NOTAS PRÉVIAS

 

Prática pedagógica na disciplina Educação Física do Instituto Federal Fluminense: estudo descritivo

 

Carlos Augusto Sanguedo Boynard1, Donizete Vago Daher1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivos: descrever o conhecimento dos docentes sobre o Projeto Pedagógico do Curso e a matriz curricular; caracterizar como se efetiva a prática pedagógica dos professores da disciplina Educação Física no Instituto Federal Fluminense-IFF campus Campos Centro e; analisar as limitações e potencialidades vivenciadas pelos professores no processo ensino-aprendizagem da Educação Física.
Método: Abordagem qualitativa do tipo descritiva, a ser realizada de janeiro a julho de 2015. Os participantes serão todos os 13 professores ativos e atuantes há pelo menos 10 anos e que desenvolvam atividades regulares da disciplina Educação Física. Será utilizado para a realização desta pesquisa um questionário em forma de entrevista semiestruturada, com 07 questões abertas subdivididas em 24 itens relacionados à prática pedagógica dos professores. Serão analisadas as “falas” dos sujeitos com respostas convergentes e divergentes, sendo criadas categorias com base nas afinidades das respostas.
Descritores: Docentes; Aprendizagem; Educação Física e Treinamento; Currículo.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Professores de Educação Física são profissionais da área da saúde, logo suas atividades pedagógicas contêm conteúdos programáticos para além do trabalho até então considerados por muitos pesquisadores como tradicional comando e resposta. Assim, busca-se ultrapassar a repetição simples e desarticulada dos conteúdos nas ações pedagógicas de Educação Física Escolar, revendo a prática de esportes. A trajetória de implementação dos componentes curriculares busca a utilização de temas transversos que transformem a abordagem teórica em momentos prazerosos, onde o processo ensino-aprendizagem esteja em condições de trabalhar não só o corpo, mas paralelamente o intelecto, os hábitos e a cultura para a conquista de cidadania(1).Assim como as formas de ser, de sentir e de agir dos professores, as quais podem ser modificadas quando ocorrem alterações curriculares nos Projetos Pedagógicos (PP)(2). Este novo ser pensante não deve ser somente um técnico de modalidades esportivas e do cumprimento das suas regras, ele mais do que nunca deve estar preparado para estimular seus alunos a desenvolverem novas atitudes metodológicas em que o desenvolvimento crítico sobre o movimento humano e a Educação Física possam ser entendidos como parte integrante da sociedade. Atualmente, o Instituto Federal Fluminense (IFF) vivencia inúmeras intervenções físicas que objetivam melhorar e modernizar suas instalações, gerando a necessidade de criação de alternativas para a manutenção das práticas educativas cotidianas. Como quaisquer outros campos do conhecimento, na Educação Física ainda existem temas merecedores de investigação, desde análises sobre a formação dos profissionais, até suas metodologias e processos de trabalho. A Educação Física Escolar não deve ser restrita somente ao movimento corporal, importante é fazer com que os alunos descubram a possibilidade de conhecer e discutir temas como o movimento social, reflexivo, crítico, filosófico, transformador, pois, a prática regular de atividade física oferece vários benefícios à saúde, podendo atuar como forma de prevenção, controle, tratamento ou reabilitação de doenças crônicas (3).

 

QUESTÕES NORTEADORAS

O docente do IFF campus Campos Centro conhece o PP do curso e sua matriz curricular? Como se efetiva a prática pedagógica do docente da disciplina Educação Física na instituição?

 

OBJETIVOS

Descrever o conhecimento dos docentes sobre o PP do curso e a matriz curricular; Identificar saberes dos docentes sobre o PP e a matriz curricular; Caracterizar como se efetiva a prática educativa pedagógica dos professores da disciplina Educação Física; Analisar as limitações e potencialidades vivenciadas pelos professores no processo ensino-aprendizagem da Educação Física .

 

PRESSUPOSTO

Esta pesquisa pretende contribuir com propostas, para uma atitude pedagógica revisitada na disciplina Educação Física. Este tema dificilmente será esgotado, sendo possível apresentar alternativas na reorientação do ensino teórico e prático da Educação Física no IFF.

 

MÉTODO

Trata-se de pesquisa descritiva, cujo cenário de estudo será o campus Campos Centro do IFF na cidade de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro. Serão considerados os 13 professores da disciplina Educação Física, que deverão atender aos seguintes critérios de inclusão: ser do quadro efetivo e aceitar participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. Os professores afastados da disciplina Educação Física por diferentes motivos, como permutas e licenças serão excluídos da pesquisa. A coleta de dados será realizada de janeiro a julho de 2015. Como instrumento para coleta de dados serão utilizadas: como fonte documental, a matriz curricular da disciplina Educação Física, e a entrevista semiestruturada através de um questionário formado por identificação com dados pessoais e 07 questões abertas subdivididas em 24 itens relacionados a prática pedagógica dos professores. Entre as perguntas, será observado se o professor tem conhecimento da matriz curricular.  Serão analisadas as “falas” dos mesmos com respostas convergentes e divergentes, sendo criadas categorias, com base nas afinidades das respostas. Todos os participantes do estudo terão suas identidades preservadas, atendendo a Resolução Nº466/12 que versa sobre pesquisa com seres humanos. Esta pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro em 08/05/2015, sob número de CAAE: 41678915.4.0000.5243.

 

REFERÊNCIAS

1. Ministério da Educação (Brasil), Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF; 2001.

2. Araújo, AMPB, Abrahão, AL. Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino. Online Braz J of Nurs [ internet ]. 2012 [ cited 2015 Jun 23 ] 11(2).Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3858. http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.2012S016. 

3. Bernardes LE, Silva ARV, Costa JV, Freitas RWJF, Campos KBAC, Deus ZLC. Practice of physical activity on the part of adolescents attending public schools: a descriptive study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2012 Nov [ Cited 2015 Jun 17 ] 12 (1): 20917. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3632. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20133632

 

 

DADOS DA BANCA

Prof.(a) Dr. (a) Donizete Vago Daher                  (Presidente) – UFF
Prof.(a) Dr. (a) André Luiz Marques Gomes        (1º Examinador) – U. CATOLICA
Prof.(a) Dr. (a) Mônica Villela Gouvêa                 (2ª Examinadora) - UFF

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 31/03/2015
Revisado: 01/07/2015
Aprovado: 01/07/2015