Objetivo: realizar o mapeamento cruzado dos títulos de diagnósticos de enfermagem para pessoas vivendo com Aids formulados segundo a CIPE® com os da NANDA-I. Método: estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa. Realizado o mapeamento cruzado entre as classificações de enfermagem CIPE® e NANDA-I, os diagnósticos de enfermagem foram classificados segundo os critérios de Leal e as Necessidades Humanas Básicas. Resultados: verificou-se que 60% dos diagnósticos de enfermagem da CIPE® foram não constantes na NANDA-I; desses, após aplicação dos critérios de Leal, 30% foram classificados como similares, 5% como mais restritos, 4% como mais abrangentes e para 1% não se identificou concordância. Conclusão: o estudo torna-se importante por comparar a utilização prática das duas classificações de enfermagem mais utilizadas no mundo, auxiliando os enfermeiros para a tomada de decisão embasada no conhecimento científico, além de fortalecer o estado da arte da Enfermagem.
Descritores: Processos de Enfermagem; Terminologia; Diagnóstico de Enfermagem; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) configura-se como uma doença crônica desde o advento do uso dos antirretrovirais, demandando acompanhamento contínuo dos profissionais de saúde. O enfermeiro se insere nesse contexto como um importante facilitador do cuidado(1). Para tanto, suas ações devem ser realizadas e registradas adotando-se um sistema uniformizado com base em uma classificação. Nesse sentido, as linguagens padronizadas possuem um papel fundamental em desenvolver e definir os fenômenos e ações da enfermagem, assim como descrever claramente as contribuições da profissão no cenário de cuidados à saúde(2). Assim, partiu-se da hipótese que pesquisas relacionadas ao refinamento da linguagem utilizada pela Enfermagem tornam-se necessárias, pois evidenciam o que tem sido aceito, rejeitado ou modificado quando Classificações de Enfermagem são utilizadas e seus elementos são comparados na prática profissional.
Realizar o mapeamento cruzado dos títulos de diagnósticos de enfermagem de pessoas vivendo com Aids formulados segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) versão 2015 com os da NANDA Internacional (NANDA-I) 2015/2017.
Trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A coleta de dados se deu de agosto a setembro de 2017. Os títulos de diagnósticos para pessoas vivendo com Aids da CIPE® e NANDA-I foram tabulados no programa Microsoft Excel (Office 2013) em duas listas distintas, com posterior comparação entre eles, suas respectivas definições, em títulos constantes e não constantes. Em seguida, os títulos não constantes foram submetidos à análise com base nos critérios advindos de Leal(3), sendo classificados em similar, mais abrangente, mais restrito, não existe concordância; e classificados segundo os níveis das Necessidades Humanas Básicas (NHB). O produto do mapeamento foi submetido à validação de conteúdo por especialistas. Foram considerados validados os que apresentaram índice de concordância igual ou maior que 0,80. Selecionaram-se especialistas da CIPE® no Centro CIPE do Brasil, localizado em João Pessoa/PB; e especialistas na NANDA-I, por meio da ferramenta de busca da Plataforma Lattes do portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com certificado de apresentação para apreciação ética nº 47380915.2.0000.5537.
Foram encontrados 135 diagnósticos de enfermagem, dos quais 84 eram da CIPE® e 51 da NANDA-I. Após realizar o mapeamento cruzado, 60% dos diagnósticos de enfermagem CIPE® foram não constantes na NANDA-I, enquanto 40% foram constantes. No entanto, ao classificar os não constantes, identificou-se que: 30% eram similares, 5% mais restritos, 4% mais abrangentes e para 1% não existia concordância. Quando classificados segundo as NHB, encontrou-se, respectivamente, para as classificações CIPE® e NANDA-I: 74% e 80% relacionadas às necessidades psicobiológicas; 23% e 16% às psicossociais; 3% e 4% às psicoespirituais. Após validação de conteúdo do mapeamento cruzado, foi evidenciado que todos os títulos de diagnósticos de enfermagem CIPE® e NANDA-I para pessoas vivendo com Aids foram validados pelos especialistas.
Diante do quantitativo de diagnósticos de enfermagem para pessoas vivendo com Aids segundo a CIPE®, superior aos da NANDA-I, percebeu-se uma maior liberdade para sua elaboração, já que sua elaboração se baseia na utilização de termos. Cabe ressaltar que mesmo com os esforços para o desenvolvimento das classificações de enfermagem, como a CIPE® e a NANDA-I, evidencia-se que existem termos usados por enfermeiros que ainda não constam nelas. Assim, constatou-se um grande quantitativo dos diagnósticos de enfermagem da CIPE® são não constantes na NANDA-I. Logo, pode-se inferir que enfermeiros utilizam uma linguagem própria para comunicar o seu fazer e o raciocínio clínico, independentemente da Classificação de Enfermagem utilizada. Quanto às NHB, houve predomínio de diagnósticos, tanto da CIPE® quanto da NANDA-I, voltados para as NHB psicobiológicas. Isto pode estar relacionado à hegemonia do modelo de saúde biomédico, voltado para o corpo, além de ser justificada, em parte, pela especificidade da clientela, na qual diversas alterações fisiológicas ocorrem com a doença instalada(4).
Verificou-se que o processo de raciocínio clínico para a elaboração dos títulos diagnósticos de enfermagem, utilizando ambas as classificações, levou à formulação de diagnósticos de enfermagem com padrões semelhantes quando somados os constantes com os não constantes e similares. Tal fato demostrou que o enfermeiro pode fazer uso de ambas as classificações.
Data da Defesa:
06 de Dezembro de 2017.
Componentes da banca:
Prof. Dr. Richardson Augusto Rosendo da Silva (Presidente– UFRN), Profa. Dra. Alexsandra Rodrigues Feijão (Membro – UFRN), Profa. Dra. Quênia Camille Soares Martins (Membro – UFRN), Profa. Dra. Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt (Membro externo - UFPB), Profa. Dra. Maria Miriam Lima da Nóbrega (Membro externo - UFPB).
Referência:
ROCHA, C. C. T. MAPEAMENTO CRUZADO DOS TÍTULOS DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM FORMULADOS SEGUNDO A CIPE® VERSUS DIAGNÓSTICOS DA NANDA INTERNACIONAL PARA PESSOAS VIVENDO COM AIDS. 2017. 113 fls. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico em Enfermagem) – Programa de Pós- Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2017.
Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a matéria em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf
Recebido: 27/11/2017 Revisado: 09/08/2018 Aprovado: 21/08/2018