NOTAS PRÉVIAS
Trabalho e cuidado nas ações do técnico de enfermagem: um estudo descritivo
Rildo Santos Loureiro1, Ana Lúcia Abrahão2
1,2 Universidade Federal Fluminense
RESUMO
Estudo vinculado ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.
Objetivo Geral: Conhecer o processo de trabalho do técnico de enfermagem no ambiente hospitalar.
Método: estudo descritivo de caráter qualitativo, a ser realizado com técnicos de enfermagem que trabalhem na Enfermaria da Clínica Médica do Hospital Público de Macaé-RJ. Para coleta de dados será empregada entrevista semiestruturada, no período de agosto a dezembro de 2013. A análise dos dados ocorrerá a partir dos núcleos de sentidos com a análise de conteúdo, segundo Bardin.
Descritores: Assistência Hospitalar; Pessoal Técnico de Saúde; Fluxo de Trabalho.
SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA
O processo de trabalho em saúde é marcado pela necessidade de múltiplos modos de fazer, que são conduzidos pelos profissionais no cotidiano dos serviços de saúde. Nas ações realizadas pela equipe de enfermagem, o profissional técnico atua em uma parcela significativa destas ações. Ficando o seu processo de trabalho, vinculado hierarquicamente ao fazer da(o) Enfermeira(o)(1).
O profissional técnico de enfermagem representa cerca de 50% da força de trabalho no campo da saúde. Entretanto, a investigação sobre o seu trabalho e um debate articulado sobre sua prática é pouco presente no rol de artigos científicos na área da enfermagem(1).
O cenário em que a produção de trabalho do técnico de enfermagem mais se destaca, historicamente, é o hospital, o qual se instituiu, no Brasil, há várias décadas, como uma instituição de destaque no cenário da saúde. Esta instituição passa a funcionar como porta de entrada do sistema brasileiro de saúde por absorver uma grande parte de atendimento como: consultas médicas, realização de exames, e emergências.
Atualmente, o hospital vem se constituindo de modo mais humanizado com a Política Nacional de Humanização (PNH) que reforça a necessidade de vínculo social durante a internação, sendo uma de suas estratégias que auxilia no restabelecimento da saúde do usuário(2).
Dentre as atividades desenvolvidas pela enfermagem, no ambiente hospitalar, o tratar e cuidar do corpo estão presentes em uma relação única e singular(3). E, é sobre o processo de trabalho do técnico de enfermagem no ambiente hospitalar de que se trata este estudo.
QUESTÕES NORTEADORAS
Como se produz o processo de trabalho do técnico de enfermagem em sua prática no ambiente hospitalar? Quais as ferramentas e modos de produzir o cuidado em saúde que o técnico de enfermagem utiliza no seu cotidiano no trabalho? Como se dá a relação do técnico de enfermagem com o usuário hospitalizado e com a equipe de saúde?
OBJETIVOS
Geral
Conhecer o processo de trabalho do técnico de enfermagem no ambiente hospitalar.
Específicos
Identificar as ferramentas empregadas pelo técnico de enfermagem em seu trabalho; Analisar os modos de produção do cuidado do técnico de enfermagem na relação com o usuário hospitalizado; Analisar os modos de produção do cuidado do técnico de enfermagem na relação com a equipe multiprofissional e com a equipe de enfermagem.
MÉTODO
Estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, pois responde a questões muito particulares relacionadas à realidade que se quer investigar. Por não ser quantificado, possibilita o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e das relações humanas. O cenário da pesquisa é a Enfermaria Clínica Médica do Hospital Público de Macaé Dr. Fernando Pereira da Silva, em Macaé-RJ. Como sujeitos têm-se os técnicos de enfermagem que serão identificados a partir dos seguintes critérios: atuar como técnico de enfermagem na Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Público de Macaé Dr. Fernando Pereira da Silva; prestar assistência direta, como técnico de enfermagem, ao usuário internado na Enfermaria Clínica Médica do referido Hospital Público; ter mais de um ano de trabalho junto a equipe da Clínica Médica do referido Hospital. Serão excluídos os profissionais terceirizados e aqueles que trabalhem em outra enfermaria do referido hospital. Os instrumentos a serem utilizados na investigação são: observação simples do campo; diário de campo, por ser uma ferramenta na pesquisa que registra informações e permite reflexões do cotidiano para melhor teorizar a pesquisa e; entrevista semiestruturada. Os dados serão coletados no período de agosto a dezembro de 2013 e o tratamento, após organização do material recolhido no campo, ocorrerá a partir dos núcleos de sentidos com a análise de conteúdo, segundo Bardin.
REFERÊNCIAS
1. Abrahão AL, Cassal LCB. Caminhos para integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde. Revisão Bibliográfica. Trab. Educ. saúde. 2009; v. 7 n. 2: 249-264.
2. Sanches ICP, Abrahão AL. The companion and the challenges of hospital care: access or barrier? A descriptive study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2011 December [ Cited 2013 Sep 13 ] 10 (3). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3297. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113297
3. Abrahão, AL, Lagrange, V. O técnico de enfermagem: uma prática comprometida com o feminino. “In” Geisler, Abrahão, Coimbra. Subjetividade, violência e direitos humanos: Produzindo Novos Dispositivos na Formação em Saúde.– Niterói: EdUFF, 2008. 89-109.
DADOS DO PROJETO
O Projeto “Trabalho e cuidado nas ações do técnico de enfermagem: um estudo descritivo” está vinculado ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa na Universidade Federal Fluminense e ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES – UFF – CNPq.
Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob nº CAAE: 13373113.9.0000.5243
Orientadora: Professora Doutora Ana Lúcia Abrahão da Silva
Apoio Financeiro à Pesquisa: Não há.
Recebido: 31/08/2013
Revisado: 24/09/2013
Aprovado: 26/09/2013