NOTAS PRÉVIAS

 

Ferramenta informatizada para calcular indicadores de qualidade de enfermagem: uma pesquisa metodológica

 

Vitória Regina Souza Pinto1, Simone Cruz Machado Ferreira1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Trata-se de um projeto de dissertação em andamento no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense.
Objetivos: Desenvolver uma ferramenta informatizada para mensuração de indicadores de qualidade da assistência de enfermagem; identificar os indicadores de qualidade da assistência na ótica dos enfermeiros das clínicas médicas; construir uma planilha informatizada para cálculos dos indicadores; elaborar o procedimento operacional padrão (POP) para o preenchimento da planilha; testar a planilha informatizada e sua aplicação na mensuração dos indicadores propostos.
Método: Pesquisa metodológica, que se refere às investigações dos métodos de obtenção, organização e análise de dados. Os sujeitos serão os enfermeiros das unidades de clínica médica de um hospital universitário. Os aspectos éticos serão respeitados, conforme a resolução CNS 466/2012.
Descritores: Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Processos de Enfermagem; Sistemas de Informação em Saúde; Gestão de Qualidade Total.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O objeto deste estudo é a elaboração de uma planilha informatizada para coleta de dados e cálculo de indicadores para avaliação da qualidade da assistência de enfermagem. Por meio de busca sistemática da literatura sobre o tema, foi possível perceber que os hospitais que implantaram o sistema de gestão por indicadores utilizaram ferramenta informatizada e a mesma constituiu-se em facilitadora no processo de coleta e tratamento dos dados para calcular os indicadores determinados.

Indicadores são instrumentos para a gestão, utilizados para medir, acompanhar e avaliar os resultados de um processo, projeto ou política a partir de dados registrados de forma organizada e estruturada nos sistemas de informação. Assim, cada vez mais a implantação de programas para avaliar e melhorar a qualidade dos cuidados em saúde torna-se prioridade dos governos, sendo criados projetos para o desenvolvimento de indicadores que possam viabilizar a produção de informação para a tomada de decisões dos gestores, com vistas a garantir cuidados de saúde mais seguros(1).

Partindo dessas premissas, a avaliação comparativa de indicadores dos cuidados de saúde constitui um importante instrumento para o monitoramento do desempenho das instituições que prestam cuidados hospitalares. Por isso, o uso de indicadores de qualidade para nortear ações no plano de gestão das unidades de saúde é tão valioso.

Para auxiliar neste processo de trabalho tem-se adotado o uso da tecnologia e da informática, com a criação de sistemas informatizados para o gerenciamento de indicadores da assistência de enfermagem. Este recurso oferece ao enfermeiro uma ferramenta de trabalho, que permite a mensuração de indicadores e o desenvolvimento de um banco de dados de fácil manuseio, contribuindo, assim, para a melhoria contínua da qualidade do serviço(2).

Estudos avaliam que o uso concomitante de registros eletrônicos e linguagens padronizadas propicia uma documentação mais completa e precisa, auxiliando significativamente a qualidade dos registros de enfermagem. E evidenciam-se duas questões, primeiro que a qualidade da assistência de enfermagem relaciona-se diretamente com a qualidade dos registros realizados pelos profissionais; segundo, que o uso adequado da linguagem padronizada, aliada a ferramentas do sistema eletrônico, auxilia o enfermeiro e sua equipe no cuidado prestado(3).

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Quais os indicadores assistenciais do Manual de Indicadores de Enfermagem do Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar (NAGEH)/2012, que é fundamentado na metodologia de avaliação empregada no Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina, priorizados pelos enfermeiros da clínica médica? Como os indicadores poderiam ser mensurados de forma clara e confiável? Qual a eficácia da planilha na mensuração de indicadores?

 

OBJETIVOS

Desenvolver uma ferramenta informatizada para mensuração de indicadores de qualidade da assistência de enfermagem; identificar os indicadores de qualidade da assistência de enfermagem, na ótica dos enfermeiros das clínicas médica feminina e masculina de um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro; construir uma planilha informatizada para o registro das ocorrências relacionadas aos processos e aplicação das fórmulas para cálculos dos indicadores; elaborar o procedimento operacional padrão (POP) para orientar o preenchimento dos dados na planilha informatizada; testar a planilha informatizada e sua aplicação na mensuração dos indicadores propostos.

 

MÉTODO

Este trabalho se insere na linha de pesquisa contexto do cuidar em saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que se refere às investigações dos métodos de obtenção, organização e análise de dados.

O cenário da pesquisa serão as clínicas médicas de um hospital universitário localizado no estado do Rio de Janeiro. E os sujeitos, os enfermeiros dessas unidades, deverão atender ao seguinte critério de inclusão: enfermeiros que pertençam efetivamente à escala mensal dessas clínicas no período da coleta de dados, de março a junho de 2014. Como critério de exclusão: enfermeiros em férias ou afastados de suas atribuições por licença maternidade ou doença.

As fases envolvidas serão: coleta de dados, mediante entrevista semiestruturada com os sujeitos e análise temática das entrevistas para identificação dos indicadores; elaboração da planilha em Microsoft Excel, a partir da qual será desenvolvido um aplicativo da WEB, em JAVA, e disponibilizado na intranet do hospital; elaboração do POP para orientação do preenchimento da planilha; teste da planilha quanto a sua eficácia no cálculo dos indicadores propostos, que será realizado por meio da aplicação dessa ferramenta nas clínicas médicas, após treinamento dos enfermeiros para o registro dos dados na planilha, monitoramento desses dados e posterior análise dos indicadores. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense sob o parecer 458.862.

 

REFERÊNCIAS

1. Gouvêa CSD, Travassos C. Indicadores de segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos: revisão sistemática. Cad Saúde Pública [ periódico na Internet ]. 2010 Jun [ cited 2014 apr 25 ⑮(6):1061-78. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000600002&lng=en. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2010000600002.

2. Labbadia LL, D'Innocenzo M, Fogliano RRF, Silva GEF, Queiroz RMRM, Carmagnani MIS, et al. Computerized system for managing nursing care indicators at Hospital São Paulo. Rev. esc. enferm. USP [ internet ]. 2011 Aug [ cited 2014 June 02 ] 45(4): 1013-1017. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400032&lng=en.  DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000400032.

3. Linch GFC, Staub MM, Rabelo ER. Quality of nursing records and standardized language: literature review. Online Braz J Nurs [ internet ]. 2010 Nov [ cited 2013 Aug 2 9Ϋ(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3088. DOI http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20103088

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf


Recebido: 12/05/2014
Revisado: 05/06/2014
Aprovado: 06/06/2014