NOTAS PRÉVIAS

 

Sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem: estudo metodológico

 

Tony de Oliveira Figueiredo1, Barbara Pompeu Christovam1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense.
Objetivo geral: Construir um sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem para o Hospital Universitário Antonio Pedro.
Objetivos específicos: Evidenciar na literatura científica os atributos e fundamentos teóricos relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem em cenário hospitalar; Identificar junto aos enfermeiros que desempenham funções de gerência no hospital, aspectos relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem.
Método: Estudo metodológico com abordagem quantiqualitativa, em três fases: (1ª) Revisão integrativa da literatura científica; (2ª) Entrevista com os gerentes de enfermagem do Hospital; (3ª) Construção do sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem.
Descritores: Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Indicadores de Gestão; Sistemas de informação; Avaliação de Recursos Humanos em Saúde; Gestão em Saúde.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

Vários fatores relacionados à gerência influenciam na qualidade da equipe e da assistência prestada. Observa-se que a ausência de um sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem parece não oferecer subsídios suficientes aos gerentes para fundamentar sua prática, bem como condutas e tomadas de decisão. Sistemas de informações gerenciais são instrumentos essenciais à gestão do trabalho, contribuindo para os processos de planejamento, monitoramento, desenvolvimento e avaliação da força de trabalho.(1) Avaliação da qualidade, como um conceito abstrato e subjetivo, carece de subsídios concretos e consensuais para ser adotada como ferramenta de avaliação de decisões e ações gerenciais.(2) Indicadores assistenciais são amplamente utilizados, entretanto, existe uma lacuna no conhecimento produzido quando se trata de indicadores de gestão, o que justifica e torna relevante a realização deste estudo. A temática “Capital humano nas organizações”, também será abordada.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Como proporcionar aos gerentes de enfermagem do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) subsídios para avaliação da qualidade da gestão do capital humano, de modo que se possa quantificar e comparar com padrões de qualidade? Quais as evidências na literatura científica referentes à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem em cenário hospitalar? Qual o conhecimento dos enfermeiros que desempenham funções de gerência no HUAP relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem?

 

OBJETIVOS

Geral
Construir um sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem para o HUAP.

Específicos
Evidenciar na literatura científica os atributos e fundamentos teóricos relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem em cenário hospitalar; Identificar junto aos enfermeiros que desempenham funções de gerência no HUAP, aspectos relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem.

 

PRESSUPOSTO

Pressupõe-se ser possível desenvolver um sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem para o HUAP, alinhando dados da revisão da literatura aos advindos da experiência dos gerentes de enfermagem.

 

MÉTODO

Trata-se de estudo metodológico com abordagem quantiqualitativa. A pesquisa metodológica envolve investigações dos métodos de obtenção e organização de dados e condução de pesquisas rigorosas. Os estudos metodológicos tratam do desenvolvimento, da validação e da avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa.(3) Realizado em três fases: (1ª) Revisão integrativa da literatura, realizada em setembro de 2012, atualizada em maio de 2013, no recorte temporal: 1998-2013. As bases de dados utilizadas foram as da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e a Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), por meio dos descritores: Gestão em saúde, Recursos humanos em saúde e Recursos humanos de enfermagem no hospital. A revisão permitiu elucidar o tema e subsidiou a construção do instrumento de coleta de dados; (2ª) Pesquisa com enfermeiros que desempenham funções de gerência no HUAP, para identificar aspectos relacionados à utilização de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem. Serão abordados enfermeiros que compõem a Direção de Enfermagem (diretor e assistente) e coordenadores das Gerências de Enfermagem do Hospital: Gerência de Enfermagem em Ambulatório, Internação e Alta; Gerência de Enfermagem em Emergência; Gerência de Enfermagem em Procedimentos Diagnósticos e de Imagem; Gerência de Enfermagem em Clínica Cirúrgica Geral e Especializada; Gerência de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança. A amostra será determinada por julgamento com previsão de sete sujeitos. Critérios de inclusão: ser funcionário estatutário por pelo menos três anos, período correspondente ao estágio probatório do servidor público federal e possuir prática de gerência em enfermagem no hospital de pelo menos um ano. Serão excluídos os sujeitos que estejam em férias ou licença médica no período da coleta de dados. Os dados serão coletados mediante entrevista semiestruturada nos meses de setembro e outubro de 2013. A análise dos dados está prevista para novembro e dezembro de 2013. Como ferramenta de apoio será utilizado o software ALCESTE-4.9 (licença: Image-8RUEDUPRADO31.100.TOULUSE.FRANCE), que permite realizar de maneira automática a análise textual de entrevistas, perguntas abertas de pesquisas e compilações de textos; (3ª) Construção do sistema de indicadores de gestão do capital humano de enfermagem para o HUAP, a partir dos dados evidenciados nas duas primeiras fases. Previsão de ser realizado nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014.

 

REFERÊNCIAS

1. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Brasília: CONASS; 2011. (Para Entender a Gestão do SUS, v. 9).

2. Kurcgant P, Melleiro MM, Tronchin DMR. Indicadores para avaliação de qualidade do gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Rev bras enferm. 2008 Oct; 61 (5): 539-44.

3. Lima DVM. Research design: a contribution to the author. Online braz j nurs [ Internet ]. 2011 Oct [ Cited 2013 Aug 26 ] 10 (2): [ about 4 p. ] Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648  http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113648

 

 

Dados do Projeto
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF. Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, sob nº CAAE: 15978813.4.0000.5243. Orientadora: Barbara Pompeu Christovam
Apoio Financeiro à Pesquisa: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – UFF.
Contato: tonfigueiredo@hotmail.com

 

 

Recebido: 23/08/2013
Revisado: 29/08/2013
Aprovado: 30/08/2013