A nova Online Brazilian Journal of Nursing: o que mudou?

 

Ana Carla Dantas Cavalcanti¹, Ana Lamdin Carvalho¹, Paula Vanessa Peclat Flores¹

 

1 Universidade Federal Fluminense 

 

Desde agosto de 2020, a revista Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN) conta com uma nova equipe editorial, que tem se esforçado para divulgar conhecimento científico de alta qualidade, com resultados inovadores e relevantes para Enfermagem e áreas afins, assim como, zelar pelos aspectos éticos e boas práticas de editoração científica(1). Para tal, está desenvolvendo estratégias de articulação interna e externa, para sensibilizar pesquisadores do Brasil e do mundo sobre as mudanças na gestão, na política editorial(2), no código de ética(3), na normalização e no marketing da revista. Este editorial tem como objetivo descrever as mudanças e os avanços alcançados pela nova equipe editorial da OBJN.

Em março de 2020, foi aprovado pelo colegiado de unidade da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Programa de Extensão(4) Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN), coordenado pela Professora Doutora Ana Carla Dantas Cavalcanti, contendo os membros da nova equipe editorial, que foram selecionados atendendo aos critérios estabelecidos no Regimento Interno da OBJN(5), apresentando uma divisão equânime entre docentes de todos os departamentos e cursos de pós-graduação da EEAAC. Ressalta-se que o programa está vinculado diretamente à direção da unidade.

Posteriormente, este programa foi aprovado no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj)(6), pela Câmara Técnica da Pró-Reitoria de Extensão da UFF(7), pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN)(8), Coordenação de Projetos (PLAP)(9) e Procuradoria Federal junto a UFF(10), tendo como número de contrato 032/2020.

O programa teve como objetivo geral reestruturar a OBJN, viabilizando a disseminação de resultados científicos de alta qualidade, baseado em padrões de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)(11), indexação internacional e Ciência Aberta(12). Como objetivos específicos: revisar o regimento do OBJN, junto à Comissão definida pelo Colegiado de Unidade; definir a nova política editorial; realizar um evento anual técnico científico e cultural sobre editoração na saúde e áreas afins; realizar cursos de atualização sobre publicações científicas de alto padrão de qualidade e Boas Práticas de Publicações Científicas(1); manter todo o fluxo editorial via sistema de editoração; elaborar um plano de processo sucessório com registro das práticas editoriais e tomadas de decisões, com todos os logins e senhas que a revista utiliza e fazer uso de espaços colaborativos e compartilhados como Dropbox e Google Drive; criar duas sessões inovadoras que incorporem a produção científica de alto padrão; discutir na política editorial os conceitos da Ciência Aberta(12); atentar para as Boas Práticas de Publicações Científicas em todos os âmbitos da política editorial(1), e; propor estratégias sobre acessibilidade para deficientes visuais(13) (novas ferramentas).

O novo regimento da OBJN foi revisado por comissão responsável, envolvendo docentes e discentes da EEAAC. Sua aprovação ocorreu em outubro de 2020 pelo Colegiado de Unidade da EEAAC. Este, fundamentou a nova política editorial da revista, pautada nas premissas da Ciência Aberta(12) e das Boas Práticas de Publicações Científicas(1).

A nova política editorial da OBJN(2) aponta a missão de contribuir com o avanço científico de excelência, defendendo a liberdade editorial e a integração global do conhecimento entre instituições, pesquisadores e profissionais da área de Enfermagem, saúde e ciências correlatas. Tem como visão figurar como revista eletrônica de Enfermagem na América Latina e demais países, a partir do seu reconhecimento pelas melhores bases indexadoras internacionais e defesa da excelência e preceitos éticos.

Atualmente, os manuscritos podem ser submetidos nos idiomas inglês, português e espanhol para as seções Editorial, Artigo Original, Artigo de Revisão, Carta ao Editor, Pesquisa de Implementação e Inovação e Protocolo de Revisão Sistemática. Devem destinar-se, exclusivamente, à OBJN. Não são aceitos manuscritos publicados em outros periódicos ou que tenham sido submetidos e estejam em avaliação em outro periódico simultaneamente a submissão à OBJN, exceto em casos de publicações em servidores de preprints(14)além de textos, dados, códigos e demais materiais depositados em repositórios reconhecidos cientificamente.

A revista OBJN utiliza a licença Creative Commons(15) - Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (CC BY-NC-ND 4.0) e é de acesso aberto. Utiliza as principais tecnologias para recuperação de informação, indexação e atribui o Digital Object Identifier (DOI)(16) para todas as publicações, seguindo as boas práticas em editoração científica. A revista segue o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass).

Adota checklists de avaliação, sucessivos e eliminatórios em três níveis: (a) pré-análise (metadados, avaliação de relevância e normalização); (b) checklist de método (guias da rede EQUATOR)(17) e; (c) revisão por pares (peer review)(18).

Na submissão, os autores devem informar qualquer tipo de conflito de interesse na avaliação do seu manuscrito. Além disso, as ideias expressas nos manuscritos publicados na OBJN são de responsabilidade exclusiva dos autores e co-autores, não envolvendo a opinião da equipe editorial.

A OBJN somente avalia os manuscritos originais cuja coleta de dados tenha sido realizada há menos de três anos. Os artigos de revisão devem atualizar a busca até a data da submissão.

Terão prioridade para publicação na OBJN manuscritos de alta qualidade que demonstram avanço científico de excelência, com alto rigor metodológico, implicações para prática clínica, ensino e/ou desenvolvimento de políticas públicas, recomendação de futuras pesquisas e interesse/relevância mundial.

A OBJN assegura os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa e à comunidade científica, portanto, não publica manuscritos que não atendam os aspectos ético-legais de pesquisa com seres humanos.

As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender a Resolução CNS nº 466/2012(19) e mencionar no corpo do texto o número do parecer de aprovação do projeto de pesquisa por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa(20), do Conselho Nacional de Saúde(21), ou equivalente, quando realizada em outro país.  

Pesquisas envolvendo o cuidado e uso de animais devem respeitar a Lei nº 11.794 (8 de outubro de 2008), regulamentada pelo inciso VII do §1º do Art. 225 da Constituição Federal (21) e seguir o Guide for the Care and Use of Laboratory Animals(22) e a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos(23) e Didáticos do Conselho Nacional do Controle de Experimentação Animal (CONCEA)(24).

A OBJN atende as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE(25), quanto às funções e responsabilidades dos autores, revisores, editores e proprietários; questões de publicação e editoração em revistas médicas, e; preparação e submissão de manuscritos. Portanto, os editores e demais membros da equipe editorial se abstêm de tomar decisões caso haja quaisquer conflitos de interesses ou relacionamentos vinculados aos artigos sob apreciação.

Ressalta-se também a recomendação do registro em um sistema de registro público de ensaios clínico, protocolos de revisões e revisões sistemáticas, além das diretrizes metodológicas sugeridas na rede EQUATOR(17).

A OBJN é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)(26) e atende às recomendações para editores e autores do Commitee on Publication Ethics (COPE)(1). Para manutenção de sua reputação acadêmica, a OBJN adota o Ithenticate(27) para verificação de similaridade em manuscritos. Em caso de manuscritos oriundos de dissertações e/ou teses, o autor correspondente deve notificar o Editor Chefe durante a submissão na Carta de Apresentação ao Editor Chefe.

A OBJN aceita publicações em servidores de preprints(14), valorizando o desenvolvimento da comunicação científica de acesso aberto, desde que, o Editor Chefe seja notificado na Carta de Apresentação ao Editor, com indicação DOI(16) e nome do servidor em que se encontra depositado.

Em março de 2021 foi submetido um projeto de extensão, que visa realizar, cursos de atualização sobre publicações científicas de alto padrão de qualidade e Boas Práticas de Publicações Científicas e webinários mensais a partir de maio de 2021, para capacitar leitores, pesquisadores, revisores, editores sobre métodos de pesquisa, redação textual e editoração científica.

A plataforma ScholarOne(28), manterá todo o fluxo editorial da revista, a partir de maio de 2021, garantindo automatização do processo editorial e maior segurança para editores, revisores e autores.  

Todas as práticas editoriais e tomadas de decisões da OBJN são hoje registradas, com todos os logins e senhas que a revista utiliza, viabilizando um plano sucessório e espaços colaborativos e compartilhados como Dropbox e Google Drive.

Foram criadas duas sessões inovadoras que incorporam a produção científica de alto padrão. A seção “Protocolos de Estudos de Revisão Sistemática e Escopo”, visa divulgar protocolos com alto rigor metodológico, com registros e que seguem as diretrizes de relatório na declaração Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols - PRISMA-P(29). A seção “Pesquisa de Implementação e Inovação” visa divulgar estudos de implementação, pesquisas aplicadas à prática profissional e ou desenvolvimento de inovação tecnológica, que sigam o guia do SQUIRE(30).

No segundo semestre de 2021, iremos propor estratégias sobre acessibilidade para deficientes visuais(13), assim que o novo site e a nova plataforma estiverem em uso.

Assim, o novo corpo editorial tem alcançado os objetivos propostos e acredita satisfazer a responsabilidade de conservar a OBJN em fiel desenvolvimento e atualização para o alcance de sua missão.  

 

Referências

  1. Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in scholarly research and its publication [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://publicationethics.org/

  2. Online Brazilian Journal of Nursing. Política editorial [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/politica_editorial

  3. Online Brazilian Journal of Nursing. Código de ética da OBJN [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/politica_editorial

  4. Universidade Federal Fluminense. PROEXT - Programa de extensão universitária [Internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.uff.br/?q=proext-programa-de-extensao-universitaria-no-grupo-extensao-proext-programa-de-extensao

  5. Online Brazilian Journal of Nursing. Regimento interno [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/regimento 

  6. Sistema de Informação e Gestão de Projetos. O que é [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://sigproj.ufrj.br/index.php?goTo=what&plataforma=%3C?=%20$plataforma%20?%3E

  7. Universidade Federal Fluminense. O que é a câmara técnica de extensão? [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.uff.br/?q=faq/o-que-e-camara-tecnica-de-extensao

  8. Universidade Federal Fluminense. Planejamento [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.uff.br/?q=grupo/planejamento

  9. Universidade Federal Fluminense. PLAP - Coordenação de Projetos com a Fundação de Apoio Euclides da Cunha (FEC) [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.uff.br/?q=setor/plap-coordenacao-de-projetos-com-fundacao-de-apoio-euclides-da-cunha-fec

  10. Universidade Federal Fluminense. Procuradoria federal junto à UFF [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.uff.br/?q=setor/procuradoria-federal-junto-uff

  11. Governo do Brasil. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/fundacao-coordenacao-de-aperfeicoamento-de-pessoal-de-nivel-superior

  12. PACKER AL, SANTOS S. Ciência aberta e o novo modus operandi de comunicar pesquisa – Parte II. SciELO em Perspectiva [internet]. 2019 [cited 05 Apr 2021]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/08/01/ciencia-aberta-e-o-novo-modus-operandi-de-comunicar-pesquisa-parte-ii/#.YGuMGuhKjDc

  13. Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União [internet]. 2015 jul 7 [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

  14. Scielo. About the server [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/about

  15. Creative Commons. Sobre as licenças [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_BR

  16. Doi. The DOI® System [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.doi.org/ 

  17. Equator Network. Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.equator-network.org/about-us/

  18. Elsevier. What is peer review? [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.elsevier.com/reviewers/what-is-peer-review

  19. Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [internet]. 2012 dec 12 [cited 2021 apr 05]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

  20. Conselho Nacional de Saúde. Comissão nacional de ética em pesquisa [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep/

  21. Conselho Nacional de Saúde. Apresentação [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/apresentacao-cns

  22. National Research Council (US) Committee for the Update of the Guide for the Care and Use of Laboratory Animals. Guide for the Care and Use of Laboratory Animals. 8th ed. Washington (DC): National Academies Press (US) [internet]. 2011 [cited 2021 apr 05]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21595115/

  23. Brasil. Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Resolução normativa nº 12, de 20 de setembro de 2013. Baixa a diretriz brasileira para o cuidado e a utilização de animais para fins científicos e didáticos- DBCA. Diário Oficial da União [internet]. 2013 sep 20 [cited 2021 apr 05]. Available from:  https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/31061653/do1-2013-09-25-resolucao-normativa-n-12-de-20-de-setembro-de-2013-31061649#:~:text=794%2C%20de%202008%2C%20e%20sua,os%20princ%C3%ADpios%20definidos%20nesta%20Diretriz.

  24. Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conselho Nacional de Controle de experimentação Animal. Resolução normativa nº 25, de 29 de setembro de 2015. Baixa o capítulo “Introdução geral” do guia do brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais [...]. Diário Oficial da União [internet]. 2015 out 02 [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/33252781/do1-2015-10-02-resolucao-normativa-n-25-de-29-de-setembro-de-2015-33252777 

  25. International Committee of Medical Journal Editors. Recommendations [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.icmje.org/recommendations/

  26.  Associação Brasileira de editores Científicos. Bem-vindos à ABEL! [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.abecbrasil.org.br/novo/abec-brasil/

  27. Ithenticate. About ithenticate plagiarism checking [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.ithenticate.com/about

  28. Clarivate. ScholarOne Manuscripts [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/scholarone/

  29. Prisma. PRISMA for systematic review protocols (PRISMA-P) [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: http://www.prisma-statement.org/Extensions/Protocols.aspx

  30. Equator Network. SQUIRE 2.0 (Standards for QUality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process [internet]. Ano [cited 2021 apr 05]. Available from: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/squire/