Completitude do sistema de informação sobre tuberculose: estudo descritivo

 

 

Rayla Patrícia da Silva Andrade1, Camila Priscila Abdias do Nascimento1, Bruno Neves da Silva1, Vitória Daeny Medeiros do Nascimento1, Nilba Lima de Souza1, Érika Simone Galvão Pinto1

 

1 Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN, Brasil

 

RESUMO

 

Objetivo: Avaliar a completitude dos dados da tuberculose no sistema de informação em saúde, quanto à qualidade dos dados e a consistência dos registros das fichas de notificação de um município do nordeste do Brasil. Método: Estudo descritivo, retrospectivo, baseado em dados secundários do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A população será composta por todos os casos notificados de tuberculose no período de 2009 a 2019. A coleta dos dados será no segundo semestre de 2020 sem vinculação entre bases de dados. A análise estatística será realizada através do software livre R. A completitude será baseada na classificação do Sistema de Informação de Agravos de NotificaçãoResultados Esperados: Fornecer informações que possibilitem conhecer a completitude dos dados, quanto à qualidade e consistência, sobre registro e notificação de tuberculose para auxiliar na tomada de decisão de ações e atividades.

Descritores: Tuberculose; Sistemas de Informação; Doenças Negligenciadas; Avaliação em saúde.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA 

A completitude do sistema de informação em saúde é compreendida como um indicador de qualidade da informação em que é possível também avaliar o grau de preenchimento de cada campo (preenchidos e ignorados). Entre as dimensões que podem ser analisadas tem-se a qualidade dos dados; a consistência dos registros das fichas de notificação e as incongruências de informações (1). Neste estudo será avaliado a consistência dos registros das fichas de notificação em relação à tuberculose (TB).

Sendo assim, para uma maior organização e controle dos dados dos usuários com TB tem-se o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), um sistema alimentado, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. O uso efetivo e atualização da base de dados do SINAN permite a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica, sendo um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção e para a avaliação sistemática da qualidade da informação coletada e digitada (2).

 

Diante da importância do sistema de informação também é importante citar a coleta sistemática de informações que subsidiem a tomada de decisão. Dessa forma, avaliar possibilita conhecer as necessidades e a capacidade de resposta com o objetivo de melhoria de qualidade e resolutividade (3).

Esse estudo se justifica pela alta carga de TB, ainda presente nos anos atuais, tanto no cenário mundial quanto nacional. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de elaboração de pesquisas para a incorporação de iniciativas inovadoras para o enfrentamento da TB. Dessa maneira, as motivações para este estudo ocorreram a partir da realização de pesquisas na área de vigilância à saúde, direcionadas à análise da notificação de TB.

 

QUESTÃO NORTEADORA

Qual a completitude dos dados armazenados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, relacionados à tuberculose, em um município do nordeste? 

 

OBJETIVO

Avaliar a completitude dos dados de tuberculose no sistema de informação em saúde em relação à qualidade dos dados e à consistência dos registros das fichas de notificação de um município do nordeste do Brasil. 

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, baseado em dados secundários armazenados no SINAN. O estudo possibilitará conhecer a completitude dos dados sobre TB que versam sobre a qualidade dos dados e a consistência dos registros das fichas de notificação.

Para a coleta, será utilizado o banco de dados do SINAN, com informações provenientes das fichas de notificação para TB. A população será constituída por todos os casos notificados de TB no município no período de 2009 a 2019. Não será realizado cálculo amostral, uma vez que se utilizou todo o universo de notificações. As variáveis serão representadas pelas variáveis sociodemográficas, clínicas, laboratoriais e situação de encerramento do caso.

A coleta ocorrerá no segundo semestre de 2020 em duas etapas: levantamento de todos os casos notificados de TB; identificação e categorização dos dados. O banco de dados será construído no EXCEL, versão 2017, para a realização das tabelas descritivas e gráficos. Para análise descritiva e analítica será utilizado o software estatístico livre Rversão 3.6.1.

Nas variáveis qualitativas, será realizada a análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas. Na comparação da completitude com o tempo em estudo será aplicado a análise analítica. 

Em seguida, será iniciada a avaliação de variáveis segundo o critério de completitude. A análise basear-se-á na classificação do SINAN: categoria 1 (ruim), 0 a 25% de completude; categoria 2 (regular), entre 25,1% e 50%; categoria 3 (bom), entre 50,1% e 75%, e categoria 4 (excelente), entre 75,1% e 100%.

Para a análise do preenchimento das fichas de notificação, foram consideradas quanto à ausência de registro nos campos, denominados “em branco”, quanto ao preenchimento do campo, contudo sem o conhecimento da informação por parte do profissional notificador – chamados de “ignorados”, e os campos devidamente preenchidos.

O projeto atendeu a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com parecer n.° 4.009.967 e CAAE 30793920.1.0000.5537.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Fornecer informações que possibilitem conhecer a completitude dos dados, quanto à qualidade e consistência, sobre registro e notificação de TB, para auxiliar na tomada de decisão de ações e atividades a serem implementadas.

Limitações do estudo: possível viés de informação por utilizar dados secundários; presença de dados em branco e ignorados armazenados no SINAN.

 

REFERÊNCIAS

 

  1. Peres SV, Latorre MRDO, Tanaka LF, Michels FAS, Teixeira MP, Coeli CM et al. Melhora na qualidade e completitude da base de dados do Registro de Câncer de Base Populacional do município de São Paulo: uso das técnicas de linkage. Rev. bras. epidemiol. [Internet]. 2016 Dez [cited 2020 out 23]; 19 (4): 753-765. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2016000400753&lng=en.  

  2. Sinan. Sistema de Informação de Agravos de Notificação. [Internet]. 2018 [cited 2020 abr 18]. Available from: http://portalsinan.saude.gov.br/.   

  3. Almeida CAL, Tanaka OY. Avaliação em saúde: metodologia participativa e envolvimento de gestores municipais. Rev Saude Publica. [Internet]. 2016 [cited 2020 out 23]; 50 (45): 1-10. Available from: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/download/126535/123501

 

 

Recebido: 03/11/2020

Revisado: 26/11/2020

Aprovado: 09/03/2021