiar intervenções educativas nos diferentes contextos de saúde, bem como fornecer meios para construção de novas tecnologias.
CONFLITO DE INTERESSES
Os autores declaram não haver conflito de interesses.
REFERÊNCIAS
1. Martins AME de BL, Sampaio HA de C, Diogo ATS e, Lima PXV, Mesquita LGM, Souto C de A, et al. História do Letramento em Saúde: uma revisão narrativa. RUC. 2022;24(2):1-23. https://doi.org/10.46551/ruc.v24n2a1
2. Barbosa S de P, Baumgrtz PA, Marta M, Pereira LS da S. Letramento em saúde como estratégia de promoção da saúde: um estudo de revisão narrativa. Conjecturas [Internet]. 2022 [citado 2023 Mai 14];22(7). Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1155
3. Darenskaya MA, Kolesnikova LI, Kolesnikov SI. Oxidative Stress: Pathogenetic Role in Diabetes Mellitus and Its Complications and Therapeutic Approaches to Correction. Bull Exp Biol Med. 2021;171(2):179–89. https://doi.org/10.1007/s10517-021-05191-7
4. Kim MT, Kim KB, Ko J, Murry N, Xie B, Radhakrishnan K, et al. Health Literacy and Outcomes of a Community-Based Self-Help Intervention. Nurs Res. 2020;69(3):210–8. https://doi.org/10.1097/NNR.0000000000000409
5. Shan R, Sarkar S, Martin SS. Digital health technology and mobile devices for the management of diabetes mellitus: state of the art. Diabetologia. 2019;62(6):877–87. https://doi.org/10.1007/s00125-019-4864-7
6. Souza JV, Ferreira MA, Andrade JIA de, Calixto AVD, Lira RC de. Tecnologias educacionais desenvolvidas para o cuidado ao paciente diabético: revisão integrativa da literatura. Rev Enferm Atenção Saúde. 2021;13(5). https://doi.org/10.25248/reas.e7014.2021
7. Ribas KH, Araújo AHIM. A importância do Letramento em Saúde na Atenção Primária: uma revisão integrativa da literatura. Res Soc Dev. 2021;10(16). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24063
8. Luz GOA, Alves DD de A, Costa HK da S, Silva Filho JC da, Stratmann PF, Souza MA de O, et al. Association Between Functional Health Literacy and Self-care with diabetes Mellitus. Cogitare Enferm. 2019;24. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.66452
9. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Khalil H, Larsen P, Marnie C, et al. Best practice guidance and reporting items for the development of scoping review protocols. JBI Evid Synth. 2022;20(4):953-968. https://doi.org/10.11124/JBIES-21-00242
10. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850
11. Stanzel KA, Hammarberg K, Fisher, J. ‘Not everybody is an internet person’: Barriers for menopause ‐related health literacy among immigrant women from the Horn of Africa nations. Health Promot J Austr. 2021;32(1):61–68. https://doi.org/10.1002/hpja.326
12. Avanço LD, Lima JM. Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências. Educ Pesqui. 2020;46. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597
13. Silva CS da, Soares MHFB. Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química. Ciênc Educ. 2023;29. https://doi.org/10.1590/1516-731320230003
14. Quinones BA, Geisler SA, Ramos S. Importância do Autocuidado em Pacientes com Diabetes Mellitus. Rev JRG. 2023;6(13):2057-65. https://doi.org/10.55892/jrg.v6i13.816
Submissão: 27-Set-2023
Aprovado: 04-Jun-2024
Concepção do projeto: Silva EG da, Silva A dos S, Santos CLJ dos, Andrade LL de Obtenção de dados: Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, Silva RX, Andrade LL de Análise e interpretação dos dados: Silva EG da, Silva A dos S, Andrade LL de Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, Silva RX, Andrade LL de Aprovação final do texto a ser publicada: Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, Silva RX, Andrade LL de Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Silva EG da, Silva A dos S, Santos SA dos, Matias LDM, Moreira WC, Santos CLJ dos, Silva RX, Andrade LL de |