PREVIEW NOTE
The central catheter of peripheral insertion in Pediatric Unit. A quasi-experimental study
O cateter central de inserção periférica: uma alternativa para a redução do índice de infecção hospitalar em uma unidade pediátrica.
Tathiana Martins*, Zenith Silvino*
*Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
Abstract. The venous access if presents as a challenge for the nursing, therefore the infusion of liquids and medicines takes a great space in the therapeutically process of implementation of the behaviors. Thus it disquieted me to visualize the behavior of pain in result of puncture of repetition, therefore, if on the other hand, the venous puncture and the infusion of specific liquids were imperious; for another one, pain at the moment of the puncture and the iatrogenias caused discomforts and alterations. One becomes thus necessary to the use, in our pediatrics units, of a device to intravascular that it is capable to diminish the risks and fears and to increase the benefits of the given assistance, as for example, the Central Catheter of Insert Peripheric (CCIP).Know that he has a circumstantial increase of the possibility of individual in contracting infections when the same it receives a procedure, either it of matrix invasive I diagnosis or therapeutically. I traced as objective: To identify to the advantages and disadvantages of the CCIP front to Dispositive Intravascular Peripheric (DIP); To compare the behavior of the hospital bacteria, saw hematogênica, in children with CCIP and DIP; e To argue the relation cost-I benefit of the CCIP front to the DIP. In such a way one is about an almost experimental research. The chosen scene will be the Pediatrics Infirmary of a University Hospital. To carry through the collection of data I will use a daily one of field in which I will evaluate the venous access daily. Finished the analysis statistics given them and made the had conclusions of the research I will return to the scene of the study to show the reached results and to implement the pertinent and inherent actions.
Keywords. Pediatric Nursing; Intravenous Injections
Resumo. O acesso venoso se apresenta como um desafio para a enfermagem, pois a infusão de líquidos e medicamentos toma um grande espaço no processo terapêutico de implementação das condutas. Assim me inquietava visualizar o comportamento de dor em decorrência de punções de repetição, pois, se por um lado, a punção venosa e a infusão de líquidos específicos eram imperiosas; por outro, a dor no momento da punção e as iatrogenias causavam desconfortos e alterações. Faz-se assim necessária à utilização, em nossas unidades pediátricas, de um dispositivo intravascular que seja capaz de diminuir os riscos e temores e aumentar os benefícios da assistência prestada, como por exemplo, o Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP). Sabe-se que há um aumento circunstancial da possibilidade do individuo em contrair infecções quando o mesmo recebe um procedimento invasivo, seja ele de cunho diagnostico ou terapêutico. Tracei como objetivos: Identificar as vantagens e desvantagens do CCIP frente aos Dispositivos Intravascular Periférico (DIP); Comparar o comportamento das bactérias hospitalares via hematogênica, em crianças com CCIP e DIP; e Discutir a relação custo - beneficio do CCIP frente ao DIP. Desta forma trata-se de uma pesquisa quase experimental. O cenário escolhido será a Enfermaria Pediátrica de um Hospital Universitário. Para realizar a coleta de dados utilizarei um diário de campo no qual avaliarei diariamente o acesso venoso. Terminada a análise estatística dos dados e feita as devidas conclusões da pesquisa retornarei ao cenário do estudo para mostrar os resultados alcançados e implementar as ações pertinentes e inerentes.
Palavras-chave: enfermagem pediátrica; injeções intravenosas
SITUAÇÃO PROBLEMA
O acesso venoso se apresenta como um dos maiores desafios para a equipe de enfermagem e médica, pois a infusão de líquidos e medicamentos toma um grande espaço no processo terapêutico.
Como Enfermeira pediatra me inquietava visualizar o comportamento de dor em decorrência de punções de repetição, pois, se por um lado, a punção venosa e a infusão de líquidos específicos eram imperiosas; por outro, a dor no momento da punção e as iatrogenias decorrentes da demanda do procedimento e sua manutenção, causavam desconfortos e alterações de ordem sensorial, emocional, física e psíquica 1.
Faz-se assim necessária a utilização, em nossas unidades pediátricas, de um dispositivo intravascular que seja capaz de diminuir os riscos e temores e aumentar os benefícios da assistência prestada, traçando um paralelo com a problemática da infecção hospitalar 2. Portanto, é válida toda iniciativa que privilegie uma ação concreta nessa esfera, como é o caso do Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP).
OBJETIVOS:
Identificar as vantagens e desvantagens do Cateter Central de Inserção Periférica frente aos Dispositivos Intravascular Periféricos; Comparar o comportamento das bactérias hospitalares, via hematogênica, em crianças com Cateter Central de Inserção Periférica e Dispositivos Intravascular Periféricos e Discutir a relação custo-benefício do Cateter Central de Inserção Periférica frente aos Dispositivos Intravascular Periféricos.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo exploratório, articulando-se com a pesquisa quase experimental 3. O mesmo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF, protocolo nº. 071/06. Todos os requisitos éticos para as pesquisas com seres humanos serão respeitados, atendendo a Resolução 196/96 do CONEP.
A pesquisa será realizada na Enfermaria de Pediatria de um hospital universitário no município de Niterói; a população do estudo será formada por crianças clinicas internadas na enfermaria em questão durante o período de coleta de dados.
O delineamento quase experimental, conhecido como ensaio ou experimento não aleatório, é um estudo no qual o investigador intervém na característica que está sendo investigada; entretanto, não há alocação aleatória dos participantes ou de áreas aos grupos que receberão ou não a intervenção. Os grupos ou áreas que receberão ou não a intervenção são geralmente formados considerando-se os aspectos administrativos, os critérios operacionais e o recrutamento de voluntários.
Para realizar a coleta de dados utilizarei um diário de campo individual para cada participante da pesquisa, no qual avaliarei diariamente o acesso venoso, seja ele conseguido através de um DIP ou CCIP. A criança que fizer parte da amostra será observada desde o momento de sua internação e punção venosa até a retirada do acesso venoso e sua alta. A escolha do grupo controle e experimental não será aleatória devido ao prazo da pesquisa que não permitirá o recrutamento dos participantes seguido de um sorteio. Assim o sujeito será recrutado para a pesquisa, baseado no tempo e tipo de antibioticoterapia (de acordo com a osmolaridade da droga) que fará, onde será então direcionado para o grupo controle ou grupo experimental. O grupo-controle será formado por 15 crianças com acesso venoso periférico conseguido através do dispositivo intravascular periférico e o grupo-experimental será formado por 15 crianças com acesso venoso central conseguido através do uso do Cateter central de inserção periférica.
A determinação do sujeito que integrará o grupo controle ou experimental será realizada durante o “round” ou “visita”, momento onde o caso de cada paciente é discutido pela equipe interdisciplinar. É no “round” que o médico define a antibioticoterapia a ser implementada e o tempo da mesma e que opta, junto aos outros profissionais, pela melhor alternativa de acesso venoso a ser utilizada.
Após atingir o número da amostra será realizada uma análise estatística dos dados.
Terminada a análise estatística dos dados e feita as devidas conclusões da pesquisa os resultados tornar-se-ão públicos e discutidos com a equipe interdisciplinar do cenário de estudo sobre a possibilidade de implementar ações para a melhoria do cuidado prestado, se as mesmas forem pertinentes e inerentes aos resultados da pesquisa.
REFERÊNCIAS
1. Neuman, B. The Betty Neuman health-care-systems model. A total person approach patient problem. In: RIEHL, J & ROY, C. Conceptual models for Nursing Practice. 2a.ed.NewYork:AppletonCentury–Crofts.1990.
2. Paula, DHG. de; Cruz, ICF da Literature review on Risk of Infection in Intravenous Catheter Related to the Dialysis Treatment. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN – ISSN 1676-4285) 3 (1) 2004 [Online]. Available from: www.uff.br/nepae/objn301paula.htm
3. LoBiondo-Wood, G; Haber, J. Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação critica e utilização. 4nd ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
Dados do projeto:
Projeto de Dissertação do Programa de Mestrado Profissionalizante de Enfermagem
Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade
Federal Fluminense. Aprovado em 10/05/2006 pela banca composta por:
Profª. Drª. Enirtes Caetano Prates Melo - UNIRIO
Profª. Drª. Fátima Helena do Espírito Santo - UFF
Profª. Drª. Zenith Rosa Silvino – Presidente - UFF
Profª. Drª. Cristina Lavoyer Escudeiro – Suplente – UFF
Aprovação no CEP em
21/07/2006. Nº do parecer 071/06.
Apoio financeiro à pesquisa: CFarma Serviços Farmacêuticos Ltda.
Received Aug 3, 2006
Accept Aug 3, 2006