Leininger’s Theory and its use as framework for the professional practice in the nursing master’s dissertations at the UFSC. A preview note
A teoria de Leininger e sua utilização como referencial para a prática profissional nas dissertações de mestrado em enfermagem da UFSC
Joice Cristina Guesser*, Marisa Monticelli*, Astrid Eggert Boehs*, Taise Gehrmann*, Kamila Paiva*
* Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC, Brasil
Abstract: Bibliographic study with the objective to identify and to analyze the master’s dissertations sustained at UFSC that had used Madeleine Leininger’s theory, raising its main characteristics, approaches and contrasts presented between the theory fundamentals and its operationalization. The data collection has begun in June 2006. Until now, the sample was characterized, the utilized concepts and its definitions were identified, as well as the methodological design. The next steps involve the correlation of the methodology with the theoretical framework, as well as the accomplishment of contrasts and approaches between the boarding theoretical-methodological approach utilized in the dissertations and the Leininger’s original proposal.
Keywords: Transcultural nursing; Nursing theory; Nursing research.
Resumo: Trata-se de estudo bibliográfico que tem como objetivo geral identificar e analisar todas as dissertações de mestrado defendidas na UFSC que utilizaram a abordagem teórica de Madeleine Leininger, levantando suas principais características e as aproximações e contrastes apresentados entre os fundamentos da teoria e a operacionalização da mesma. A coleta de dados teve início em junho de 2006. Até o momento, já se procedeu à caracterização da amostra, identificou-se os conceitos utilizados e suas definições, além de ter-se iniciado a identificação do desenho metodológico utilizado em cada uma das dissertações. Os próximos passos envolvem a correlação da metodologia adotada com o referencial teórico, bem como a realização de contrastes e aproximações entre a abordagem teórico-metodológica utilizada nas dissertações e a proposta original de Leininger.
Palavras-chave: Enfermagem transcultural; Teoria de enfermagem; Pesquisa em enfermagem.
Situação problema e sua significância: No Brasil a teoria de Leininger1 começou a ser utilizada de forma mais freqüente no final da década de 80. Em 1990 passou a ser uma das teorias de escolha dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, nas dissertações de mestrado, uma vez que este programa tem como foco a construção e implementação de metodologias assistencias sustentadas por referenciais teóricos ou marcos conceituais2. Entretanto, esta vasta produção carece de uma meta-análise capaz de avaliar como os mestrandos têm assimilado esta teoria, como ela tem sido proposta para a realidade brasileira, em particular, a do sul do Brasil, e quais as principais dificuldades e benefícios conquistados com sua aplicação.
Objetivos: O estudo tem como objetivo geral identificar e analisar, nas dissertações de mestrado que utilizaram a teoria de Leininger, as principais características dos estudos e as aproximações e contrastes entre os fundamentos da teoria e operacionalização da mesma.
Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico abrangendo 26 dissertações desenvolvidas no contexto do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFSC, desde 1990 até 2005. Com a finalidade de obter um amplo espectro para a identificação do modo como os autores enfermeiros trabalham a teoria de Leininger nas dissertações de mestrado em enfermagem, cujo teor trata do planejamento, implementação e avaliação de práticas assistenciais, em qualquer área de atuação profissional, estão sendo levantados e analisados cinco grandes eixos de cada um desses estudos: identificação geral, os objetivos traçados, a forma de utilização do referencial teórico, a operacionalização deste referencial, e os resultados/conclusões sobre a aplicação teórico-metodológica. A coleta dos dados teve inicio somente após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC.
Bibliografia de referência:
1 Leininger MM. Cultural care diversity and universality: a theory of nursing. New York: National League for Nursing Press; 1991.
2 Silva, Viviane, Oliveira, Taciana, Damasceno, Marta Maria, and Araujo, Thelma. "Languages of the nursing process in the dissertations and theses. A bibliographical study." Online Brazilian Journal of Nursing [Online], 5.2 5 Aug 2006 Available: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=460
Dados do projeto: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido junto ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Popular e Saúde (NEPEPS) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.Aprovação no CEP/UFSC em 26 de junho de 2006, sob n° 169/06.
Apoio financeiro à pesquisa: Bolsa de iniciação cientifica PIBIC-CNPq
Endereço para correspondência: joiceguesser@yahoo.com.br
Recebido
– Oct 27th , 2006
Aceito
– Nov 2nd, 2006