PREVIEW NOTE
Ionizing radiations in the hemodinamic service: the nursing perception
Radiações ionizantes no serviço de hemodinâmica:a percepção de enfermagem
Radiaciones ionisantes em el servicio de hemodinâmica: la percepción de enfermería.
Márcia de Deus Gomes*, Lolita Dopico da Silva*
* Faculdade de Enfermagem da UERJ, RJ, Brasil
Abstract : One is about a research developed in the Course of Magister of the College of Nursing the UERJ. The object of the research is the perception of the workers of nursing who act in the service of hemodinâmica concerning the ionizing radiation. The general objective was to analyze the perception of the worker of nursing, that acts in the hemodinâmica service, concerning the conviviality with the risk proceeding from the ionizing radiation. The used theoretical was the Model of Beliefs in health of Rosenstok (1974). How much to the methodology case study is about a descriptive study in the modality, with boarding in the treatment of the data qualitative. The population was composed of the workers of nursing of the Service of Hemodinâmica. The technique of the half-structuralized interview was used. The results had been grouped in accordance with the methodology of the analysis of content of Bardin. Two categories had been created that are being analyzed, one on the perception of susceptibility and the consequences to the risk and another category on the protection perception and barriers to the protection.
Key-word: nursing, occupational health, radiation
Resumo : Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado da Faculdade de Enfermagem da UERJ. O objeto da pesquisa é a percepção dos trabalhadores de enfermagem que atuam no serviço de hemodinâmica acerca da radiação ionizante. O objetivo geral foi analisar a percepção do trabalhador de enfermagem, que atua no serviço de hemodinâmica, acerca do convívio com o risco proveniente da radiação ionizante. O referencial teórico usado foi o Modelo de Crenças em saúde de Rosenstok (1974). Quanto à metodologia trata-se de um estudo descritivo na modalidade estudo de caso, com abordagem no tratamento dos dados qualitativa. A população foi composta de os trabalhadores de enfermagem do Serviço de Hemodinâmica. Foi utilizada a técnica da entrevista semi-estruturada .Os resultados foram agrupados de acordo com a metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Foram criadas duas categorias que estão sendo analisadas, uma sobre a percepção de susceptibilidade e as conseqüências ao risco e outra categoria sobre a percepção de proteção e barreiras à proteção.
Palavras-chave: enfermagem, saúde ocupacional, radiação ionizante
Resumen: se trata de uma investigación desenvuelta en la maestria em Enfermería de la facultad de la UERJ. El objeto de investigación és la percepción de los trabajadores de enfermería que trabajan em un servicio de hemodinâmica acerca de la radiación ionisante. El objetivo general fue analisar la percepción del trabajador en enfermeria que atua em um servicio de hemodinâmica acerca del convívio com la radiación ionisante. El suporte teórico usado fué el Modelo de Crenças em salud de Rosenstok (1974). Cuanto a la metodologia se trata de uma investigación descritiva y qualitativa. La populación fueron todos los trabajadores de enfermeria del serviço de hemodinâmica a los cuales se utilizo uma entrevista semi-estruturada. Los resultados se organizaron de acuerdo com la analisis de contenido de Bardin.Se han criados dos categorias, una acerca de la percepción de susceptibilidad y lãs conseqüências al riesgo y la segunda categoria acerca de los benefícios com la proteción y las barreras a esa proteción.
Palabras-clave: enfermería, salud ocupacional, radiación ionisante
SITUAÇÃO PROBLEMA E SIGNIFICÂNCIA.
Trata-se de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no curso de mestrado da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Aborda o risco ocupacional no serviço de hemodinâmica . O objeto da pesquisa é a percepção dos trabalhadores de enfermagem que atuam no serviço de hemodinâmica acerca dos riscos com a radiação ionizante. Sabe-se que a carga de trabalho está muito associada ao risco físico para a enfermagem¹ e que esta carga é intensa e dinâmica no trabalho da enfermagem na hemodinâmica, principalmente por que a demanda por esse serviço está em franca ascensão, uma vez que as doenças cardiovasculares não param de aumentar caracterizando-se como a principal causa de óbitos no país¹ . Dessa constatação surgiu o interesse em investigar a temática envolvendo a Unidade de Hemodinâmica, especialmente no que se referia aos riscos com a radiação ionizante neste contexto. O foco do estudo teve a seguinte questão norteadora: Qual é a percepção que o trabalhador de enfermagem tem acerca da radiação ionizante? A justificativa para a escolha da temática em parte é reforçada pelos estudos que informam que os auxiliares de Enfermagem e os enfermeiros são a segunda e terceira categorias profissionais respectivamente mais expostas aos riscos da radiação entre trabalhadores do setor de saúde na área de radiodiagnóstico . Este dado epidemiológico é muito significativo e precisa ser considerado a fim de que se produza conhecimento e se possa aplicá-lo para promoção à saúde, prevenção de agravos e recuperação da saúde daqueles que estão sob risco da radiação ionizante.
OBJETIVOS:
O objetivo geral foi analisar a percepção do trabalhador de enfermagem, que atua no serviço de hemodinâmica, acerca do convívio com o risco proveniente da radiação ionizante. Os objetivos específicos foram: a)Identificar o conhecimento dos trabalhadores de enfermagem acerca do risco proveniente da radiação ionizante; b)Discutir como se protegem, da radiação ionizante, os trabalhadores de enfermagem .
Metodologia:
O referencial teórico para a analise das categorias está baseado no Modelo de Crenças em saúde de Rosenstok 3 que estrutura o comportamento do trabalhador em quatro categorias a saber: a)susceptibilidade percebida, b) severidade percebida, c)benefícios percebidos, d) barreiras percebidas. Também estará apoiado em revisão de literatura sobre a radiação ionizante.
Trata-se de estudo descritivo na modalidade estudo de caso, com abordagem no tratamento dos dados qualitativa. O estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê Científico da Instituição em fevereiro de 2006 . A população foi composta de todos os trabalhadores de enfermagem do Serviço de Hemodinâmica que assinaram o Termo de Consentimento Livre e esclarecido. Foi aplicado a técnica da entrevista semi-estruturada e as respostas gravadas e depois transcritas. Os dados estão em fase de análise de acordo com a metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Assim as idéias principais foram agrupadas e estruturadas as categorias que apontam a percepção de susceptibilidade ao risco e suas conseqüências e a percepção de proteção e as barreiras à proteção por parte dos trabalhadores de enfermagem.
REFERÊNCIAS:
1.Trindade LL, Kirchhof ALC, Beck CLB e Grando MK. Work of ambulatorial nursing: a descriptive study on the implications in the health of the worker. Online Brasilian Journal of Nursing (OBJN – ISSN 1676-4285) 2006; 5(1) [Online]. Available at: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=279&layout=html
2. Biral A R. Radiações ionizantes para médicos, físicos e leigos. Florianópolis: Insular, 2002.
3.Rosenstock IM. The health belief model: explaining health behavior through expectancies. In: GLANZ, K. Health behavior and health education: theory, research and practice. San Francisco,1990; 2(4):354-387.
DADOS DO PROJETO:
Projeto de Dissertação do Curso de Mestrado da Faculdade de Enfermagem da UERJ,aprovado pela banca examinadora composta pelos professores: Dra. Norma Valeria Souza, Dra. Marilurdes Donato e Dr. Lolita Dopico da Silva em 07/12/2005.
Projeto de dissertação aprovado pelo CEP do HUPE_UERJ em 23/02/2006.
Endereço : Rua Flordelice 505 casa 1, condomínio Bosque dos esquilos, Jacarepagua , CEP:22753800.
Received Sep 18, 2006
Accept Sep 30, 2006