RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

 

 

Validação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica

 

Rosana Kelly da Silva Medeiros1, Marcos Antonio Ferreira Júnior1

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 


RESUMO
Objetivo: Construir e validar conteúdo de instrumentos avaliativos sobre conhecimento e habilidade de enfermagem no procedimento de sondagem nasogástrica.
Método: Estudo metodológico desenvolvido com 23 enfermeiros docentes de instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte, no período de junho a setembro de 2012, por meio da aplicação do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e do índice Kappa.
Resultados: No questionário sobre o conhecimento, três questões apresentaram índice de concordância perfeito e nove foram consideradas adequadas com alterações. O roteiro estruturado para avaliar habilidade mostrou 13 itens com índice de concordância perfeito e 15 adequados com alterações. O questionário obteve IVC de 0,97 e Kappa de 0,94; já o roteiro, IVC de 0,95 e Kappa de 0,91.
Conclusão: Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, e constituem ferramentas para fomentar a qualidade da assistência de enfermagem.
Descritores: Enfermagem; Intubação Gastrointestinal; Estudos de Validação; Conhecimento; Questionários.


 

INTRODUÇÃO

A sondagem nasogástrica se constitui em uma técnica comum para, entre outras funções, suprir as necessidades nutricionais quando o paciente está impossibilitado de ingerir o alimento em quantidade suficiente para repor suas necessidades, mas é capaz de absorver nutrientes(1). Nesse contexto, a inserção da sonda nasogástrica exige habilidade precedida de domínio do conhecimento para sua execução segura, visto que a realização desse procedimento pode provocar algumas complicações(2). No entanto, os procedimentos envolvidos na inserção e posicionamento da sonda nasogástrica são incorporados na prática de enfermeiros sem estudos de validação suficientes(3). Diante disso, é necessário que por meio de instrumentos de medição válidos seja possível avaliar a qualidade da assistência de enfermagem, uma vez que essa técnica necessita ser fundamentada(3-4).

 

OBJETIVO

Construir e validar conteúdo de instrumentos avaliativos sobre conhecimento e habilidade de enfermagem no procedimento de sondagem nasogástrica.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A amostra foi composta por 23 juízes, selecionados a partir dos critérios de inclusão:  enfermeiros docentes das instituições selecionadas para o estudo nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem, com no mínimo um ano de experiência. A pesquisa se desenvolveu em três etapas: (A) construção de dois instrumentos com base na revisão da literatura que resultou em um questionário sobre o conhecimento com 12 questões e um roteiro de observação da habilidade estruturado composto por 28 itens; (B) submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam julgar cada item como “adequado”, “adequado com alterações” ou “inadequado”, além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 critérios adaptados do referencial metodológico de Pasquali(5); (C) validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, por meio da aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do Índice Kappa. Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,75 para o IVC e maior que 0,61 (bom) para o Kappa. O estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sob o parecer 3852009.

 

RESULTADOS

Dos 23 juízes, 87% eram do sexo feminino, com média de idade de 36,5 anos, 73,9% atuavam na UFRN, 78,3% possuíam mestrado acadêmico e 69,6% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 anos e nas disciplinas de Semiologia e/ou Semiotécnica de Enfermagem foi de 5,6 anos. No julgamento do questionário sobre o conhecimento e do roteiro de observação estruturado, nenhum item/questão considerou-se inadequado, uma vez que todos obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos (IVC > a 0,75 e Kappa > 0,61). No questionário sobre o conhecimento, entre as 12 questões que o compunham, três apresentaram índice de concordância perfeito e as demais adequadas com alterações quanto aos critérios vocabulário, clareza, atualização e precisão. Em relação ao roteiro estruturado para avaliar habilidade, dos 28 itens presentes, 13 apresentaram índice de concordância perfeito (IVC=1,00; Kappa= 1,00) e os outros 15 foram considerados adequados com alterações, principalmente no que diz respeito à sequência instrucional dos tópicos, clareza e vocabulário. Em relação à avaliação geral dos instrumentos, o questionário do conhecimento obteve IVC de 0,97 e Kappa de 0,94; já o roteiro estruturado de habilidade, IVC de 0,95 e Kappa de 0,91.

 

CONCLUSÃO

O julgamento dos itens dos instrumentos e a aplicação de testes estatísticos demonstram a necessidade de alterações destes para o alcance de um instrumento válido e adequado à mensuração do objeto a que se destinou, pois ao verificar a representatividade e extensão de cada item dos instrumentos em relação ao domínio estudado, foi possível obter a proposta de mensuração dos conhecimentos e habilidades em sondagem nasogástrica para fomentar a qualidade da assistência de enfermagem.

Esse processo apresentou-se como uma alternativa para incutir maior cientificidade à prática de enfermagem. Portanto, os instrumentos poderão ser utilizados por instituições formadoras e de saúde para melhoria da formação profissional e da assistência no campo de prática por meio de educação permanente de alunos e profissionais.

As limitações se relacionaram à técnica de seleção de juízes, que impossibilitou a inclusão de diferentes regiões do país, bem como a necessidade da realização de outras fases da pesquisa, esta se propôs a cumprir algumas fases do processo de validação e necessita da ressubmissão dos instrumentos aos juízes para reteste, além da sua aplicação clínica, em busca de indicadores mais precisos e específicos.

Existe a necessidade de mais estudos de validação quanto ao procedimento de sondagem nasogástrica, mediante sua escassez na área de enfermagem, principalmente sobre as técnicas de inserção e confirmação de posicionamento da sonda nasogástrica. O aprimoramento desse conhecimento acarreta em uma assistência mais qualificada.

 

REFERÊNCIAS

1. Marshall AP, Cahill NE, Gramlich L, MacDonald G, Alberda C, Heyland DK. Optimizing nutrition in intensive care units: empowering critical care nurses to be effective agents of change. Am J Crit Care [ internet ]. 2012 [ cited 2015 Feb 22 ] 21(2):186-194. Available from: http://ajcc.aacnjournals.org/content/21/3/186.short 

2. Malta MA, Carvalho Junior AF, Andreollo NA, Freitas MIP. Medidas antropométricas na introdução da sonda nasogástrica para nutrição enteral empregando a esofagogastroduodenoscopia. Arq Bras Cir Dig [ internet ]. 2013 [ cited 2015 Feb 20 ] 26(2):107-111. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-67202013000200007&script=sci_arttext&tlng=pt

3. Leães DM, Mello E, Beghetto M, Assis MCS. Enteral feeding tubes: are insertion techniques and positioning based on anatomical evidence? Nutrition and Health [ internet ]. 2012 [ cited 2015 Feb 21 ] 21(3):193-200. Available from: http://nah.sagepub.com/content/early/2012/09/23/0260106012459937.full.pdf+html

4. Vituri DW, Matsuda LM. Validação de conteúdo de indicadores de qualidade para avaliação do cuidado de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [ Internet ]. 2009 [ cited 2013 Aug 18 ] 43(2): 429:37. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a24v43n2.pdf

5. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. 1st ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

 

Referência original: MEDEIROS, R. K. S. Validação de conteúdo de instrumentos sobre conhecimento e habilidade em sondagem nasogástrica. 2013. 118f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2013.

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 14/06/2015
Revisado: 18/06/2015
Aprovado: 18/06/2015