NOTAS PRÉVIAS

 

Estratégia educativa aos familiares dos lactentes com doença respiratória: estudo descritivo-exploratório

 

 

Márcia Valéria Ratto Guimarães1, Enéas Rangel Teixeira1

1Universidade Federal Fluminense

 

 


RESUMO
Objetivo: Construir um vídeo educativo para os familiares que cuidam de lactentes com doenças respiratórias, na consulta de enfermagem.
Método: Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Utiliza como referencial teórico a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. O cenário é o ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro e os sujeitos são os familiares dos lactentes que apresentam recorrência de doenças respiratórias e que tenham recebido previamente orientação do enfermeiro sobre cuidados preventivos e/ou curativos. Os dados serão coletados entre agosto e outubro de 2013 por entrevista semiestruturada com posterior análise de conteúdo do tipo temática.
Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Cuidado da Criança; Família; Doenças Respiratórias.


 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A recorrência das doenças respiratórias associada aos cuidados recebidos em seu domicílio podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento dos lactentes, em particular daqueles em situação de risco cujas características os tornam mais vulneráveis ao adoecimento e hospitalização no primeiro ano de vida. Em 2009, os indicadores de morbidade de internação por doença respiratória no Sistema Único de Saúde, na região metropolitana do Rio de janeiro, nos menores de um ano e entre um e quatro anos foi de 36,63% e 42,65%, respectivamente. Estudos relacionam essa morbidade com a precariedade de conhecimentos dos familiares sobre a doença, reconhecimento de sinais de agravos, prejudicando a qualidade do cuidado recebido pela criança em seu domicílio, em especial no manejo dos casos graves(1).

O enfermeiro durante a consulta aos familiares dos lactentes deve investir na educação em saúde como estratégia de minorar as complicações por problemas respiratórios e favorecer a autonomia da família no cuidado, mediante uma vertente educativa progressista, libertadora, dialógica, possibilitando reflexão e visão crítica com vistas a construção de novos saberes direcionados ao cuidado do lactente(2).

Nesse sentido, a utilização de tecnologia apoia o atendimento do enfermeiro e contribui com essa política participativa, estimulando o protagonismo da família na produção da saúde e desenvolvimento de habilidades específicas que possam ser adotadas como medidas promotoras da saúde(3) e de prevenção das complicações ocasionadas pelas doenças respiratórias. Entretanto, para que esse processo educativo seja efetivo e resulte em impacto positivo na saúde da criança é mister que o enfermeiro conheça: a importância da atividade educativa; as habilidades e conhecimentos dos familiares para cuidar da criança; as facilidades e dificuldades vivenciadas por eles no cuidado; assim como suas crenças, valores e sentimentos. Igualmente importante é compreender as expectativas dos familiares relacionadas à consulta do enfermeiro.

O estudo pretende contribuir para melhorar a comunicação entre profissional e família favorecendo-lhe a apreensão do cuidado e a autonomia para desenvolvê-lo.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Que importância o familiar concede à educação em saúde no cuidado do lactente com doença respiratória? Quais as concepções dos familiares sobre os cuidados aos lactentes a partir das orientações do enfermeiro? Qual a relação da pedagogia da autonomia com o cuidado da criança?

 

OBJETIVOS

Geral: Construir um vídeo educativo para os familiares que cuidam de lactentes com doenças respiratórias, na consulta de enfermagem.
Específicos: Identificar a importância da orientação do enfermeiro para o familiar cuidar do lactente com doença respiratória;
Descrever a concepção do familiar sobre os cuidados aos lactentes a partir das orientações do enfermeiro;
Discutir os conteúdos das entrevistas na perspectiva da pedagogia da autonomia no cuidado.

 

MÉTODO

Estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa será o ambulatório de pediatria, setor de seguimento de recém-nascidos e lactentes de risco do Hospital Universitário Antônio Pedro ( HUAP) localizado no município de Niterói no estado do Rio de Janeiro. A média de atendimento mensal é de 130 lactentes com pelo menos 30% de casos com doença respiratória recorrente. A amostragem estimada é de 30 familiares, considerando que esse quantitativo corresponde a um número expressivo de sujeitos para produzir dados significativos; obter a saturação dos dados qualitativos e categorizá-los.

Critérios de inclusão: familiares que cuidam de lactentes que apresentam problemas respiratórios e; tenham recebido orientação específica pelo enfermeiro sobre cuidados no manejo das doenças respiratórias na consulta de enfermagem. Serão excluídos os familiares que apresentam transtornos físicos, comprometimento da fala ou audição, transtornos mentais, deficiência cognitiva; transtorno de pensamento e humor. Os sujeitos da pesquisa formalizarão sua participação assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

A coleta de dados dar-se-á por meio de entrevista semiestruturada em duas etapas: coleta dos dados sociodemográficos e perguntas abertas elaboradas a partir dos objetivos da pesquisa. As entrevistas serão gravadas, realizadas pela pesquisadora, no período de agosto a outubro de 2013; buscar-se-á coletar os dados duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. Os dados obtidos serão transcritos e categorizados por meio de análise de conteúdo segundo Bardin.

Após a conclusão da pesquisa será construído um vídeo educativo, desenvolvido por designer gráfico a ser contratado, possibilitando ao enfermeiro a utilização de uma tecnologia assessorando a prática educativa.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUAP em 12/08/2013, sob parecer n° 357.188, registro CAAE: 16348113.0.0000.5243, conforme preceitua a Resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos.

 

REFERÊNCIAS

1.Barreto MS, Silva RLDT, Marcon SS. Morbidity in children of less than one year of age in risky conditions: a prospective study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2013 Apr [ cited 2013 Aug 26 ] 12 (1): 5-20. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3999. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20133999

2.Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2012.

3.Fonseca LMM, Leite AM, Mello DF, Silva MAI, Lima RAG, Scochi CGS. Educational technology in health: contributions for pediatric and neonatal nursing. Esc Anna Nery Rev Enferm  [ Internet ]. 2011  Mar [ cited  2013  Aug  19 ]  15 (1): 190-6. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000100027&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100027.

 

 

DADOS DO PROJETO
Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense
Pesquisador: Márcia Valéria Ratto Guimarães
Orientador: Prof. Dr. Enéas Rangel Teixeira

 

 

Recebido: 25/08/2013
Revisado: 28/08/2013
Aprovado: 30/08/013