REVISÃO DE ESCOPO

 

História em quadrinhos sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: protocolo de revisão de escopo

 

Mayara Inácio de Oliveira1, Thayse Gomes de Almeida1, Priscila de Oliveira Cabral Melo1, Tatiane Gomes Guedes1

 

1Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

 

RESUMO

Objetivo: Descrever as etapas da revisão de escopo, cuja proposta é mapear evidências sobre a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Método: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, orientado pelas diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI), escrito de acordo com os itens do PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Tal protocolo norteará o processo de identificação das fontes de dados, extração e análise dos resultados, o que dará suporte a ações de educação em saúde com a utilização da tecnologia em questão, frente às questões clínicas cada vez mais emergentes no âmbito da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Protocolo registrado na Open Science Framework (OSF): https://osf.io/32sed.

 

Descritores: História em Quadrinhos; Saúde Sexual; Adolescente.

 

INTRODUÇÃO

A tecnologia, como as Histórias em Quadrinhos (HQs), tem sido utilizada há centenas de anos como forma de comunicação, inclusive nas primeiras civilizações. Nas últimas décadas, diversas formas de ensino têm sido desenvolvidas para facilitar o processo de comunicação e aprendizagem. Assim, as HQs, consideradas estruturas dinâmicas, com textos, imagens e diálogos, dentro de um contexto próximo da realidade do indivíduo, têm repercutido de forma positiva na educação. Tais estratégias educacionais são recursos facilitadores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, inovando principalmente os métodos de ensinar/aprender(1-2).   

Esse tipo de estratégia, devido à sua abordagem atrativa e interativa, estimula a sua utilização entre os adolescentes e jovens, permitindo a abordagem de diversos assuntos. As histórias contadas, com personagens que fazem parte do contexto social desse público, auxiliam na criação de informações que impactam positivamente na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes(3-4).

A adolescência, um período entre a infância e a idade adulta, compreendido entre os 10 e 19 anos, é marcado por diversas alterações físicas e psicossociais, onde muitas vezes ocorre o despertar para a vida sexual. Portanto, a orientação sobre questões pertinentes à saúde sexual e reprodutiva é importante para evitar situações de risco que possam resultar em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e/ou gravidez não planejada(1-2).   

É imprescindível que os adolescentes conheçam o seu corpo, as mudanças e a sexualidade, para que possam tomar decisões conscientes e bem informadas. Aliar as tecnologias educacionais à educação sexual e reprodutiva torna-se uma estratégia para aproximar educandos e educadores, além de favorecer o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para a formação desses jovens, auxiliando-os no empoderamento para tomar decisões conscientes, responsáveis e livres de riscos para a saúde(3-4).    

No que diz respeito à tecnologia educacional do tipo HQs, é possível inferir que estas podem influenciar o conhecimento e as escolhas dos adolescentes acerca de sua saúde, sendo um recurso importante para a educação em saúde, especialmente ao abordar assuntos complexos, como a saúde sexual e reprodutiva, que ainda são cercados por estigmas e percepções culturais e sociais. Além disso, as HQs podem auxiliar na interação profissional com os jovens, funcionando como uma ferramenta de quebra-gelo, por exemplo(5-6).

Diante do exposto e após uma busca preliminar no PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews), no Banco de Dados Cochrane de revisões sistemáticas e no JBI Evidence Synthesis, identificou-se que não há nenhuma revisão de escopo ou revisão sistemática, atual ou em andamento, sobre a temática identificada. Portanto, uma revisão de escopo sobre a utilização de histórias em quadrinhos no âmbito da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, como estratégia de aprendizagem, contribuirá com o corpo de evidências da enfermagem, fornecendo subsídios para ações relacionadas ao autocuidado sexual de adolescentes, além de identificar lacunas referentes à temática. Com o objetivo de reduzir vieses na construção da revisão, elaborou-se um protocolo com base nas diretrizes metodológicas do Instituto Joanna Briggs (JBI)(7-8).

Este protocolo, portanto, tem o objetivo de descrever as etapas da revisão de escopo, cuja proposta é mapear evidências sobre a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.

 

MÉTODO

 

Tipo de estudo

A revisão de escopo proposta será conduzida seguindo a metodologia JBI e registrada conforme a recomendação do Instituto(7). Para o protocolo em questão, elaborado com base na estrutura do PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), serão consideradas seis etapas metodológicas: elaboração da questão de pesquisa; pesquisa dos estudos relevantes; triagem dos estudos; extração dos dados; separação, sumarização e relatório dos resultados; e divulgação dos resultados(7-9).

No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa a fim de pesquisar protocolos e/ou estudos sobre a temática, para que não fosse realizada uma dupla revisão. Utilizaram-se as seguintes bases: Pubmed, JBI e PROSPERO. Não foi encontrada nenhuma revisão de escopo em tal temática ou similar, justificando a realização dessa pesquisa. Protocolo registrado na Open Science Framework (OSF): https://osf.io/32sed.

 

Elaboração da questão de pesquisa

Para definição da questão do estudo, utilizou-se a estrutura mnemônica: População, Contexto e Conceito (PCC). Desse modo, foram definidos os seguintes termos: População: adolescentes; Contexto: utilização de histórias em quadrinhos; e Conceito: aprendizagem da saúde sexual e reprodutiva.

Com isso, elaborou-se a pergunta primária: Quais as evidências científicas sobre a utilização de histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes? Para auxiliar no mapeamento dos dados, criaram-se questões secundárias: Qual(is) o(s) cenário(s) comumente adotado(s) para a abordagem da educação em saúde sexual desses jovens? Qual(is) a(s) repercussão(ões) promovida(s) pelas intervenções educacionais voltadas para a saúde sexual e reprodutiva na qualidade de vida dos adolescentes?

 

Identificação dos estudos

Para cada item da estratégia PCC, foi selecionado um conjunto de descritores disponíveis nos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH). A partir de então, a estratégia de busca norteou-se pela combinação dos DeCS e do MeSH. Após a definição dos descritores, realizou-se uma primeira busca nas principais bases de dados, a fim de evidenciar outros termos usados nos artigos. Conforme a Figura 1, foram estruturados os descritores, bem como seus cruzamentos.

 

DECS

 

MESH

Histórias em quadrinhos

OR

Graphic novel

 

 

Comics

 

 

Educational comics

 

 

Graphic medicine

 

 

Graphic novels as topic

 

AND

 

Saúde sexual e reprodutiva

 

Sexual and reproductive health

 

 

Sexuality

 

 

Sex education and sexuality

 

AND

 

Adolescentes

 

Adolescent

 

 

Young

 

 

Teen

 

 

Tennager

Figura 1 - Termos empregados na estratégia de busca. Recife, PE, Brasil, 2023

 

Para a busca, serão utilizados os descritores nas bases de dados: PubMed/MEDLINE, Portal de Periódicos CAPES, Portal Regional da BVS/Bireme, Embase, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, conforme descrito na Figura 2.

 

Base de Dados

Chave de busca

BVS

(("Saúde Sexual e Reprodutiva" OR "educação sexual" OR sexualidade OR mh:"Saúde Sexual e Reprodutiva" OR mh:"educação sexual" OR mh:sexualidade OR mh:SP2.006.087*) AND (quadrinhos OR "História em Quadrinhos" OR gibis OR mangás OR cartoons OR cartoon OR gibi OR "Revistas em Quadrinhos" OR "Arte Sequencial" OR "Banda Desenhada" OR "Bandas Desenhadas" OR "Histórias em Quadrinhos" OR "Livros de Bandas Desenhadas" OR "Narrativa Figurada" OR "Narrativa Gráfica" OR "Revista de Banda Desenhada" OR "Revista em Quadrinhos" OR "Revistas de Bandas Desenhadas" OR "Revistas em Quadrinhos" OR "Revistinha" OR "Revistinha em Quadrinhos" OR "Revistinhas em Quadrinhos" OR "Romance Gráfico" OR "Romances Gráficos" OR mh:"História em Quadrinhos" OR mh:V02.700.415*))

Catálogo de teses e dissertações CAPES

(educação sexual OR Saúde Sexual e Reprodutiva) AND (quadrinhos OR gibi OR revista em quadrinhos)

Scopus

( ( "Sex Education" OR "Sexual and Reproductive Health" OR "sex education" ) AND ( "Comic Book" OR "ghq" OR cartoon OR comics ) )

PubMed/ Medline

(("Graphic Novel"[ti] OR "Graphic Novels"[ti] OR "Comic Book"[ti] OR "Comic Books"[ti] OR "HQ"[ti] OR cartoon[ti] OR comics[ti]) AND ("Sex Education" OR "Sexual and Reproductive Health" OR "sex education" OR sexuality OR "Sex Education"[mh] OR D012736[id]))

Embase

('graphic novel':ti,ab,kw OR 'graphic novels':ti,ab,kw OR 'comic book':ti,ab,kw OR 'comic books':ti,ab,kw OR 'hq':ti,ab,kw OR cartoon:ti,ab,kw OR comics:ti,ab,kw) AND ('sexual education' OR 'sexual and reproductive health' OR 'sex education' OR sexuality) AND [embase]/lim NOT ([embase]/lim AND [medline]/lim)

Portal de periódicos CAPES

: ("Saúde Sexual e Reprodutiva" OR "educação sexual" OR sexualidade) (TI;AB;KY) AND (HQ OR "quadrinhos" OR "História em Quadrinhos" OR "gibis" OR mangás OR cartoons OR cartoon OR gibi OR "Revistas em Quadrinhos" OR "Arte Sequencial" OR "Banda Desenhada" OR "Bandas Desenhadas" OR "Histórias em Quadrinhos" OR "Livros de Bandas Desenhadas" OR "Narrativa Figurada" OR "Narrativa Gráfica" OR "Revista de Banda Desenhada" OR "Revista em Quadrinhos" OR "Revistas de Bandas Desenhadas" OR "Revistas em Quadrinhos" OR "Revistinha" OR "Revistinha em Quadrinhos" OR "Revistinhas em Quadrinhos" OR "Romance Gráfico" OR "Romances Gráficos")

Web of Science

("Comic Book" OR "Comic Books" OR "HQ" OR cartoon OR comics OR cartoons" (TÓPICO) AND ("Sex Education" OR "Sexual and Reproductive Health" OR "sex education" OR sexuality) (TÓPICO)

COCHRANE LIBARY

: ("Sex Education" OR "Sexual and Reproductive Health" OR "sex education" OR sexuality) AND ("Comic Book" OR "Comic Books" OR "HQ" OR cartoon OR comics)

Figura 2 - Estratégias de busca nas bases de dados. Recife, PE, Brasil, 2023

 

Adicionalmente, será realizada uma consulta na lista de referências dos estudos selecionados para a amostra, com o objetivo de recuperar referências que não tenham sido contempladas na busca inicial. A descrição da busca e da seleção dos artigos encontra-se apresentada conforme o fluxograma do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA) - 2020 na Figura 3(10).

 

image2.png

Fonte: PRISMA Flow Diagram adaptado de Page et al., 2020.

Figura 3 – Fluxograma do processo de seleção dos estudos. Porto, PT, Portugal, 2022

 

Seleção dos artigos

Dois pesquisadores, de forma independente, selecionarão os artigos científicos por meio da leitura inicial do título e do resumo, com base nos critérios de elegibilidade mencionados. Em seguida, os artigos serão lidos na íntegra. Qualquer divergência no processo de seleção e análise será resolvida por consenso entre os pesquisadores. Caso não haja acordo, um terceiro pesquisador será contatado para estabelecer uma decisão final.

Ao realizar a busca das evidências científicas, os estudos serão exportados para o software gerenciador de referências EndNote, onde serão removidos os duplicados. Posteriormente, a exclusão ocorrerá de forma manual. Em seguida, os dados serão exportados para o aplicativo Rayyan, que auxiliará no arquivamento, organização e seleção dos estudos. Por meio do Rayyan, serão lidos os títulos e resumos dos estudos, com seleção criteriosa de acordo com os critérios de elegibilidade. Os estudos selecionados na etapa anterior serão lidos na íntegra pelos mesmos pesquisadores, e serão selecionados os que irão compor a amostra final(11-12).

Dos artigos selecionados, serão extraídas informações de acordo com o formulário de triagem dos estudos apresentado na Figura 4.

 

Justificativa da inclusão

SIM

NÃO

OUTRAS

Publicações que analisem as histórias em quadrinhos como estratégia de aprendizagem na saúde sexual e/ou reprodutiva

 

 

 

Estudo secundário do tipo revisão sistemática

 

 

 

Publicações governamentais

 

 

 

Publicações nos idiomas Inglês, Português e Espanhol

 

 

 

Justificativa da exclusão

SIM

NÃO

OUTRAS

Estudos em formatos editoriais, carta ao editor, artigos de opinião, revisões bibliográficas e/ou integrativas

 

 

 

Figura 4 - Formulário de triagem dos estudos. Recife, PE, Brasil, 2023

 

Extração de dados

Para a análise e síntese dos artigos, será utilizado um formulário de extração de dados, conforme mostra a Figura 5. Este formulário conterá informações como bibliografia, características dos estudos e as principais informações que descrevem a utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta educacional no contexto da saúde sexual e reprodutiva no público adolescente. O formulário de extração será preenchido pelos revisores de forma independente. Questões e dúvidas sobre as extrações serão tratadas por consenso entre os dois revisores principais e, quando não resolvidas, serão discutidas com um terceiro revisor.

 

Informações extraídas

 

Informações bibliográficas

 

Autores

 

Ano

 

Local

 

Título

 

Tipo de publicação

 

Revista

 

Instituição

 

Características do estudo

 

Objetivo

 

Tema

 

Método

 

 

 

 

 

Quantitativo ou qualitativo

Ano da realização do estudo

Tipo de pesquisa, métodos, ensaio clínico

Participantes, adolescentes, profissionais da saúde, professores

Foco do estudo: IST, gravidez, HIV

Local do estudo

Principais resultados

 

Recomendações

 

Limitações

 

Considerações finais

 

Figura 5 - Formulário de extração de dados. Recife, PE, Brasil, 2023.

 

O formulário de extração de dados será testado e validado de maneira independente por dois integrantes da pesquisa em uma etapa piloto que incluirá 10% dos artigos da lista final de estudos recuperados na etapa de seleção. Se necessário, serão realizados ajustes nas categorias/itens de extração após discussão e consultas aos membros da equipe. Esse procedimento é importante para garantir a consistência da extração de informações.

Toda a extração de dados será armazenada em um banco eletrônico criado no programa Microsoft Excel for Windows. Com as informações coletadas na fase de extração de dados, será realizado um mapeamento dos principais elementos das pesquisas de acordo com o objetivo do estudo.

 

Apresentação dos resultados

A sumarização e apresentação dos resultados devem ser realizadas de modo a apresentar efetivamente todas as informações recuperadas, sua extensão e a natureza da literatura sobre o tema revisado. Na revisão de escopo, os resultados serão apresentados em quadro e descritivo, conforme as orientações do protocolo PRISMA extensão para revisão de escopo(8).

Esse quadro conterá o resumo dos estudos revisados, conforme informações contidas no formulário de extração de dados, caracterizando os estudos e apresentando os fatores para o processo educacional sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes ao utilizar a ferramenta histórias em quadrinhos.

Também será apresentada uma síntese narrativa das recomendações e limitações dos estudos, a fim de permitir esclarecimentos úteis para pesquisas futuras sobre a temática. Os resultados serão apresentados em gráficos que facilitem a visualização dos resultados.

 

Aspectos éticos

Por se tratar de um estudo que utilizará informações bibliográficas disponíveis publicamente na literatura, não será necessária aprovação ética.

 

Considerações finais

Este protocolo tem o objetivo de descrever sistematicamente cada uma das etapas metodológicas para a realização de uma revisão de escopo, com base nas publicações sobre tecnologia educacional do tipo histórias em quadrinhos e saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.

A revisão de escopo foi escolhida devido ao seu rigor metodológico. Além disso, o objeto de estudo está se desenvolvendo no campo da educação, o que minimiza as pesquisas do tipo ensaio clínico. No entanto, outras pesquisas têm sido realizadas e seus resultados publicados, demonstrando a importância de tal ferramenta na saúde sexual e reprodutiva.

Portanto, a revisão de escopo foi proposta para reduzir vieses na busca e seleção de referências, tornando claros e uniformes os critérios entre os revisores. Também é importante destacar que os dados compilados na revisão de escopo subsidiarão a construção de argumentos e informações importantes para uma pesquisa presente numa tese de doutorado com o objetivo de avaliar a autoeficácia de uma HQ sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

1. Germano SNF, Rodrigues AA, Bessa FB, Matos PHL, Evangelista SS. Educational technologies applied to sexual and reproductive health of adolescents from public schools Tecnologías educativas aplicadas a la salud sexual y. REAS. 2020;12(11):1–11. https://doi.org/https://doi.org/10.25248/reas.e3825.2020

 

2. Oliveira MPC de A, Monteiro RJS, Beilan RB, Lima LS de, Gontijo DT. "É decidindo que se aprende a decidir": validação de jogo digital sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência. Adolesc Saude. 2020 [citado 2023 Maio 03];17(2):24–33. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/5190

 

3. Germano SNF, Rodrigues AA, Bessa FB, Matos PHL, Evangelista SS. Tecnologias educacionais aplicadas à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes de escolas públicas. REAS. 2020;12(11):1–11. https://doi.org/https://doi.org/10.25248/reas.e3825.2020

 

4. Oliveira MI. Construção e validação de gibi Educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares [dissertação de mestrado na internet]. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco; 2018 [citado 2022 Jul 10]];0–103. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31358

 

5. Sridhar A, Friedman S, Grotts JF, Michael B. Effect of theory-based contraception Comics on subjective contraceptive knowledge: a pilot study. Contraception.  2019;99(6):368–372. Disponível em: https://www.contraceptionjournal.org/article/S00107824(19)30055-1/fulltext

 

6. Seixas R, Favaro DMM. Histórias em quadrinhos (HQ) como método avaliativo usado na educação sexual: Investigações acerca da gravidez na adolescência. Revista Memorare. 2020;7(1):27. https://doi.org/10.19177/memorare.v7e1202027-52

 

7. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version).  In:  Aromataris E, Munn Z, editores. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2020 Dez 01]. Disponível em: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/

 

8. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al.  PRISMA Extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7),467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850

 

9. Jones CB, Aveyard H, Heber OR, Isham L, Taylor J, O'Malley L. Scoping reviews: the PAGER framework for improving the quality of reporting. Int J Soc Res Methodol. 2022;25(4). Disponível em:  https://doi.org/10.1080/13645579.2021.1899596

 

10. Page MJ, McKenzie J, Bossuyt P, Boutron I, Hoffmann T, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement:  an updated guideline for reporting systematic reviews. MetaArXiv Preprint [Internet]. 2020 [citado 2022 Jan 18]. Disponível em: https://osf.io/preprints/metaarxiv/v7gm2/

 

11. Bramer WM. Reference checking for systematic reviews using EndNote. J Med Libr Assoc. 2018;106(4):542-546. https://doi.org/10.5195/jmla.2018.489

 

12. Escaldelai FM, Escaldelai Lm Bergamaschi DP. Systematic Review Support software system: web-based solution for managing duplicates and screening eligible studies. Rev Bras Epidemiol. 2022;25:1-10. https://doi.org/10.1590/1980-549720220030

 

Submissão: 25-Fev-2023

Aprovado: 07-Ago-2023

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Oliveira MI de, Guedes TG

Obtenção de dados: Oliveira MI de

Análise e interpretação dos dados:

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Almeida TG de, Melo P de OC, Guedes TG

Aprovação final do texto a ser publicada: Oliveira MI de, Almeida TG de, Melo P de OC, Guedes TG

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Oliveira MI de, Almeida TG de, Melo P de OC, Guedes TG

 

image1.jpg