NOTAS PRÉVIAS

 

Significado dos cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária: teoria fundamentada

 

Gleyce Any Freire de Lima1, Rejane Maria Paiva de Menezes1, Heloisa Talita Adriano da Silva1, Rafaella Guilherme Gonçalves1, Maria Edjailma Silva Sousa1, Graciela Maria Carneiro Maciel1

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 


RESUMO
Objetivo: compreender o significado dos cuidados paliativos à pessoa idosa para profissionais de saúde que atuam na atenção primária.
Método: Estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, que utilizará como procedimento o processo de codificação e comparação constante da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), e será interpretado pelo referencial teórico da fenomenologia social de Alfred Schutz. Serão cenários da pesquisa três Unidades de Saúde da Família, no bairro de Felipe Camarão, distrito Oeste, município de Natal (RN), Brasil. Para a produção dos dados, após consentimento dos diretores de cada unidade e aceite dos profissionais de saúde, os participantes serão entrevistados, através de questionário semiestruturado contendo dados sociodemográficos e questões abertas sobre a assistência dos cuidados paliativos à pessoa idosa.
Resultados esperados: estabelecer um plano assistencial aos profissionais de saúde da atenção primária que possibilite melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e aos dependentes de cuidados paliativos.
Descritores: Enfermagem geriátrica; Atenção primária à saúde; Cuidados paliativos; Idoso


 

INTRODUÇÃO

Com respeito à saúde da pessoa idosa no Brasil, em menos de 40 anos, o país passou por transformações no perfil sociodemográfico que caracterizou enfermidades em faixas etárias mais avançadas. As neoplasias, diabetes, osteoporose, doenças neurodegenerativas, apresentam-se como morbimortalidade de impacto na população mais idosa(1). Um estudo realizado em idosos institucionalizados mensurou 192 indicadores da prática de enfermagem, e identificou a prevalência significativa frente a necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespitituais que corroboram com os princípios filosóficos dos cuidados paliativos(2). O estudo em questão traz como relevância para a enfermagem possibilitar uma assistência pautada em princípios filosóficos através da construção de uma nova teoria que permita uma assistência de qualidade no contexto dos cuidados paliativos à pessoa idosa.

 

QUESTÃO NORTEADORA

Qual a compreensão do significado da assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária pelos profissionais de saúde?  Como eles descrevem as situações vivenciadas em equipe aos cuidados críticos à pessoa idosa? Quais fatores interferem nessa prática?

 

OBJETIVO GERAL

Compreender o significado dos cuidados paliativos à pessoa idosa para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o entendimento dos profissionais de saúde sobre os cuidados paliativos à pessoa idosa;
Descrever situações vivenciadas pelos profissionais da equipe de saúde em cuidados críticos à pessoa idosa;
Identificar fatores que interferem na prática da equipe de saúde em cuidados críticos à pessoa idosa.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

O estudo em questão propõe a fenomenologia de Alfred Schutz como proposta de interpretação do significado da assistência em cuidados paliativos ao idoso na atenção primária à saúde através de uma ciência social compreensiva(3). A fenomenologia sociológica compreensiva tem por base a realidade cognitiva, identifica nos processos e experiências humanas subjetivas a filosofia do homem através de uma percepção vital, em que suas vivencias são capazes de serem explicadas de forma experiencial(3).

 

MÉTODO

Estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, que utilizará como referencial metodológico alguns elementos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os dados serão interpretados a partir do referencial teórico da fenomenologia social de Alfred Schutz.

Como técnica de coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, com perguntas referentes à caracterização sociodemográfica, objetivos de pesquisa, baseando-se na subjetividade do referencial teórico. A coleta de informações durante as entrevistas serão registradas através de aparelho eletrônico mp4 mediante a autorização escrita dos participantes. Para a produção dos dados, o pesquisador procederá com três etapas: (I) transcrição dos dados coletados, (II) codificação e (III) análise comparativa.

Ao se alcançar a análise comparativa, os dados serão comparados constantemente a fim de identificar o fenômeno e a emersão das subcategorias e categorias. Após alcançar as categorias, pretende-se compreender o significado da assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária pelos profissionais de saúde, através da fenomenologia social de Alfred Schutz.

Os cenários da pesquisa serão as três Unidades de Saúde da Família existentes no bairro de Felipe Camarão, localizado na zona Oeste de Natal (RN), Brasil, quais sejam: Unidade Mista de Felipe Camarão I, a Unidade Básica de Felipe Camarão II e a Unidade Básica de Saúde da Família III.

O período de coleta de dados será de julho a setembro de 2015. Os participantes da pesquisa serão os profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo médico, enfermeiro e odontólogo e os da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e nutricionista.

Será critério de inclusão: ser profissional de saúde e ter formação de nível superior. O quantitativo será representado pelo número total de profissionais que compõem as equipe das três unidades e NASF, equivalente a 29 participantes. Serão excluídos os profissionais com menos de um ano como profissional de saúde da ESF ou NASF, e em  licença ou férias.

O estudo trata-se de um recorte do projeto de dissertação de Mestrado intitulado “Assistência em cuidados paliativos a pessoa idosa na atenção primária à saúde”, aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), obtendo parecer favorável, sob número 1.095.898, em 08 de junho de 2015. Respeitaram-se os aspectos éticos e legais preconizados pela resolução 466/12 sobre pesquisas com seres humanos.

 

REFERÊNCIAS

1. Campolina AG et al. A transição de saúde e as mudanças na expectativa de vida saudável da população idosa: possíveis impactos da prevenção de doenças crônicas. Cad Saúde Pública [ internet ]. 2013 [ cited 20 set 2015 ]29(6):1217-29. Available from: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n6/a18v29n6.pdf>

2. Oliveira JMM, Nóbrega MML, Oliveira JS. Nursing Diagnosis and Results for the Institutionalized Elderly: A Methodological Study. Online braz j nurs [ internet ]. 2015 [ cited 20 set 2015 ]14(2):110-20. Available from: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5151/pdf_511>

3. Jesus MCP et al. The social phenomenology of Alfred Schütz and its contribution for the nursing.Rev esc enferm USP [ internet ]. 2013 [ cited 18 ag 2015 ]47(3):737-41. Available from: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n3/en_0080-6234-reeusp-47-3-00736.pdf>

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 25/08/2015
Revisado: 13/11/2015
Aprovado: 13/11/2015