NOTAS PRÉVIAS

Validação do resultado de enfermagem Gravidade do olho seco: estudo metodológico


Mércio Gabriel de Araújo1, Amanda Barbosa da Silva1, Allyne Fortes Vitor1, Hanna Priscila da Silva1, Jéssica Naiara de Medeiros Araújo1, Ana Paula Nunes de Lima Fernandes1

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RESUMO

Objetivo: validar o resultado de enfermagem Gravidade do olho seco em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva (UTI). Método: estudo metodológico a ser desenvolvido em três etapas: (1) análise de conteúdo, na qual especialistas julgarão itens relacionados ao resultado de enfermagem Gravidade do olho seco, e a análise se dará por meio do índice de validade de conteúdo e de concordância interavaliadores; (2) análise semântica por enfermeiros de um hospital universitário, considerando inteligíveis os itens com valor de concordância igual ou superior a 85%; (3) validação clínica, por meio de estudo transversal com 140 pacientes internados na UTI de um hospital universitário, cujos dados serão analisados descritivamente e será realizada verificação da diferença entre avaliadores pelo teste de Friedman e coeficiente de correlação intraclasse.

Descritores: Síndromes do Olho Seco; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Estudos de Validação.


SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O Resultado de Enfermagem (RE) Gravidade do olho seco foi desenvolvido para avaliar a gravidade dos sinais e sintomas da insuficiência lacrimal e condição da superfície ocular(1). Assim, este componente taxonômico da Nursing Outcomes Classification (NOC) propõe-se a avaliar o diagnóstico de enfermagem (DE) Risco do olho seco em indivíduos internados em unidades de terapia intensiva (UTI). Nesse ambiente, o filme lacrimal pode se encontrar comprometido pela desordem nos mecanismos responsáveis pela lubrificação, proteção ocular, fatores predisponentes como ventilação mecânica, baixa umidade, baixa temperatura e terapia medicamentosa simultânea(2).

Diante disso, surge a necessidade da equipe de saúde em desenvolver e garantir um ambiente seguro, além de intervenções que minimizem o risco de danos oculares em UTI. Logo, a enfermagem pode fornecer assistência direta aos pacientes, de modo a prevenir lesões graves que resultem em ressecamento ocular(2).

Ao considerar a alta prevalência do fenômeno olho seco em UTI, ocasionada pela não realização de uma rotina de cuidados oculares, verifica-se a necessidade de validar instrumentos direcionados a esta problemática. Pretende-se que a validação do RE Gravidade do olho seco contribua para o avanço do conhecimento da ciência da enfermagem ao propor o refinamento de componentes da taxonomia NOC para atender as demandas da prática clínica de avaliar de forma acurada o estado de saúde ocular.

OBJETIVO

Validar o resultado de enfermagem Gravidade do olho seco em pacientes adultos internados em UTI.

MÉTODO

Estudo metodológico a ser desenvolvido em três etapas pautadas na psicometria(3). Na primeira etapa, análise de conteúdo por especialistas, os participantes serão selecionados por meio de seus currículos hospedados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os critérios de inclusão delineados foram: ser mestre ou doutor na área da saúde; ter desenvolvido dissertação ou tese nas áreas da saúde ocular, cuidados intensivos ou sistematização da assistência de enfermagem; ter trabalhos publicados na área da saúde ocular; ser participante de grupo de pesquisa que envolva as temáticas; ter pelo menos um ano de experiência profissional na assistência ou como docente de disciplina que aborde a sistematização da assistência de enfermagem, cuidados intensivos ou saúde ocular.

Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), os especialistas preencherão um instrumento composto por variáveis de caracterização do participante e itens relacionados ao RE Gravidade do olho seco, que serão avaliados por uma escala Likert de cinco pontos. Os dados serão armazenados no Microsoft Excel for Windows 2010 e analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Para a análise dos dados serão utilizados o índice de validade de conteúdo e o índice de concordância interavaliadores.

Para a segunda etapa, análise semântica, serão selecionados enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(3), cujos critérios de inclusão serão: estar descrito no quadro de profissionais da instituição; e ter pelo menos um ano de experiência como enfermeiro em UTI. Como critérios de exclusão serão adotados: exercer função de gerência nas UTI; estar em férias ou licença no período de coleta de dados.

Aos profissionais será entregue um instrumento contendo variáveis de caracterização do enfermeiro, as definições constitutivas, operacionais e magnitudes operacionais do RE Gravidade do olho seco, que serão avaliadas por meio de uma escala Likert de cinco pontos. A aceitação da inteligibilidade ocorrerá quando a avaliação do item apresentar valor igual ou superior a 85% de concordância.

A validação clínica, correspondente à terceira etapa, ocorrerá por meio de um estudo transversal com pacientes adultos internados na UTI de um hospital universitário brasileiro. Os critérios de inclusão serão: estar internado na UTI do referido hospital; ter idade igual ou superior a 18 anos; e apresentar o DE Risco de olho seco. Serão excluídos os pacientes que apresentarem situação de emergência, com risco de morte, durante a coleta de dados.

A amostra será estabelecida segunda a psicometria, que estabelece o quantitativo de cinco a 10 indivíduos para cada item do instrumento. Dessa forma, a amostra será constituída de 140 pacientes. A coleta de dados ocorrerá por meio duplas de avaliadores enfermeiros.

Os dados serão organizados no Microsoft Office Excel 2010 e exportados para SPSS versão 22.0 de teste. Para a análise descritiva serão calculadas as medidas de tendência central e suas variabilidades. Para verificar a diferença entre avaliadores será aplicado o teste de Friedman. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE nº 71452817.5.0000.5537, em respeito à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.


REFERÊNCIAS

  1. Moorhead S, Johnson M, Maas ML, Swanson E. Nursing Outcomes Classification (NOC). United States of America: Elsevier Mosby, 2013.
  2. França CFSM, Fernandes APNL, Carvalho DPSRP, Xavier SSM, Ferreira Junior AM, Botarelli FR et al. Evidence of interventions for the risk of dry eye in critically ill patients: An integrative review. Applied Nursing Research [Internet]. 2016 [cited 2017 mai 26];29(1):e14–e17. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0897189715001184. DOI: 10.1016/j.apnr.2015.05.016
  3. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e prática. São Paulo: Artmed, 2010.

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a matéria em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

Recebido: 09/08/2017 Revisado: 21/09/2018 Aprovado: 24/09/2018