NOTAS PRÉVIAS

 

Percepção do enfermeiro ao recém-nascido sob a perspectiva Merleau-Pontiana: um estudo descritivo

 

Sueli Maria Refrande1, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva1, Eliane Ramos Pereira1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Problema: A assistência à população em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN) se constitui de tarefa complexa que envolve a criança, família e toda equipe interdisciplinar na área da saúde - em destaque o enfermeiro, que além de suas atribuições e tarefas cotidianas, acolhe graduandos de Enfermagem e futuros enfermeiros frente a limitações e expectativas em executar procedimentos necessários durante o processo do cuidar.
Objetivos: compreender a percepção dos enfermeiros sobre os graduandos de Enfermagem no cuidado ao recém-nascido de alta complexidade; descrever a vivência dos enfermeiros com graduandos no cuidado ao recém-nascido de alto risco.
Método: estudo descritivo, fenomenológico, de abordagem qualitativa com entrevista fenomenológica mediada por uma questão norteadora. Serão entrevistados enfermeiros da UTIN de uma instituição pública. Os discursos manifestados nos depoimentos serão analisados à luz do enfoque fenomenológico existencial em Merleau-Ponty.
Descritores: Estudantes de Enfermagem; Cuidado da Criança; Neonatologia; Enfermagem Neonatal; Unidades de Terapia Intensiva.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A mortalidade neonatal (entre zero e 27 dias de vida) representa cerca de 60% a 70% da mortalidade infantil e, portanto, maiores avanços na saúde da criança brasileira se fazem necessários, especialmente no que tocante à atenção ao recém-nascido(1). Assim, para ele, o ambiente da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é necessário para manter sua sobrevida(2), mesmo sendo considerado um local hostil com tantos ruídos, que causam desconforto e comprometimento no seu desenvolvimento. Nesse contexto, destaca-se a importância de recursos materiais e humanos atualizados e capacitados que garantam uma assistência mais qualificada ao recém-nascido.

Tal ambiente desencadeia fortes emoções e percepções acerca da vida e da morte em relação ao recém-nascido de alto risco, envolvendo toda uma equipe interdisciplinar, principalmente o enfermeiro que está mais presente. Esse profissional realiza um grande número de atividades que cabem exclusivamente a ele, mesmo diante de tanta tecnologia avançada. Além de suas atribuições e tarefas cotidianas, acolhe graduandos de Enfermagem e futuros enfermeiros frente às suas limitações e expectativas no ato de executar procedimentos necessários durante o processo do cuidar.

A assistência ao recém-nascido orientada para a cura da doença, a ênfase no diagnóstico e tratamento e uma participação da mãe e familiares limitada prejudicam a interação dos profissionais no cuidado prestado(3). Nessas circunstâncias, a interação do graduando de Enfermagem na unidade torna-se complexa, podendo ser reduzida a uma visita técnica.

A partir dessa perspectiva, a inserção do estudante no ambiente da prática se dá com a articulação dos momentos educativo e da assistência ao recém-nascido, aplicando todo seu conhecimento na realização de procedimentos.

 

QUESTÃO NORTEADORA

Qual a percepção do enfermeiro sobre os graduandos de Enfermagem no cuidado ao recém-nascido de alta complexidade no campo da prática clínica em saúde da criança?

 

OBJETIVOS

 

MÉTODO

O método fenomenológico em Merleau-Ponty buscará a essência do fenômeno em questão. O estudo será realizado em uma UTIN de um hospital maternidade no município do Rio de Janeiro. A referida unidade compõe uma população de 34 enfermeiros, abrangendo chefia de enfermagem, plantonistas e diaristas. Para a amostragem serão incluídos os enfermeiros que tenham ou tiveram experiência de atuação com graduandos de Enfermagem no campo prático na unidade. Excluem-se aqueles que apenas acompanharam discentes em visitas técnicas no serviço. Estima-se uma amostra de pelo menos 15 participantes, o que possibilitará o aporte de dados para o desvelamento do fenômeno. Após a leitura e explicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ocorrerá a coleta de dados, sendo interrompida mediante a repetição de informações. A captação dos sujeitos para a entrevista será no próprio local de atuação e previamente agendada de acordo com a disponibilidade dos sujeitos, possibilitando maior liberdade e o mínimo de interferência na realização dos encontros, fatores essenciais na pesquisa fenomenológica.  Os dados serão coletados após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e a ambiência da pesquisadora no cenário da investigação, sendo essa etapa prevista para o segundo semestre de 2015. As entrevistas serão gravadas em dispositivo magnético e transcritas. A identidade dos participantes será preservada utilizando-se nomes fictícios, atendendo às especificações éticas e legais da Resolução 466/2012.

Para efetuar a análise das entrevistas se recorrerá a procedimentos metodológicos definidos pela fenomenologia. Inicialmente, os discursos serão lidos de maneira integral e atenta a fim de apreender o sentido global, mas sem interpretar ou identificar os atributos neles contidos. Logo depois serão feitos a identificação e agrupamento das descrições de cada discurso, a presença evidente das essencialidades do fenômeno. Após a obtenção das unidades de significado, os fragmentos das entrevistas que tiverem sentido e responderem à pergunta orientadora serão identificados, destacados, examinados e submetidos à análise temática sob referencial teórico merleau-pontiano.

 

REFERÊNCIAS

1. Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à Saúde ao Recém-Nascido: Guia para os Profissionais de Saúde Cuidados Gerais. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

2. Lélis ALPA, Farias LM, Rebouças CBA, Cardoso MVL. Health promotion and nurse facing newborn pain in the neonatal unit: an exploratory study. Online braz j nurs [ internet ].2010 Nov [ Cited 2014 Aug 10 ] 9(2). Available from: http://www.ojnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/2996 DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20102

Cruz ARM, Oliveira MMC, Cardoso MVLML, Lúcio IML. Sentimentos e expectativas da mãe com filho prematuro em ventilação mecânica. Rev. Eletr. Enf. [ Internet ]. 2010 [ cited 2010 jun 30 ①(1):133-9. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n1/pdf/v12n1a16 DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v12i1.9530

 

 

Dados do projeto

Projeto de tese do Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense, aprovado em 20 de fevereiro de 2014 por banca examinadora composta pelos professores doutores Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Cláudia Mara de Melo Tavares e Enéas Rangel Teixeira.

Considerações éticas:
Este projeto é parte do projeto Guarda-Chuva intitulado: “A Construção Simbólica dos Profissionais da Saúde sobre Humanização”, aprovado pelo Comitê de Ética por número nº208.069.


Orientadora: Prof.ª dr.ª Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva


Coorientadora: Prof.ª dr.ª Eliane Ramos Pereira


Apoio Financeiro à Pesquisa: Bolsa CAPES

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 29/08/2014
Revisado: 06/11/2014
Aprovado: 06/11/2014