Instrumento de avaliação de qualidade da assistência hospitalar no puerpério: estudo metodológico

 

RESUMO

OBJETIVOconstruir e validar um instrumento para avaliação da qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpérioMÉTODOestudo metodológico para construção e validação de instrumento de avaliação da qualidade da assistência no puerpério. O instrumento será analisado por juízes e por puérperas (público alvo) para verificar a adequação dos itens e passará por correção léxica e gramatical. A validação teórica ocorrerá a partir da análise da concordância dos juízes com uso do índice Kappa (K) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando K≥0,80 e IVC>0,80. RESULTADOS ESPERADOS: acredita-se que a construção e validação de instrumento específico para avaliar o puerpério seja capaz de elucidar a incorporação de boas práticas na assistência à saúde da mulher no puerpério, bem como para proporcionar à mulher e profissionais, novas possibilidades ao puerpério dentro do modelo assistencial humanizado.

Descritores: Estudo de Validação; Assistência Hospitalar; Estudo de Avaliação; Período Pós-Parto.

 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SIGNIFICÂNCIA

 

O puerpério é um período de transformações físicas e mentais com início após o parto e término quando se encerra a amamentação. Esse processo de involução à condição pré-gravídica pode ocasionar complicações mais severas e evoluir para o óbito, todavia, 92% dos casos das mortes maternas nessa fase são evitáveis, principalmente a nível hospitalar, quando relacionadas a quadros de hemorragias, infecção puerperal e hipertensão(1)

Nesse contexto, a avaliação da qualidade da assistência hospitalar puerperal é algo fundamental para o monitoramento de possíveis complicações. No entanto, o indicador que avalia esse tipo de assistência não comtempla as intercorrências passíveis de complicações, tão pouco as causas específicas relacionada aos óbitos maternos(1). Este fato pode estar relacionado à carência de instrumentos específicos para tal medida, uma vez que não foi identificado, em pesquisas, o enfoque na avaliação da qualidade da assistência ofertada no puerpério, bem como, não foi encontrado instrumento válido e confiável que possa ser usado para medir a qualidade dessa assistência. 

Assim sendo, elegeu-se como questão de pesquisa: um instrumento construído para avaliar a qualidade da assistência hospitalar no puerpério apresenta propriedades psicométricas válidas e confiáveis? Contudo, considerando-se que a avaliação da qualidade da assistência hospitalar no puerpério subsidia o planejamento e o gerenciamento, melhorando a assistência e reduzindo óbitos maternos. Nesta perspectiva, este estudo pretende avaliar a qualidade da assistência prestada no puerpério por meio da criação de uma ferramenta de investigação, válida e confiável, para o monitoramento da qualidade da assistência puerperal.

 

OBJETIVO

 

Construir e validar um instrumento para avaliação da qualidade da assistência hospitalar prestada às mulheres no puerpério

 

MÉTODO

 

Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: fundamentação teórica e análise teórica. Na etapa de fundamentação teórica, será desenvolvido um instrumento fundamentado na teórica a Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Adevis Donabedian(2) e uma revisão de escopo que permitirá a construção dos itens do instrumento a partir das definições constitutivas, operacionais e comportamentais(3)

A segunda etapa iniciará pela avaliação de juízes experts na área. Estes poderão concordar ou discordar dos itens a partir dos seguintes critérios: objetividade, simplicidade, clareza, relevância, precisão e variedade. A inclusão dos juízes especialistas será baseada nos seguintes critérios: ter publicado e pesquisado sobre o tema e ser perito na construção de instrumento. Serão excluídos aqueles que apresentarem respostas incorretas ou incompletas. Para avaliar o nível de concordância entre os juízes sobre determinado item, utilizar-se-á o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Índice Kappa

O critério de pertinência do estudo será IVC>0,80 e Kappa>0,80. A amostra será formada por 10 juízes. Ademais, o instrumento será submetido a uma correção léxica e gramatical afim de propiciar a adaptação deste para outra linguagem, se necessário. Após a análise léxica, gramatical e validação dos juízes especialistas, será realizada a avaliação de puérperas (população alvo). Estas poderão concordar ou discordar dos itens a partir dos seguintes critérios: “item de fácil entendimento” e “não entendi o item”. Essa etapa possibilitará a avaliação pelo menor estrato cognitivo da população alvo. 

Serão selecionadas, por conveniência e de forma aleatória, 10 puérperas internadas na maternidade Flavio Ribeiro Coutinho, no município de Santa Rita, Paraíba. Os critérios de inclusão das mulheres são: ter idade acima de 18 anos, saber ler e escrever e estar no puerpério. Como critérios de exclusão tem-se: complicação puerperal, alguma contra indicação médica e/ou com suspeita de COVID-19. Nesta etapa, também será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice Kappa. O critério de pertinência será IVC>0,80 e Kappa>0,80.

O instrumento passará por uma segunda avaliação dos juízes especialistas, a fim de validar a versão final do mesmo. O método escolhido para a construção e validação teórica desse instrumento de avaliação seguiu as recomendações de Pasquali(3). Ressalta-se que este estudo é defluente do projeto de pesquisa de doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ-PB), em conformidade com a resolução 466/2012 e obteve parecer favorável sob CAAE de número 18967519.6.0000.5176.

 

RESULTADOS ESPERADOS 

 

Almeja-se que a construção e validação de um instrumento específico para avaliação da qualidade da assistência prestada no puerpério seja capaz de fomentar a incorporação de boas práticas na assistência à saúde da mulher no puerpério, bem como proporcionar a mulheres e profissionais, novas possibilidades para o puerpério dentro do modelo assistencial humanizado. 

 

REFERÊNCIAS

1. Lima MRG, Coelho ASF, Salge AKM, Guimarães JV, Costa OS, Sousa TCC, et al. Alterações maternas e desfecho gravídico–puerperal na ocorrência de óbito materno. Cad Saúde Colet [Internet] 2017 [cited 2020 Apr 10];25(3):324-331. Available from: https://www.scielo.br/pdf/cadsc/v25n3/1414-462X-cadsc-1414-462X201700030057.pdf 

 

2. Donabedian A. Basic approaches to assessment: structure, process and
outcome. In: Explorations in Quality Assessment and Monitoring. Ann Arbor, Michigan: Health Adiministration Press; 1980.

 

3. Pasquali L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP; 2010.

 

 

 

Recebido: 24/09/2020

Revisado: 18/11/2020

Aprovado: 23/11/2020