PROTOCOLO DE REVISÃO

 

Letramento em saúde para a segurança do paciente na atenção primária: protocolo de scoping review

 

Euni de Oliveira Cavalcanti1,2, Graziani Izidoro Ferreira1, Moara Ávila de Jesus Moreira1, Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá1

 

1Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

2Centro Universitário Euro Americano, Brasília, DF, Brasil

 

 

RESUMO

Objetivo: Mapear evidências sobre o impacto do letramento em saúde na segurança do cuidado de usuários da atenção primária à saúde. Método: Protocolo de revisão do escopo de acordo com o método do Instituto Joanna Briggs (JBI). Serão utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos que relatem a aplicação dos princípios de letramento em saúde (conceito) em pacientes atendidos na atenção primária à saúde (população) no contexto de segurança do paciente (contexto). As fontes de dados serão: PUBMED, Scopus, CINAHL, BVS, incluindo MEDLINE, LILACS e BDENF, SciELO, Web of Science e Google Scholar. Dois revisores realizarão a triagem por título e resumos, lerão os textos completos e extrairão dados dos artigos selecionados. Os dados serão organizados e expressos em categorias, de acordo com seu conteúdo. Os resultados serão divulgados aos serviços de saúde vinculados à atenção primária, comunidade acadêmica, formuladores de políticas públicas para o desenvolvimento da segurança e promoção em saúde.

 

Descritores: Letramento em Saúde; Segurança do Paciente; Atenção Primária à Saúde.

 

INTRODUÇÃO

Letramento em Saúde (LS) ou Literacia em saúde é o termo usado para descrever a habilidade de se envolver com informações nos serviços de saúde. Refere-se aos atributos individuais e recursos sociais que são utilizados para que o indivíduo e coletividade tenham meios de acesso e capacidade de compreensão, avaliação e utilização das informações e serviços de saúde, para uma tomada de decisão sobre os aspectos de sua saúde. Inclui a capacidade de se comunicar, afirmar e agir sobre tais decisões(1).

A comunicação entre os profissionais de saúde e pacientes é um elemento crítico na segurança do paciente. Habilidades de comunicação eficazes podem ser ensinadas e aprimoradas por meio de treinamento e conscientização. Existem muitas barreiras à comunicação eficaz, incluindo fatores do paciente, clínicos e fatores do sistema, mas existem ferramentas e estratégias para abordar essas barreiras, melhorar a comunicação e envolver os pacientes em seus cuidados. A abordagem do LS e a tomada de decisão compartilhada são ferramentas baseadas em evidências que melhoram a comunicação e aumentam a segurança do paciente(2).  

Na Holanda, estudo randomizado comparou a utilização de diversos materiais educativos para ampliação do letramento em saúde, com a utilização de diversas ferramentas, que evidenciaram que a segurança do paciente é um tópico importante para os cidadãos que querem ser informados e envolvidos(3). Embora as melhorias na produção e na legibilidade dos folhetos possam ser vantajosas, deve-se enfatizar a qualidade dos relacionamentos paciente - profissional de saúde para permitir uma educação personalizada para o paciente, que pode melhorar a sua capacidade de engajamento e autogestão no contexto de promoção, prevenção e tratamento(4).

As intervenções para o letramento de saúde têm sido implementadas na maioria dos países de renda alta. Existem muitos instrumentos que têm sido usados para medir o LS e avaliar o quanto os indivíduos compreendem bem as informações em saúde. O cuidado de saúde adequado e baseado nas comunidades pode diminuir os custos operacionais, aumentar a disponibilidade da equipe e empoderar a comunidade local(1).

Estudo investigou a percepção e experiências do paciente, no contexto de segurança do paciente, no atendimento de atenção primária em saúde, e identificaram, a partir dos pesquisados, alguns aspectos que podem contribuir para a segurança do paciente como: o paciente ser mais ativo e envolvido no processo do cuidado e ter nível de letramento de saúde adequado; o contato entre paciente e profissional com foco na comunicação efetiva e na empatia; solucionar os problemas inerentes ao sistema de saúde, que envolve a sobrecarga de trabalho,  falta de organização do sistema e assistência, dificuldade de acesso, anotações referentes ao paciente incompletos ou errados(5).

No contexto de segurança do paciente, a “comunicação é a base para o desenvolvimento de um relacionamento de parceria. Os serviços de saúde com uma cultura de segurança centrado no cuidado ao paciente e família devem garantir em todos os níveis de atenção, a qualidade da comunicação como parte integrante da assistência à saúde”(2).

Dessa forma, a segurança do paciente abrange também “o cuidado centrado no paciente e sua família. O paciente não deve ser somente um participante ativo de seu próprio cuidado, mas também o elo entre a instituição de saúde e a comunidade”(2). Algumas estratégias para a implantação do letramento em saúde, na atenção primária, podem ser usados ​​para melhor adequar a prestação de cuidados de saúde às necessidades de pacientes com baixos níveis de alfabetização em saúde, por exemplo, fortalecendo as habilidades dos profissionais de saúde para se comunicar com esses pacientes, ou adaptando a organização e desenho dos serviços de saúde(3).

Estudo desenvolvido na Coreia, como parte do Plano Abrangente de Segurança do paciente (2018-2022), analisou a eficácia da utilização de materiais educativos sobre segurança do paciente e melhoria do letramento em saúde; identificou que pacientes com baixo nível de letramento em saúde não estão cientes da importância da detecção precoce e tratamento de doenças; portanto, menos propensos a usarem serviços relacionados à prevenção de doenças, que são acompanhados na atenção primária(2).

Nesse contexto, utilizando a sigla PCC (população, conceito e contexto) para elaborar a questão de pesquisa, levantou-se a seguinte questão: como o letramento em saúde pode contribuir com a segurança dos usuários/pacientes da Atenção Primária em Saúde?

Com base nessa questão, o objetivo da revisão é mapear evidências sobre o impacto do letramento em saúde na segurança do cuidado de usuários da atenção primária à saúde.

Observa-se na literatura muitos estudos que abordam questões de letramento em saúde em âmbito nacional e internacional, no entanto, realizando uma pesquisa com os descritores: "letramento em saúde", "segurança do paciente" e "atenção primária", nas sínteses das bases de dados JBI, Cochrane Library e Pubmed, não foram encontradas revisões sistemáticas, revisões integrativas, narrativas ou de escopo que englobam a temática.

 

MÉTODO

 

Design de estudo

Para alcançar o objetivo proposto, com base na questão de pesquisa, foi utilizada a metodologia de scoping review, que é um tipo de revisão sistematizada, mapeando conceitos e achados relacionados ao tema de interesse, disponíveis nas principais fontes de dados, usando abordagem de síntese de conhecimento(6).

 

Protocolo e registro

A elaboração do protocolo base para o desenvolvimento da scoping review está de acordo com as orientações e arcabouço metodológico contidos no manual de metodologia publicado pelo Joanna Briggs Institute (JBI) for scoping reviews e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(7,8). O tempo e duração previsto para o desenvolvimento da revisão são de 6 meses. O protocolo foi registrado prospectivamente no Open Science Framework (OSF) (https://osf.io/8xjb9/?view_only=8d67d5618bf34fffa013d7f407a9cbfb).

Antecedente a elaboração do protocolo, foi realizada uma busca por artigos de revisão já publicados sobre o tema a ser estudado, através do tipo de estudos buscados: systematic review, overview e scoping review; ano de publicação e a estratégia de busca que será elaborada a partir de descritores levantados no Descritores em Ciência da Saúde (DECs) e no Medical Subject Headings (MESH), conforme descrito abaixo (Tabela 1).

 

Tabela 1 - Artigos de revisão identificados nas bases de dados. Brasília, DF, Brasil, 2022

 

 

JBI Synthesis

PubMed

Cochrane

Web of Science

Health Systems Evidence

Google Scholar

Constatações

Excluídos

Atendeu aos critérios de inclusão

Health Literacy AND Patient Safety

 

41

173

15

159

622

200

1.210

1.210

0 0

Health Literacy AND Primary Health Care

 

115

531

66

202

921

200

2.035

2.035

0 0

Health Literacy OR Information Literacy OR Alfabetización en Salud AND Primary Health Care AND (Patient Safety OR Risk Management)

0

0

0

0

0

0

0

0

0 0

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.

 

Questão de pesquisa

P (população): usuários da Atenção Primária à Saúde

C (conceito): letramento em saúde

C (contexto): segurança do paciente

Como o letramento em saúde pode contribuir com a segurança dos usuários/pacientes da Atenção Primária em Saúde?

 

Estratégia de pesquisa

Tipo de estudos procurados: revisão sistemática, visão geral e scoping review.

Descritores: “Letramento em saúde” AND “Atenção primária em saúde” AND “Segurança em saúde” OR “Gerenciamento de risco”.

Filtros: ano de publicação (últimos 10 anos); tipo de estudo.

 

Critério de inclusão

 

Participantes

Serão incluídos estudos cujos participantes sejam usuários dos serviços de Atenção Primária à Saúde, de qualquer idade, que receberam cuidados em saúde. Serão excluídos os estudos, nos quais os participantes receberam cuidados domiciliares.

 

Conceito

O conceito central dos estudos deve abordar cuidados, técnicas, protocolos, ou métodos de letramento em saúde utilizados para melhoria da assistência à saúde.

 

Contexto

O contexto a ser observado deve ser a segurança do paciente. A segurança do paciente engloba não submeter o usuário a riscos evitáveis oriundos do cuidado ou assistência prestada, além de prevenir qualquer complicação(8). Assim, todos os estudos que abordarem esse contexto, em conjunto com o conceito e participantes descritos, serão inclusos na busca.

 

Período

Serão elegíveis estudos publicados nos últimos dez anos, desenvolvidos em qualquer ano e duração.

 

Língua

Considerados para inclusão artigos completos publicados nos idiomas: inglês, português e espanhol.

Fontes de informação e estratégia de pesquisa

 

1ª Etapa

Uma pesquisa inicial nos bancos de dados eletrônicos, MEDLINE (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após essa busca inicial foram analisadas palavras contidas no título, resumo e palavras-chave dos artigos encontrados. Os descritores encontrados foram comparados aos descritores cadastrados nas bases de descritores (Figura 1), MeSH para buscas no PubMed e DeCS para buscas a serem realizadas na BVS.

 

DeCS

MeSH

Português

Inglês

Espanhol

Letramento em saúde

Health literacy

Alfabetización en Salud

Health literacy

Atenção Primária à Saúde

Primary Health Care

Atención Primaria de Salud

Primary Health Care

Segurança do paciente

Patient Safety

Seguridad del Paciente

Patient Safety

Gestão da Segurança

Safety Management

Administración de la Seguridad

Risk Management

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.

Figura 1 - Descritores selecionados para estratégia de pesquisa. Brasília, DF, Brasil, 2022

 

2ª Etapa

Será realizada uma pesquisa utilizando as palavras-chave e descritores nas seguintes bases de dados: PubMed, BVS, SciELO (Scientific Electronic Library Online), Web of Science, SCOPUS e CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature) seguindo a estratégia de busca elaborada (Figura 2).

 

Bases de dados

Estratégia

PubMed

(((("health literacy"[MeSH Terms] OR "health literacy"[All Fields]) AND "Primary Health Care"[MeSH Terms]) OR "Primary Health Care"[All Fields]) AND "Patient Safety"[All Fields]) OR "Risk Management"[MeSH Terms]

Web of Science

("health literacy" OR "Information Literacy") AND "Primary Health Care" AND ("Patient Safety" OR "Risk Manaqement")

SCiELO

("health literacy" OR "Information Literacy") AND "Primary Health Care" AND ("Patient Safety" OR "Risk Management")

BVS

"Letramento em saúde" AND "Atenção primária à saúde" AND ("Segurança do paciente" OR "Gestão da Segurança")

SCOPUS

("health literacy" OR "Information Literacy") AND "Primary Health Care" AND ("Patient Safety" OR "Risk Management")

CINHAL

("health literacy" OR "Information Literacy") AND "Primary Health Care" AND ("Patient Safety" OR "Risk Management")

Google Acadêmico

"Letramento em saúde" AND "Atenção primária à saúde" AND ("Segurança do paciente" OR "Gestão da Segurança")

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.

Figura 2- Estratégia de busca. Brasília, DF, Brasil, 2022

 

3ª Etapa

Uma terceira pesquisa, agora na literatura cinzenta, por meio do Google Acadêmico, completando, assim, a busca em sete diferentes bases de busca. Se necessário, será levantada a lista de referências utilizadas em todos os artigos selecionados a partir do texto completo e incluídos na revisão e/ou feito contato com autores de estudos primários ou revisões para obter mais informações sobre os estudos publicados.

Todas essas etapas e cuidados serão realizados para maximizar a abrangência da busca e o alcance dos estudos importantes a serem considerados na revisão.

 

Seleção de estudos

O processo de seleção dos estudos será realizado por dois pesquisadores independentes e em caso de divergências, um terceiro pesquisador auxiliará na decisão final de incluir ou não o estudo.

 Assim, a triagem dos artigos durante o processo de seleção ocorrerá:

1º) Triagem por ano de publicação;

2º) Triagem por título;

3º) Triagem por resumo;

4º) Triagem por texto completo.

 

Extração de dados

As informações importantes que serão mapeadas se encontram na Figura 3 abaixo:

 

Título do artigo

Ano de publicação

Objetivo do estudo

 

População/

amostra

Design de estudo

Principais conclusões

Principais descobertas relacionadas às perguntas da revisão do escopo

Fonte: Elaborado pelos autores, 2022.

Figura 3 - Extração de dados. Brasília, DF, Brasil, 2022.

 

Os dados serão extraídos seguindo a orientação do manual, segundo: título do artigo, ano de publicação, objetivo do estudo, população, design do estudo, conclusões principais e os achados que respondem à pergunta e objetivo desta scoping review. Os dados a serem extraídos serão observados para certificação de que todos os resultados relevantes serão extraídos.

 

Resumo dos resultados

Os resultados serão expressos por meio de síntese narrativa, tabelas e gráficos. Quando encontradas, serão apontadas lacunas de pesquisa e possíveis limitações da revisão.

 

Implicações

As conclusões desta scoping review serão base para definição das técnicas e abordagens do letramento em saúde, que serão aplicadas como intervenção no atendimento seguro ao paciente da atenção primária. A síntese de evidências geradas, também poderá servir como direcionamento para práticas que propiciem maior segurança para o paciente durante a assistência na Atenção Primária à Saúde.

 

Disseminação

O resumo dos resultados será divulgado através da publicação de artigos científicos em bases de dados de acesso livre, por meio da tradução do conhecimento aos profissionais de saúde, além da apresentação em congressos e eventos científicos.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

 

REFERÊNCIAS

1. World Health Organization. Health Promotion Glossary of Terms 2021 [Internet].  Geneva: WHO; 2021 [citado 2023 Jan 24]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240038349

 

2. Kim YS, Kim HA, Kim MS, Kim HS, Kwak MJ, Chun J, et al. How to Improve Patient Safety Literacy?. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(19).;36(3). https://doi.org/10.3390/ijerph17197308.

 

3. Jansen CJM, Van’T Jagt RK, Reijneveld SA, van Leeuwen E, de Winter AF, Hoeks JCJ. Improving health literacy responsiveness: A randomized study on the uptake of brochures on doctor-patient communication in primary health care waiting rooms. Int J Environ Res Public Health. 2021 May;18(9). https://doi.org/10.3390/ijerph18095025.

 

4. Durrant LA, Taylor J, Thompson H, Usher K, Jackson D. Health literacy in pressure injury: Findings from a mixed-methods study of community-based patients and carers. Nurs Health Sci. 2019;21(1):37–43. https://doi.org/10.1111/nhs.12429

 

5. Dineen-Griffin S, Garcia-Cardenas V, Williams K, Benrimoj SI. Helping patients help themselves: A systematic review of self management support strategies in primary health care practice. PLoS ONE. 2019;14(8):e0220116. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220116

 

6. Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. Adelaide: JBI; 2020 [citado 2022 Maio 10]. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global.  https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01

 

7. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467–73. https://doi.org/10.7326/M18-0850

 

8. Aromataris E, Munn Z, editores. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI [Internet].  Adelaide: JBI; 2020 [citado 2023 Jan 24]. Disponível em:  https://synthesismanual.jbi.global/. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01

 

Submissão: 16/01/2023

Aprovado: 23/03/2023

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA

Concepção do projeto: Cavalcanti EO, Ferreira GI

Obtenção de dados: Cavalcanti EO, Moreira MAJ

Análise e interpretação dos dados: Cavalcanti EO, Paranaguá TTB

Redação textual e/ou revisão crítica do conteúdo intelectual: Cavalcanti EO, Ferreira GI, Moreira MAJ, Paranaguá TTB

Aprovação final do texto a ser publicada: Ferreira GI, Paranaguá TTB

Responsabilidade pelo texto na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra: Cavalcanti EO, Ferreira GI, Moreira MAJ, Paranaguá TTB

 

image1.png