NOTAS PRÉVIAS

 

A institucionalização do ensino da atenção psicossocial na medicina: estudo socioclínico institucional

 

Wagner de Oliveira Rodrigues1, Lúcia Cardoso Mourão2

1,2 Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
A formação médica na atenção psicossocial tem apresentado dificuldade em atender às políticas de saúde e de saúde mental.
Objetivo: analisar a institucionalização do processo de ensino da atenção psicossocial, realizado nos cenários de prática da Estratégia Saúde da Família, na formação do profissional de medicina.
Método: Trata-se de um estudo sócioclínico institucional com abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará no período de setembro a dezembro de 2013 mediante entrevista semiestruturada e assembleia geral. Os participantes serão docentes, discentes e preceptores envolvidos no ensino e na assistência. Os dados serão tratados à luz do referencial da Análise Institucional francesa lourau-lapassadeana. Pretende-se contribuir com reflexões acerca da formação médica, no tocante à sua qualificação para o exercício da atenção psicossocial em consonância com os princípios das políticas de saúde e de saúde mental.
Descritores: Saúde Mental; Ensino Superior; Educação Médica; Saúde da Família.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Transformações políticas, culturais, sociais, administrativas e jurídicas no campo da saúde e da saúde mental vêm sendo implementadas para garantir a qualidade da atenção à saúde da população. Paralelamente, mudanças curriculares são realizadas para que a formação em saúde contribua para a consolidação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da atenção psicossocial.

As mudanças curriculares promovidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) têm como seu norte os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Estas propõem, para os cursos da área da saúde, e especificamente para os cursos de graduação em medicina, a formação de um profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo, com habilidade e competência para atuar no processo saúde-doença de forma ética e comprometida(1).

No entanto, o ensino da atenção psicossocial nos cursos de medicina não contempla de forma satisfatória as necessidades e expectativas da sociedade, direcionando a formação e a assistência para a reprodução do modelo biologicista e a fragmentação do cuidado(2).

Neste sentido, o objeto desse estudo é a institucionalização do processo de ensino da atenção psicossocial, realizado nos cenários de prática da Estratégia Saúde da Família (ESF), na formação dos profissionais de medicina no município de Teresópolis/RJ. Espera-se contribuir para o aprofundamento das reflexões acerca da formação profissional do médico, especificamente, no tocante à sua qualificação para o exercício da atenção psicossocial em consonância com os princípios das políticas de saúde e de saúde mental.

 

OBJETIVO

Analisar a institucionalização do processo de ensino da atenção psicossocial realizado nos cenários de prática da ESF, na formação do profissional de medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

 

PRESSUPOSTO

Parte-se do pressuposto de que a adequada formação médica na atenção psicossocial deva ser realizada em um contexto de interação entre a academia e os serviços de saúde, de maneira que professores, preceptores e alunos possam construir o conhecimento em ato e proporcionar melhor qualidade de vida aos usuários do SUS.

 

MÉTODO

Este estudo define-se, do ponto de vista metodológico, como sócioclínico institucional que realizará a análise institucional de práticas com a intenção de pensar, em conjunto, o destino dos sujeitos singulares e as transformações institucionais e políticas em estabelecimentos como os de saúde e de educação(3).

Dentro desta perspectiva, salienta-se que neste estudo o fenômeno representa a institucionalização do processo de ensino da atenção psicossocial realizado nos cenários de prática da ESF, na formação dos profissionais de medicina, no município de Teresópolis/RJ.

A coleta de dados será realizada mediante assembleia geral e entrevistas semiestruturadas, no período de setembro a dezembro de 2013. Com o dispositivo da assembleia geral promover-se-á o debate coletivo sobre a formação da atenção psicossocial no curso médico. Realizar-se-á a entrevista semiestruturada com informantes qualificados na busca de informações não captadas pela assembleia.

Os participantes da pesquisa, nos seus respectivos cenários de atuação serão: docentes que atuam diretamente no ensino da atenção psicossocial e nas comissões de currículo, avaliação e integração ensino, trabalho e comunidade do UNIFESO; os discentes que cursarão o 4° período do curso de graduação em medicina; os preceptores enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde, atuantes na ESF selecionadas e que por acordo com a universidade recebem os alunos do curso de graduação em medicina para desenvolverem a prática da atenção psicossocial.

Os dados serão analisados à luz do referencial da análise institucional francesa lourau-lapassadeana, sobretudo a partir dos conceitos de instituído, instituinte e institucionalização; implicação e; analisador(3).

Será oferecido aos participantes de cada grupo um termo de consentimento livre e esclarecido, respeitando às diretrizes estabelecidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que discorre acerca das condutas éticas a serem realizadas com pesquisas que envolvem seres humanos visando obter a sua autorização de participação nesse estudo.

 

REFERÊNCIAS

1. Streit DS, Maciel DT, Zanolli MB.Contribuição para a formação de médicos de acordo com as necessidades da sociedade: interação com as políticas de articulação ensino, serviço, sociedade implementadas pelo Ministério da Saúde. Cadernos ABEM. 2009; 5:21-9.

2. Albuquerque VS, Campos JCL. Saúde Mental no currículo integrado do Curso de Enfermagem da UNIFESO: diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem. Rev pesqui cuid fundam (Online) [ internet ]. 2010 Oct [ cited 2013 June 01 ]. 2(4):1516-27. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1226/pdf_261

3. Mourão LC, L'Abbate S. Teaching implications in curricular transformations in the field of Health: a socio-historical analysis. Online braz j nurs [ Internet ]. 2011 Dec [ Cited 2013 Sep 2 ] 10 (3): [about 7 p.]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3423. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113423

 

 

DADOS DO PROJETO
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFF.
Orientadora: Lúcia Cardoso Mourão
Endereço para correspondência: wagnerfront@hotmail.com

 

 

Recebido: 30/08/2013
Revisado: 25/09/2013
Aprovado: 27/09/2013