RESUMO DE TESES E DISSERTAÇÕES

 

Subconjunto terminológico da CIPE® para a pessoa idosa: estudo metodológico

 

Ana Claudia Torres de Medeiros1, Maria Miriam Lima da Nóbrega1
 
1Universidade Federal da Paraíba

 


RESUMO
Objetivos: Construir enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos; estruturar um subconjunto terminológico da CIPE® para o idoso no município de João Pessoa – PB, tendo como suporte teórico o Modelo de Vida.

Método: Pesquisa metodológica desenvolvida em quatro etapas: identificação do cliente, coleta de termos e conceitos relevantes para o cliente, elaboração dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, proposta de um subconjunto terminológico da CIPE® para o idoso.
Resultados: Os 127 enunciados construídos de diagnósticos/resultados e as 617 intervenções de enfermagem contemplam todos os fatores que influenciam as atividades de vida do idoso.
Conclusão: Espera-se que esse subconjunto seja utilizado como recurso facilitador pelos enfermeiros da Atenção Básica de saúde no cuidado ao idoso no município de João Pessoa-PB, após estudo posterior de validação.
Descritores: Enfermagem; Terminologia; Idoso; Diagnósticos de Enfermagem.


 

Data da defesa: 30 de setembro de 2011. PPGENF/UFPB.
Examinadores: Maria Miriam Lima da Nóbrega, Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Maria das Graças Melo Fernandes.
Referência: Medeiros, ACT. Diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos: proposta de subconjunto terminológico da CIPE®. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade Federal da Paraíba; 2011.

 

INTRODUÇÃO

Para a estruturação e a evolução do cuidado de enfermagem tem se tornado fundamental o uso de sistemas de classificação em enfermagem, principalmente a CIPE®, que promove o desenvolvimento tecnológico e científico da profissão. Consequentemente, favorece o reconhecimento profissional decorrente do registro e da qualidade do atendimento na prática, principalmente quando direcionado a áreas específicas representadas pelos subconjuntos terminológicos da CIPE® (conjunto de enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem).

 

OBJETIVOS

Construir enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem para idosos;
Estruturar um subconjunto terminológico da CIPE® para a pessoa idosa no município de João Pessoa – PB, tendo como suporte teórico o Modelo de Vida(1).

 

MÉTODO

Estudo vinculado aos projetos de pesquisa “Subconjunto terminológico da CIPE® para áreas de especialidades clínicas e da Atenção Básica em saúde” e ”Condição de vida, saúde e envelhecimento: um estudo comparado”, financiados pelo Programa Nacional de Coordenação Acadêmica (PROCAD). O projeto foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB obtendo CAAE n° 0127.0.000.126-11.

Pesquisa metodológica desenvolvida em quatro etapas. Primeira – Identificação do cliente –, considerou-se a pessoa idosa com sessenta anos e mais que vive no município de João Pessoa – PB. O processo de amostragem probabilístico, por conglomerados de duplo estágio perfez um total de 240 idosos. Segunda – Coleta de termos e conceitos relevantes para o cliente – para identificar os conceitos considerados relevantes clínica e culturalmente para a construção dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem. Terceira – Elaboração dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem – com base nas diretrizes do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE)(2), na norma ISO 18.104:2003(3) e no banco de dados para a construção dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, os quais depois de construídos foram classificados de acordo com o Modelo de Vida(1). Quarta – Proposta de um Subconjunto Terminológico da CIPE® para o idoso – enfatizou-se a significância do subconjunto para a Enfermagem; a descrição do modelo teórico utilizado e a relação dos enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem.

 

RESULTADOS

Foram construídos 127 enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem e 617 de intervenções de enfermagem, distribuídos nos fatores que interferem nas atividades de vida da pessoa idosa. Esses fatores são categorizados no Modelo de Vida(1) em cinco grupos: biológicos, psicológicos, socioculturais, ambientais e político-econômicos. Os enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem classificados nos fatores biológicos revelaram as seguintes atividades de vida: “Respirar”; “Alimentar-se”; “Eliminar”; “Fazer a higiene pessoal e Vestir-se”; “Mobilidade”; “Exprimir a sexualidade” e; “Dormir”. Para estas atividades  foram construídos 69 diagnósticos/resultados de enfermagem e 357 intervenções. Os classificados nos fatores psicológicos retrataram as seguintes atividades de vida: “Comunicação” e “Morte”, para as quais foram construídos 19 diagnósticos/resultados e 95 intervenções. Os enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem classificados nos fatores socioculturais relacionaram-se às seguintes atividades de vida: “Manter um ambiente seguro”; “Trabalhar e divertir-se”; “Mobilidade”; “Comunicação”. Possibilitaram a construção de 31 diagnósticos/resultados de enfermagem e 136 intervenções. Os enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem classificados nos fatores ambientais revelaram à atividade de vida “Manter um ambiente seguro”. Para esta foram construídos cinco diagnósticos/resultados de enfermagem e 18 intervenções. Os fatores político-econômicos conduziram à construção dos enunciados de diagnósticos/resultados relacionados à atividade de vida “Trabalhar e divertir-se”. Esta permitiu a construção de três diagnósticos/resultados e 11 intervenções. A proposta desse subconjunto apresentou a significância para a enfermagem, o Modelo de Vida(1), contemplando os conceitos de atividades de vida, o ciclo de vida, a continuidade da dependência/independência e os fatores que influenciam as atividades da vida e a relação de enunciados de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem distribuídos, segundo o modelo teórico. Estruturou-se o subconjunto terminológico da CIPE® para a pessoa idosa para auxiliar os enfermeiros no atendimento nas Unidades de Saúde ou no domicílio, na realização da consulta de enfermagem.

 

CONCLUSÃO

Considera-se que os enunciados construídos de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem contemplam todos os fatores que influenciam as atividades de vida do idoso. Espera-se que esse subconjunto seja utilizado como recurso facilitador pelos enfermeiros da Atenção Básica de Saúde no cuidado ao idoso no município de João Pessoa-PB, após estudo posterior de validação de conteúdo e clínica.

 

REFERÊNCIAS

1. Roper N, Logan W, Tierney A. The Roper, Logan, Tierney Model of Nursing based on activities of living. London: Churchill Livingstone; 2000.

2. Conselho Internacional de Enfermeiros. CIPE Versão 1: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. São Paulo: Algol; 2007.

3. International Organization for Standardization –. Health Informatics integration of a reference terminology model for nursing: ISO 18104. Genebra: ISO; 2003.

 

 

Recebido: 22/07/2013
Revisado: 05/08/2013
Aprovado: 10/08/2013

 

Orientadora: Maria Miriam Lima da Nóbrega. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), João Pessoa, Brasil. Pesquisadora do CNPq.
Endereço para correspondência: Rua Cel. José Cesarino da Nóbrega, 103/402, Bancários, João Pessoa-PB, 58051-130. E-mail: anaclaudia.tm@hotmail.com

Autores
Ana Claudia Torres de Medeiros - desenvolveu todas as etapas da produção do manuscrito.
Maria Miriam Lima da Nóbrega - orientou e realizou a revisão final do artigo.