NOTAS PRÉVIAS

 

Satisfação da equipe de enfermagem do ambulatório de hospital universitário: estudo descritivo-exploratório

 

 

Ângela Maria Nunes de Souza1, Enéas Rangel Teixeira1

1Universidade Federal Fluminense

 

 


RESUMO
Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Profissional Assistencial da Universidade Federal Fluminense. O estudo tem uma perspectiva da humanização da assistência visando à satisfação do trabalhador.
Objetivos: Identificar os recursos motivadores usados pela equipe de enfermagem para a realização do trabalho; Discutir as concepções de satisfação da equipe de enfermagem; Propor a criação de uma tecnologia de cuidado para a equipe de enfermagem do ambulatório visando o bem estar no trabalho.
Método: estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa.
Resultado esperados: Espera-se obter dados para construção de tecnologias para gestão humanizada e eficaz de pessoal. E, desse modo, contribuir para: humanização do cuidado; melhoria na satisfação do trabalho e realização profissional.
Descritores: Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Satisfação no Trabalho; Enfermagem.


 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

O trabalho na enfermagem possibilita cuidar de pessoas, lidar com várias situações de saúde e adquirir fonte de renda. Na enfermagem, vive-se uma realidade em que trabalho pode gerar satisfação, mas ao mesmo tempo pode ser cansativo e de grande desgaste físico e mental. E, se o trabalhador não souber usar estratégias de apoio, corre o risco de adoecer e não se sentir realizado com as atividades laborativas. A satisfação é uma necessidade humana e faz parte da dinâmica primordial de uma boa organização.

Antes de uma organização ser concebida como um conjunto de equipamentos e normas com distribuição de funções e procedimentos, precisa ser pensada como organização social e humana(1).

O sentido atribuído ao trabalho pode produzir impacto na organização do processo de trabalho, na qualidade da assistência prestada e na saúde do trabalhador. Compreende-se que o sentido do trabalho possibilita aos gestores criar e implementar estratégias que permitam ampliar ações referentes à saúde do trabalhador, na perspectiva da melhoria da qualidade dos serviços e da satisfação profissional(2).

O trabalho revela-se, com efeito, como um mediador privilegiado, senão único, entre inconsciente e campo social e entre ordem social e ordem coletiva. O trabalho não é apenas um investimento subjetivo, ele é também um espaço de construção de sentido e, portanto, de conquista da identidade, da continuidade e da própria história do sujeito(3).

 

QUESTÕES NORTEADORAS

O estudo trata da satisfação do trabalho da equipe de enfermagem no ambulatório de um hospital universitário e lança as seguintes questões: Qual a concepção de satisfação do trabalho pela equipe de enfermagem? Que medidas podem ser realizadas para a motivação e realização dos trabalhadores de enfermagem?

 

OBJETIVOS

Identificar os recursos motivadores usados pela equipe de enfermagem para a realização do trabalho; Discutir as concepções de satisfação da equipe de enfermagem; Propor a criação de uma tecnologia de cuidado para a equipe de enfermagem do ambulatório visando o bem estar no trabalho.

 

PRESSUPOSTOS

Consideram-se como suposições iniciais do estudo: que ocorrem relações entre as motivações do trabalhador e a assistência realizada; a satisfação no trabalho pode repercutir na qualidade do serviço prestado e; novas tecnologias de cuidados em grupo de trabalho podem ser recursos motivadores para a satisfação no serviço.

 

MÉTODO

Como subsídios iniciais para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão integrativa da literatura na LILACS e MEDLINE, em outubro de 2012, no recorte temporal de 2006 a 2012. Para tanto, se utilizaram os seguintes descritores: saúde do trabalhador/condições de trabalho/satisfação no trabalho/enfermagem. Foi escolhido este recorte temporal baseado nos Pactos pela Saúde 2006, em Diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada da Assistência à Saúde, na qual o Ministério da Saúde definiu algumas áreas estratégias, entre elas a Saúde do Trabalhador. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. O local da pesquisa será o ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado no município de Niterói, RJ. A coleta de dados está prevista para o período entre julho e setembro de 2013. A técnica de coleta a ser utilizada será a entrevista semiestruturada e a observação de campo. Os sujeitos de pesquisa serão profissionais que compõem a equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) deste hospital. Critério de inclusão: estar há mais de três anos em atividade neste setor. Critério de exclusão: estar afastado das atividades do ambulatório. As entrevistas serão transcritas e a observação de campo registrada em um diário de campo. A partir dos dados será produzido um texto no qual se fará uma leitura criteriosa para a formação de categorias com a finalidade de atender aos objetivos e pressupostos do estudo. Com os dados organizados far-se-á uma análise de discurso.

 

RESULTADOS ESPERADOS

A partir dos resultados da pesquisa, busca-se uma compreensão do contexto de trabalho e o desenvolvimento de uma tecnologia de cuidado, operacionalizada mediante oficinas, a qual será o produto do Mestrado Profissional Assistencial. Nestas oficinas os problemas levantados e vividos pelos funcionários serão trabalhados visando resoluções efetivas diante dos gestores da instituição. Espera-se como contribuição: o aprofundamento das reflexões relacionadas ao trabalho, a valorização do trabalhador e a promoção de recursos para o enfrentamento das condições adversas com aumento da autoestima e realização profissional. E por consequência, a melhoria da assistência para o cliente que procura a instituição.

 

REFERÊNCIAS

1.Oliveira SL. Sociologia das organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning; 2009.

2.Dejours C, Abdoucdeli E, Jayet C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas; 2009.

3.Silva RM, Beck CLC, Zeitoune RCG, Prestes FC, Tavares JP, Guerra ST. Meaning of work for night nurses of a university hospital: descriptive study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2011 Dec [ Cited 2013 Sept 8 ] 10 (3): [ about 4 p. ]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3433. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20113433

 

  

DADOS DO PROJETO
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da UFF. Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob nº CAAE: 13646813.5.0000.5243
Orientador: Enéas Rangel Teixeira
Apoio financeiro: financiamento próprio.

 

 

Recebido: 18/08/2013
Revisado: 07/09/2013
Aprovado: 09/09/2013