NOTAS PRÉVIAS

 

Educação permanente sobre riscos de desastres naturais biológicos no esporte: estudo descritivo

 

Joilma Nogueira do Espírito Santo1, Benedito Carlos Cordeiro1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivos: apontar e relatar a percepção que os professores de Educação Física (EF) do Instituto Federal Fluminense (IFF) possuem sobre desastres naturais biológicos; identificar e descrever os riscos desses infortúnios   em viagens para a prática desportiva; implementar, por meio de educação a distância, a educação permanente em saúde (EPS) em desastres biológicos para os professores de EF do IFF, com base nos riscos encontrados em viagens para a prática desportiva.
Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, cuja população de estudo será constituída de professores de EF. Os dados serão coletados no mês de outubro de 2014, a partir de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada gravada. Será a análise de conteúdo segundo os ensinamentos de Bardin. Espera-se com a proposta da EPS capacitar esses profissionais para entender e prevenir o problema em questão.  
Descritores: Desastres Naturais; Educação Continuada; Educação em Desastres; Docentes.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Existe uma tendência na sociedade brasileira de achar que são desastres somente os acidentes decorrentes de chuvas, de seca ou de eventos climáticos em geral. Essa percepção equivocada tem levado muitas cidades a não se organizarem para responder sistemicamente às inúmeras ameaças e vulnerabilidades existentes(1). Desastres naturais são eventos causados por ações ou fenômenos naturais, que podem desencadear danos à saúde ou até mesmo a morte. Além disso, tais eventos podem causar estragos ambientais, materiais, interrupção dos serviços e desequilíbrios social e econômico. Entende-se que os desastres naturais de natureza biológica,  que compreendem as epidemias, infestações por insetos etc., exigem maior atenção não só dos gestores públicos, mas também da sociedade brasileira(2). É preciso que ações educativas de percepção e precaução sejam implementadas para que todos estejam preparados a futuras ocorrências.

Nota-se que prevenir é a melhor solução e é por meio de medidas educativas que será possível trabalhar antes que o desastre ocorra. Destaca-se então a necessidade de educação permanente em saúde (EPS) para possibilitar a percepção e prevenção da problemática. A implementação da educação permanente (EP) faz com que as instituições adotem em seus serviços uma concepção pedagógica problematizadora, com o propósito de estimular a reflexão da prática e a construção do conhecimento(3). Levando esse contexto de EP para o ambiente escolar, é possível refletir sobre a necessidade de adotar medidas a fim de ampliar a consciência de riscos de desastres e, assim, reduzir os seus efeitos.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Qual a percepção que os professores de Educação Física (EF) possuem sobre desastres naturais biológicos? Como identificar e descrever os riscos desses infortúnios em viagens para a prática desportiva? Como implementar a EP em desastres biológicos para os professores de EF?

 

OBJETIVOS

Geral: implementar a política de EPS dos professores de EF do Instituto Federal Fluminense (IFF), visando contribuir para a percepção de riscos e prevenção da ocorrência de desastres naturais biológicos em viagens para a prática desportiva. Específicos: apontar e relatar a percepção que os professores de EF possuem sobre desastres naturais biológicos; identificar e descrever os riscos encontrados em viagens para a prática desportiva; implementar, por meio de Educação a Distância, a EP em desastres biológicos para os professores de EF, com base nos riscos encontrados em viagens para a prática desportiva.

 

PRESSUPOSTO

Acredita-se que esta pesquisa será um instrumento que viabilizará ferramentas para a EP dos servidores docentes do IFF que atuam na área de EF, para que sejam facilitadores do conhecimento de saúde na escola. Eles poderão auxiliar na construção de um saber apropriado, amplo, diversificado e resolutivo sobre o risco de desastres naturais biológicos, de forma a favorecer a instituição de ensino.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, a ser desenvolvido em uma instituição de ensino pública de autarquia federal, situada no município de Campos dos Goytacazes (RJ). A população de estudo será constituída de professores de EF, tendo como critério de inclusão  a liberação profissional para participar de todas as etapas da pesquisa.  Como exclusão, docentes que estiverem em afastamento ou não mantiverem o seu vínculo com a instituição até o final da pesquisa. O número de sujeitos previsto é de aproximadamente 20 professores envolvidos em atividades com os alunos que realizam viagens para a prática de esportes.

As informações serão coletadas no mês de outubro de 2014 a partir de entrevista semiestruturada (que será gravada) e pesquisa bibliográfica nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Desastres; utilizando os descritores Desastres Naturais, Educação Continuada, Educação em Desastres e Docentes. Será realizada análise de conteúdo seguindo os ensinamentos de Bardin. Este projeto atenderá à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde que aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Antônio Pedro em 08/08/2014, sob o número de parecer 755.453.

 

REFERÊNCIAS

1. Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. Universidade Federal de Santa Catarina. Capacitação Básica em Defesa Civil. 2011; [ cited 2014 Feb 27 ]. Available from: http://ceped.ufsc.br/sites/default/files/projetos/pr_-_2011.106_-_conteudo_completo_0.pdf

2. Ministério da Integração Nacional (Brasil); Secretaria Nacional de Defesa Civil. Instrução Normativa nº 001, de 24 de agosto de 2012. Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências. Diário Oficial da União 30 ago 2012; Seção 1.

3. Godinho, JSL, Tavares, CMM. The permanent education in intensive care units: a review article. Online braz j nurs [ Internet ].2009 Aug [ cited 2013 Aug 03 ] 8 (2): [about 4 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.16764285.2009.228. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20092288

 

 

Dados do Projeto
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS.
Mestranda: Joilma Nogueira do Espírito Santo
Orientador: Benedito Carlos Cordeiro

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido:02/09/2014
Revisado: 23/09/2014
Aprovado: 23/09/2014