Avaliação do processo de administração de medicamentos gastrintestinais em neonatologia: estudo transversal

 

Carla Moreira Lorentz Higa1, Maria de Fátima Meinberg Cheade1, Andréia Insabralde de Queiroz Cardoso1, Patrícia Trindade Benites1, Vanessa Giavarotti Taboza Flores2, Flávia Nantes Fausto2

1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

2 Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

 

 

 

RESUMO

Objetivo: Avaliar o processo de administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais realizados pela Enfermagem numa Unidade Neonatal. Método: Estudo observacional de corte transversal, de abordagem quantitativa, que será realizado por meio de observação sistemática do processo de trabalho durante a administração de medicamentos, com o auxílio de roteiro estruturado. O número de doses a serem observadas comporão a amostra da pesquisa, que foi calculada por meio de fórmula utilizada para estudos transversais de população finita, resultando em 150 observações. Ocorrerá a análise de desempenho com ponto de corte de 70%. Resultados esperados: Devido ao caráter inédito da pesquisa no contexto neonatal, o conhecimento das ações realizadas poderá permitir a implantação de barreiras nas possíveis falhas existentes no processo, à luz dos dados analisados.

Descritores: Segurança do paciente; Erros de medicação; Intubação gastrointestinal; Neonatologia; Enfermagem.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A temática segurança do paciente é problemática reconhecida há cerca de 20 anos.  O conceito geral inclui a detecção de perigos em potencial e a prevenção de erros. Desta maneira, segurança do paciente é a base para a prevenção de riscos e minimização de falhas(1).

É acessível na literatura a discussão acerca do uso seguro de medicamentos. Embora seja exercido em torno da esfera de diversos profissionais, a etapa de administração de medicamentos demanda competência da Enfermagem, que costuma realizá-la como uma atividade corriqueira(2).

Nesse contexto, a via cateter gastrintestinal desponta na literatura com discussões acerca do uso seguro de medicamentos. Esta via possui características ímpares e compreende um processo complexo que pode favorecer a erros, visto que os medicamentos produzidos para a via oral não foram desenvolvidos em formatos adequados para uso em cateteres gastrintestinais. Destarte, a realização desta atividade é complicada para a Enfermagem que a faz muitas vezes sem critério (2).

São descritas falhas na administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais em diferentes contextos. As discussões sobre o tema envolvem sobretudo unidades de atendimento de pacientes adultos ou unidades mistas. Novas abordagens se fazem necessárias, pois não há pesquisas que envolvam exclusivamente a clientela neonatal.

A relevância do estudo deve-se ao fato de que as indústrias farmacêuticas não avaliam a importância das diferentes formas de administração em seu rol de possibilidades, o que implica a adaptação nem sempre segura da droga. Acrescido a este fato, a medicação administrada na clientela neonatal necessita de processos seguros.

 

OBJETIVO

 

Avaliar o processo de administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais realizados pela Enfermagem na Unidade Neonatal de um hospital de ensino de Mato Grosso do Sul.

 

MÉTODO

 

Estudo observacional de corte transversal, de abordagem quantitativa, que será realizada no Setor de Neonatologia de uma instituição hospitalar pública de ensino, composta de três unidades: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e Unidades de Cuidados Intermediário Neonatal Convencional e Canguru.

Os dados serão coletados durante ano de 2019. A população consistirá em todos os profissionais de enfermagem lotados na Unidade, aos quais serão aplicados os seguintes critérios de inclusão: tempo de atuação na área neonatal igual ou superior a um ano e ter como atribuição habitual em escala de serviço realizar a administração de medicamentos. Serão excluídos aqueles  que estiverem em férias ou licença durante o período de coleta de dados.

A fim de se obter a média mensal do número de doses de medicação por cateteres gastrintestinais administrada pela Enfermagem, foi realizada análise do Setor. Assim, calculou-se o número de doses a serem observadas pela fórmula utilizada em estudos transversais de população finita, cujo resultado foi de 150 observações.

A pesquisa consistirá em entrevista a ser feita com instrumento estruturado no intuito de caracterizar o perfil sociodemográfico da população. Na sequência haverá a observação sistemática na posição passiva do observador, com o auxílio de roteiro estruturado desenvolvido para esta pesquisa, dada a ausência de instrumento validado.

A observação será efetivada por três pesquisadores e ocorrerá nos diferentes dias da semana, em turnos distintos, para análise e registro do desempenho dos profissionais. As observações realizadas para fins de pré-teste do roteiro não serão contabilizadas no estudo.

As variáveis verificadas com relação aos erros serão: categoria profissional, turno, características do cateter, tipo de medicamento, técnica de preparo, técnica de administração e segurança do paciente. Para análise do desempenho, será empregada a classificação “satisfatório”, cujo resultado do cálculo for igual ou superior a 70% e “insatisfatório” abaixo de 70%(3).

A análise dos resultados será realizada por meio de categorias e medidas estatísticas descritivas e inferencial. Os dados numéricos serão apresentados por média ± desvio padrão da média e os dados categóricos por frequência absoluta e relativa, dispostos em gráficos e tabelas. As associações entre duas variáveis serão calculadas pelo Teste Exato de Fisher e entre três variáveis pelo Teste Qui-quadrado, ambos com nível de significância de 5%.

A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, por meio do parecer nº 3.002.202, de 06 de novembro de 2018. Serão respeitados os aspectos éticos preconizados pela Resolução nº 466/2012.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A pesquisa pretende contribuir com novos conhecimentos acerca do processo seguro de administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais em neonatos. Tal conhecimento poderá permitir a implantação de barreiras nas possíveis falhas existentes na administração de medicamentos à luz dos dados analisados, o que poderá subsidiar a implantação de revisão do processo de trabalho da Enfermagem com vistas à diminuição de riscos.

 

REFERÊNCIAS

 

  1. 1. Mathews SC, Sutcliffe KM, Garrett MR, Pronovost PJ, Paine L. A framework for operationalizing risk: a practical approach to patient safety. J Healthcare Risk Management [Internet]. 2018 [cited 2019 June 07]; 38(1):38-46. Available from:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jhrm.21317  

 

  1. 2. Bezerra MPP, Oliveira CLCG, Portela MP, Lopes MVO, Fonteles MMF. Drugs via enteral feeding tubes in inpatients: dispersion analysis and safe use of dispensers. Nutrición Hosp [Internet]. 2017 [cited 2019 June 07]; 34(2): 257-263.Available from:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28421776/  

 

 

 

  1. 3. Chaves CMP, Lima FET, Fernandes AFC, Matias EO, Araujo PR. Assessment of the preparation and administration of oral medications to institutionalized children. Rev Bras Enferm[Internet]. 2018 [cited 2019 June 07]; 71(supl.3): 1388-94.Available from:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672018000901388&script=sci_arttext

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a matéria em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 08/08/2019

Revisado: 27/03/2020

Aprovado: 07/04/2020