NOTAS PRÉVIAS
Representações sociais de familiares sobre o atendimento das emergências psiquiátricas: estudo descritivo
Francisco Rafael Ribeiro Soares1,2, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda2
1Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
2Universidade Federal do Rio Grande do Norte
RESUMO
Objetivo: analisar as representações sociais dos familiares de pacientes que sofrem de transtornos mentais e comportamentais acerca do atendimento das emergências psiquiátricas.
Método: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais; além de utilização de multimétodos para coleta (entrevista semiestruturada e a técnica de associação livre de palavras). Será utilizado o software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) e a análise temática de conteúdo. O cenário de estudo engloba dois serviços de saúde mental do município de Mossoró/RN com familiares cuidadores principais do usuário em situação de crise e que tenha presenciado ao menos uma situação caracterizada como emergência psiquiátrica.
Descritores: Saúde Mental; Serviços de Emergência Psiquiátrica; Enfermagem.
SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA
Os movimentos reformistas na arena sanitária (especificamente no campo da saúde mental e psiquiatria) trouxeram bandeiras de luta, entre as quais se destacam a priorização da produção de cuidado em saúde mental fora do ambiente manicomial atentando para o objetivo de redução dos leitos psiquiátricos, maior controle sobre a internação, coparticipação da família e o resgate do espírito de cidadania dos atores sociais envolvidos(1).
O processo de desospitalização dos usuários em situação de transtornos mentais e comportamentais e o seu retorno ao convívio social geraram novos desafios ao sistema. Há uma crescente demanda pelos serviços substitutivos, que também é afetada por uma tendência mundial da psiquiatria ampliada, em que aspectos antes considerados comuns na vida cotidiana começam a ser objetos de intervenção psiquiátrica(2).
A partir da implantação dos dispositivos da Reforma Psiquiátrica Brasileira e dos serviços substitutivos ao modelo centrado no manicômio, o foco do atendimento em saúde mental deixou de se pautar exclusivamente no sujeito com distúrbio psíquico e passou a englobar também seus familiares e comunidade em uma perspectiva claramente psicossocial. Eles são reconhecidos como agentes de cuidado, incluídos no projeto terapêutico e chamados a participar efetivamente do tratamento, em decorrência de seu papel singular na reinserção social do sujeito(3).
O processo de desospitalização do sujeito em sofrimento psiquiátrico demanda um contínuo processo de aprendizagem por parte dos profissionais de saúde e dos familiares, uma vez que cabe à família a maior parte do tempo de convívio com o paciente. Desse modo, o conhecimento da doença mental e comportamental e o modo de abordagem de seu familiar em uma situação de crise se tornam bastante relevantes.
QUESTÃO NORTEADORA
Quais as representações sociais construídas pelos familiares de indivíduos com transtornos mentais e comportamentais a respeito do atendimento de emergências psiquiátricas no município de Mossoró/RN?
OBJETIVOS
Geral
Analisar as representações sociais dos familiares de usuários com transtornos mentais e comportamentais acerca do atendimento de emergências psiquiátricas de Mossoró.
Específicos
Descrever os conteúdos das representações sociais dos familiares dos pacientes sobre atendimentos a emergências psiquiátricas;
Caracterizar os aspectos icônicos e heurísticos presentes nas representações sociais dos familiares sobre esse atendimento.
MÉTODO
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais (TRS).
Entende-se que a TRS, em seus aspectos heurístico e icônico, nasce das relações interpessoais em consonância com as experiências individuais, o que gera um universo consensual na interface da reificação da ciência sobre o atendimento das emergências psiquiátricas no local de estudo, trazendo à tona os sentidos e os significados dos atores envolvidos, especialmente dos familiares, foco deste estudo.
O cenário da pesquisa é o município de Mossoró, especificamente em dois serviços: uma unidade de atendimento ambulatorial em saúde mental e um hospital psiquiátrico. A amostra será formada por familiares cuidadores principais de indivíduos em situação de transtorno mental ou comportamental e que tenham presenciado uma situação caracterizada como emergência psiquiátrica e seu atendimento. A quantidade (73 pessoas) foi determinada a partir de um grau de confiança de 95% e margem de erro de 10%. Critérios de inclusão: maiores de 18 anos com grau de parentesco consanguíneo ou por afinidade com usuários que sofram de algum transtorno mental e comportamental que tenham presenciado alguma situação de crise, resgate pelo SAMU ou outro meio e condução ao hospital psiquiátrico, pronto-socorro geral ou outros serviços de saúde. Excluem-se portadores de doenças clínicas que alterem a percepção e a memória.
Optou-se por dois instrumentos para a coleta dos dados: um roteiro para aplicação da técnica de associação livre de palavras (TALP) e um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados da pesquisa serão analisados a partir da perspectiva teórica das representações sociais, utilizando-se da técnica de análise temática de conteúdo com o suporte informacional do software denominado Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE).
Respeitaram-se os aspectos éticos da pesquisa conforme Resolução CNS nº 466/2012, com protocolo submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UERN e aprovado sob o nº 748.109. Os dados foram coletados nos meses de setembro e outubro do ano de 2014.
REFERÊNCIAS
1. Elias ADS, Tavares CMM, Cortez EA. Nursing care to psychiatric patients in general emergency: sociopoetic inspiration. Online braz j nurs [ internet ]. 2012 [ cited 2014 sept 24 ] 11(Suppl 1):424-7. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3606
2. Soares FRR, Miranda FAN, Medeiros SM. Contextual analysis of the care of psychiatric emergencies. Rev enferm UFPE on line [ internet ]. 2013 [ cited 2014 sept 24 ] 7(spe):4269-76. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/4350/pdf_2658
3. Santos AFO, Cardoso CL. Autopercepção do estresse em cuidadores de pessoa em sofrimento mental.Psicol estud [ internet ]. 2012 [ cited 2014 sept 24 ] 17(1):93-101. Available from: http://www.scielo.br/pdf/pe/v17n1/v17n1a10.pdf
Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf
Recebido: 25/09/2014
Revisado: 23/10/2014
Aprovado: 23/10/2014