Tentativa de suicídio e suicídio em indivíduos com câncer: estudo transversal

 

Marcos Vinicius de Carvalho Mendes1, Solange Laurentino dos Santos1, Cristine Vieria do Bonfim1

 

1 Universidade Federal de Pernambuco

 

 

RESUMO

Objetivos: Descrever a ocorrência das tentativas de suicídio e do suicídio em indivíduos com câncer por meio do relacionamento das bases de dados do registro de câncer, mortalidade e violência. Método: Estudo transversal a ser desenvolvido no Recife (PE). Será realizado um linkage probabilístico dos Registros de Base Populacional de Câncer, de 2002 até o ano de 2015, com as tentativas de suicídio registradas no Sistema de Informação de Notificação e Agravos no período de 2007 até 2017 e o Sistema de Informações sobre Mortalidade de 2002 até 2017. Para análise dos dados, será utilizado o Epi Info versão 7.2.3.1. Será empregado para análises o Qui-quadrado de Pearson para diferenças de proporção e o teste exato de Fisher, quando necessário com adoção de significância estatística de 5%. Resultado esperado: Espera-se identificar os fatores sociodemográficos, o tipo de câncer e a chance de um indivíduo com câncer tentar ou se suicidar.

Descritores: Câncer; Suicídio; Sistema de Informação em Saúde, Estatísticas Vitais, Registro Médico Coordenado.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O diagnóstico de câncer é uma experiência difícil para os pacientes e pode levar a implicações psíquicas que aumentam o risco de suicídio nos indivíduos acometidos(1). Estima-se que após a confirmação do diagnóstico de câncer o risco de tentar ou consumar o suicídio é de até duas vezes maior quando comparado com a população geral(2).

As taxas de suicídio variam entre países e regiões possuindo influências de cunho econômico, crenças culturais e morais(2). O câncer foi evidenciado como uma doença que propicia o aumento dos casos de suicídio(3). Estima-se que a taxa global do suicídio seja de 10,5 por 100 mil habitantes no mundo(1).

Os dados gerados pelos sistemas de informações em saúde e de estatísticas vitais e após o uso do relacionamento de base de dados tornará possível a identificação de quais as características sociodemográficas e o tempo do diagnóstico até o ato suicida dos indivíduos com câncer que tentaram suicídio ou consumaram o suicídio. A pesquisa tem como questão norteadora: Qual a ocorrência das tentativas de suicídio e de suicídio em indivíduos com câncer por meio do relacionamento das bases de dados do registro de câncer, de mortalidade e de violência?

 

OBJETIVO

 

Descrever a ocorrência das tentativas de suicídio e do suicídio em indivíduos com câncer por meio do relacionamento das bases de dados do registro de câncer, de mortalidade e de violência.

 

MÉTODO

 

Estudo transversal desenvolvido no Recife (PE). A população será composta pelos indivíduos registrados no RCBP, Sinan e SIM. O período de estudo para o RCBP será de 2002 até o de 2015. O Sinan, que contempla os registros de intoxicação exógena e de lesão autoprovocada, para o período de 2007 até 2017. O SIM, por sua vez, será de 2002 até o ano de 2017.

Para a vinculação dos bancos de dados, será utilizado um linkage probabilístico com o uso do programa Link Plus 12.1.0.1. Após a limpeza dos bancos de dados com a remoção dos campos inconsistentes ou ignorados, o trabalho seguirá para a etapa de blocagem. Na blocagem, serão selecionadas as variáveis: nome do paciente, nome da mãe e data de nascimento.

Nessa etapa, os campos escolhidos serão analisados pelo programa que irá buscar os registros como possíveis pares. O programa informará quais são os pares verdadeiros, pares duvidosos e não pares. Todos pares serão revisados manualmente.

Após a limpeza dos bancos, RCBP, Sinan e SIM, ficaram as variáveis: nome do paciente, data de nascimento, idade, nome da mãe, endereço e bairro. O resultado do relacionamento dos bancos de dados entre o RCBP e Sinan, e o RCBP e o SIM seguirão por uma revisão manual em que serão descartados os falsos e as duplicidades, permanecendo os casos verdadeiros.

Os dados serão tabulados e importados para o programa Epi Info versão 7.23.1. Nas análises dos resultados, serão utilizados a estatística descritiva, o teste Qui-quadrado de Pearson para diferenças de proporção e o teste exato de Fisher, quando conveniente com a adoção de significância estatística de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 04 de Julho de 2019 sob o parecer de número 3.436.927 e CAAE 14240919.4.0000.5208.

 

RESULTADOS ESPERADOS

 

Espera-se que os resultados caracterizem os fatores sociodemográficos dos indivíduos sobre os tipos de cânceres de maiores frequência e a chance de um indivíduo com câncer tentar ou se suicidar após um diagnóstico de câncer. Os resultados podem ser utilizados pela vigilância em saúde e pelos serviços assistenciais oncológicos para planejar e melhorar a atuação em medidas preventivas para essa população específica.

 

REFERÊNCIAS

1.  Zaorsky NG, Zhang Y, Tuanquin L, Bluethmann SM, Park HS, Chinchilli VM. Suicide among cancer patients. Nat Commun [Internet]. 2019 [cited 2019 Apr 29];10(1):1–7. Available from: https://www.nature.com/articles/s41467-018-08170-1

 

2. Saad AM, Gad MM, Al‐Husseini MJ, AlKhayat MA, Rachid A, Alfaar AS, Hamoda HM. Suicidal death within a year of a cancer diagnosis: A population‐based study. Cancer [Internet]. 2019 [cited 2019 Apr 29];125(6):972–9.Available from: https://acsjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/cncr.31876

 

3. Mayor S. Patients with cancer at 20% increased risk of suicide, show figures for England. BMJ [Internet]. 2018  [cited 2019 Apr 29];20(361):k2703. Available from: http://www.bmj.com/lookup/doi/10.1136/bmj.k2703

 

 

 

Os autores Marcos Vinicius de Carvalho Mendes, Solange Laurentino dos Santos e Cristine Vieira do Bonfim participaram de todas as etapas na pesquisa.

 

 

Recebido: 25/11/2019

Revisado: 24/02/2020

Aprovado: 10/03/2020